PZ Soluções Interativas | Criação de sites

Qual é a melhor rede social para se investir em 2021?

Você está aqui:

A rede social faz parte de nossas rotinas e comportamentos, por isso, é uma das mais populares formas de comunicação dentro de empresas, transformadas ainda em excelentes estratégias de marketing, tendo como foco alcançar ainda mais resultados.

Em 2021 muitas redes sociais poderão atuar ainda mais intensamente na obtenção de novos clientes, já que o isolamento social, ainda atuante desde 2020, transformou o dia a dia de muitas pessoas, que hoje fazem questão de conseguir tudo o que podem pela web.

Por isso, é preciso entender melhor sobre essa forma de estratégia de comunicação, para que planejamentos de marketing possam ter como resultado a melhor interação possível com usuários, ainda mais naquelas redes mais populares.

Rede Social

Redes mais do que sociais: comportamentais

De acordo com a empresa de pesquisas Arsys, no ano de 2019 cerca de 3,2 bilhões de usuários na internet logaram em pelo menos uma rede social. 

Esse número mostra que as redes, para além de relacionamentos, são parte do dia a dia de quase todos no planeta.

Dessa forma, entendemos que uma empresa que não está nas redes acaba ficando de fora do conhecimento e do relacionamento necessário, solicitado por usuários, já que muitos deles têm preferido utilizar essas ferramentas para fazer algum tipo de ação.

Por exemplo, hoje em dia muitas pessoas preferem comprar apenas pelo Market Place, um canal de vendas criado pelo Facebook, que tem como prioridade colocar usuários em contato com outros para vendas, facilitando todo esse processo.

Logo, entendemos que muitas empresas podem estar perdendo oportunidade de venda, ainda que tenham como foco um contrato de serviço, por exemplo, aluguel escada, um item quase sempre necessitado por grande parte dos consumidores.

As redes, para além de uma questão social e mercadológica, fazem parte da construção comportamental de pessoas em todo o mundo, justamente pela forma como diferentes setores de suas vidas foram totalmente alterados para o virtual.

Por exemplo, hoje em dia muitas pessoas preferem comprar roupas, por exemplo, bermuda tactel elastano por meio da internet, já que, além de muitas promoções e possíveis descontos, não é necessária a locomoção até as lojas.

Esse também é o caso de serviços essenciais, por exemplo, restaurantes que passaram a oferecer cardápios por meio de redes sociais, facilitando o encontro de informações por meio de clientes, além de agregar ainda mais proximidade com eles.

Importância no marketing

Além de terem forte participação na existência e popularidade de uma empresa, as redes sociais se tornaram ferramentas essenciais na construção de comunicações, resultando em maiores resultados para as empresas que as utilizam.

Logo, equipes de marketing, que antes pensavam em estratégias voltadas para meios tradicionais de comunicação, como outdoors, rádios e anúncios em jornais, passaram a utilizar fortemente as redes sociais, não apenas como comunicação.

Por exemplo, é por meio de campanhas por meio de rede sociais que uma empresa de buffet de aniversário infantil passou a encontrar novos clientes, além de divulgar seus trabalhos, implementando sempre técnicas para testar os melhores resultados.

No entanto, para além da aquisição de novos clientes, foi possível conseguir por meio de interações com clientes, informações básicas para criar ou melhorar as comunicações, respostas que quase não apareciam em métodos mais antigos.

Digamos que em no Twitter de loja de um estúdio, uma das principais formas de comunicação tem como foco divulgar uma nova aula de piano para iniciantes

Em meio a essa técnica de comunicação, foi observado que o público preferiu conteúdos em threads, que são uma forma de sequência de informações, divididas em alguns caracteres, além de questionários utilizados pela equipe.

Com a finalização da campanha, foi possível verificar os dados conquistados com a estratégia comunicacional, viabilizando a criação de campanhas com essas informações, algo que poderia aumentar ainda mais a visualização e interação.

Por meio das redes, fica mais fácil entender que o marketing tem agora novas formas de comunicação e análise de resultados, podendo sempre melhorar suas técnicas de acordo com as respostas dadas pelo comportamento dos usuários.

Algo interessante, que deve sempre ser lembrado por empresas que utilizam as redes, é que as mídias sociais tem como base relacionamentos, ou seja, não são nada parecidas com vitrines de produtos e serviços.

Para que vendas sejam feitas com maior exatidão, é preciso, antes de tudo, criar um ambiente de encantamento, algo que pode ser formado a partir do uso de diferentes ferramentas dentro de cada uma das principais redes de comunicação.

A melhor rede social para investir em 2021

De acordo com uma pesquisa feita pela ferramenta Mlabs, uma das principais ferramentas sociais, que se mostrou como a principal aposta de 2021, foi o Instagram, que é, atualmente, uma das redes mais completas em questão de interação.

Criada para ser uma rede focada em relacionamentos de amigos e familiares, teve como proposta inicial o compartilhamento de fotos, como forma de trazer maior interação com pessoas, mesmo que distantes uma das outras.

No entanto, seu sucesso foi tão grande em todo o mundo, que muitas marcas começaram a migrar para o local, passando então a entrar na rotina de visualizações de milhares de pessoas em todo o mundo, criando assim, suas páginas de comunicação de vendas.

Atualmente, o Instagram fornece algumas principais ferramentas dentro de suas plataformas, por exemplo:

  1. Reels;
  2. IGTV;
  3. Stories;
  4. Lives.

O Reels foi criado em 2020 para concorrer com uma outra rede social, o TikTok, tendo como principal objetivo o compartilhamento de vídeos curtos, sejam eles explicações, vídeos de comédia, transformações, desafios virais e qualquer outro tipo de segmento desejado.

Essa vem sendo uma das principais plataformas de conhecimento de novas contas, já que os principais vídeos, ou seja, os mais populares da plataforma, passam a ser compartilhados por meio de algoritmos para pessoas que não seguem as contas.

Já o IGTV, tem como foco a postagem de vídeos mais longos, geralmente, parecidos com aqueles postados no YouTube, uma rede que também foi foco de concorrência da plataforma. Dessa forma, o usuário pode escolher a versão mais fácil para seguidores.

Os stories são formatos de vídeos de apenas 10 segundos, e tem um foco mais pessoal, mostrando um pouco mais das rotinas pessoais, sejam entre conversar, coberturas de eventos, respostas que podem ser compartilhadas e muitas outras formas de interação.

Uma empresa de confecção de uniformes, por exemplo, pode utilizar esse meio para compartilhar vídeos sobre trabalhos diários dentro da empresa, além de depoimentos de clientes, entrega de produtos e outras curiosidades do público.

As lives, por fim, se transformaram ao longo de 2020 em uma febre, principalmente, entre artistas e personalidades do entretenimento ou até mesmo empresas que convidaram profissionais, por exemplo, para dar aula de canto iniciante.

Por conta da pandemia, tendo como consequência o isolamento social, os encontros só foram possíveis graças à lives, onde o público pode interagir com as pessoas que seguem, além de poder, ainda, fazer participações especiais.

Dessa forma, compreendemos que o Instagram vem apresentando formas de oferecer tudo o que usuários precisam em relação à conversas e relacionamentos, além de escolhas relacionadas à aquisição de produtos e serviços.

Engana-se a empresa que acha que o Instagram não conversa com seu público, já alguns bons exemplos de contas na plataformas vão de serviços de comidas delivery até fabricantes de elevadores.

Foque em um plano estratégico

Utilizar as redes sociais de uma forma desorganizada pode causar um problema ainda maior do que não utilizar. 

Isso porque, para criar campanhas que fazem sentido e tragam resultados, é preciso que estrategistas entendam o público, o mercado e as tendências.

Por exemplo, uma campanha no Instagram sobre aluguel som para festa de uma empresa de eventos pode se transformar em uma forma negativa de contato caso utilize linguagens e imagens que não conversam com aquilo que usuários e clientes acreditam.

Além disso, manter o entendimento correto sobre o público, as estratégias a serem utilizadas, por exemplo, parcerias, publicidades pagas e conteúdos ricos e informacionais, fazem toda a diferença do que apenas forçar um contato.

Dentro das estratégias, é preciso, ainda, desenvolver formas de conversar que vendem ou levem um público a outros lugares, fora daquele espaço, já que em muitas empresas grande parte das vendas online são feitas por meio de plataformas web.

Conclusão

Com o entendimento correto da rede social mais popular do mundo virtual  é possível alcançar resultados incríveis dentro da sua empresa, criando relacionamentos duradouros  enquanto se torna uma autoridade dentro da rede.

Trabalhando bem suas redes, em especial o Instagram e suas ferramentas, você verá, em pouco tempo, que a importância da conexão nas redes sociais vale mais que mil formas de conversa em um ambiente offline. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Serviços relacionados à

Qual é a melhor rede social para se investir em 2021?

Tags usadas:

Qual é a melhor rede social para se investir em 2021?

É um texto de direito reservado. Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal. – Lei n° 9.610-98 sobre os Direitos Autorais.