PZ Soluções Interativas | Criação de sites

5 dicas para quem está criando um site

Você está aqui:

Quando uma empresa está criando um site, precisa levar em conta diversos fatores para que este canal seja útil e traga uma boa experiência ao usuário.

Ele é tão importante que é praticamente impossível encontrar uma empresa que não possua sua própria página na internet. Essa prática é adotada por qualquer segmento.

Empresas de todos os portes, sejam as antigas ou as mais novas no mercado precisam de um site para garantir sua presença digital na internet. 

Mesmo que existam outros canais que também são importantes, como no caso das redes sociais, e-mail, blog, entre outros, o site ainda é fundamental.

Por meio dele, as empresas conseguem se apresentar para o mercado, falar um pouco mais sobre si, seus produtos e serviços, disponibilizar seus contatos e, claro, vender.

Mesmo que a marca faça mil anúncios bem-sucedidos por dia nas redes sociais, ela só vai conseguir vender bem se puder levar o usuário até o seu site.

Pensando nisso, neste artigo, vamos falar sobre a importância do site para as empresas e dar algumas dicas para criá-lo. Acompanhe!

5 dicas para quem está criando um site

Importância do site para as empresas

Hoje em dia, com a predominância das redes sociais nas estratégias de marketing, muita gente acredita que os sites não são mais importantes. 

Só que é preciso entender que estamos falando de dois canais diferentes e um não substitui o outro.

Ter uma página na internet é importante porque, sem ela, as campanhas de e-mail marketing, por exemplo se tornam completamente ineficazes. 

E o e-mail é muito importante para que uma empresa de manutenção predial consiga captar possíveis clientes.

Sem um site, para onde essa empresa vai direcionar seus leads? Apesar de as redes sociais serem excelentes canais de comunicação e uma verdadeira tendência para o futuro, não é por meio delas que o cliente vai concretizar a venda.

Pode até ser que isso aconteça, mas não é o ambiente apropriado. 

Outro ponto que deve ser levado em questão é que, no site, a atenção do cliente é exclusiva para a marca, sem interrupções como os anúncios e outros conteúdos.

Portanto, é importante saber trabalhar com o site, uma vez que, além dessa importância, ele também traz vantagens como:

1 – Ajuda a empresa seja encontrada

Além de uma empresa de motoboy para delivery ser excepcional, garantindo o melhor atendimento e oferecendo o melhor serviço do mercado, ela precisa garantir que seja facilmente encontrada pelas pessoas.

Um site é uma forma simples para isso, pois ele será o resultado que o Google vai procurar para entregar aos usuários.

Se a pesquisa for diretamente sobre uma empresa, é importante que ela tenha um site otimizado, para que o primeiro link a aparecer nos resultados seja o dela.

No entanto, se a pesquisa do usuário for relacionada a um problema que ele está enfrentando, é indispensável ter bons conteúdos para estar à frente da concorrência.

2 – Gera autoridade

Vamos supor que alguém esteja precisando de impermeabilização de telhados e conheça duas empresas que faça isso, mas só uma delas possui site. A outra tem só um perfil no Facebook e nada mais. Qual parece ser mais confiável?

Novamente, as redes sociais são importantes, mas um site é algo muito mais personalizado e pessoal da empresa.

Por meio dela, a marca possui muitos artifícios para se promover e impulsionar o que vende. Isso porque ela consegue veicular conteúdos que provém para o público que ela entende do assunto e pode solucionar o problema dele.

3 – Melhora o relacionamento com a audiência

A forma como as pessoas consomem produtos e serviços, desde embalagens de papel kraft até um lanche em um delivery mudou muito. Isso desde que a internet se tornou parte indissociável do nosso dia a dia.

Depois dela, o consumidor já exerce mais um papel secundário e passivo às ações da publicidade e do marketing. 

Ele está pesquisando mais sobre seu problema e aquilo que deseja comprar antes de tomar qualquer decisão.

É exatamente nesse momento que o site entra, pois por meio dele é possível manter um relacionamento com o público. E isso é feito por meio de ações como:

  • Publicação de materiais ricos;
  • Responder comentários;
  • Criar uma central de relacionamento;
  • Disponibilizar treinamentos on-line;
  • Ter um chat.

Além destas, existem muitas outras possibilidades. Mas de qualquer forma, é importante entender que o site é uma espécie de escritório virtual, onde os visitantes devem ser bem tratados e ter uma ótima experiência.

4 – Ajuda a vender

É no site que a empresa, como uma que realiza projeto de fachada coloca em prática as metodologias de Inbound Marketing. 

Ele tem como objetivo atrair, converter e relacionar, até o momento da venda.

Neste ponto, o site entra exatamente como a plataforma de vendas, independentemente de qual seja o segmento da marca. Isso também é muito vantajoso porque o cliente pode comprar a qualquer momento, de onde estiver.

Dicas para criar um bom site

Para ter acesso à todas as vantagens que o site oferece, é preciso saber como criá-lo, sempre pensando em garantir a melhor experiência para o usuário, afinal, ele precisa ter uma boa primeira impressão. E dentre as boas práticas estão:

1 – Proporcionar uma boa navegação

Uma boa navegação envolve muitos pontos importantes, e dentre os principais estão:

Estética

Apesar de não ser o elemento mais importante, é um dos pilares que devem ser considerados. Isso acontece porque a primeira impressão vai dar ao usuário uma noção de como será o resto da experiência.

Ou seja, se aquele site de arquitetura sobre reformas e pintura predial tiver uma interface atrativa, ela vai, logo de cara, fortalecer a confiança do usuário e ele entenderá que a navegação será boa.

Usabilidade

A usabilidade complementa a estética, portanto, um site bonito e também funcional. 

É ela que vai definir a facilidade e eficiência da navegação. E quanto melhor for, mais satisfeita estará a audiência.

2 – Investir em SEO

O SEO (Search Engine Optimization, ou otimização para mecanismos de busca) é um conjunto de ações que vão ajudar o site a aparecer entre os primeiros resultados de uma pesquisa no Google.

Por exemplo, se um usuário pesquisar sobre sinalização vertical de advertência, vai encontrar nas primeiras posições quem faz o uso dessa ação do jeito certo. 

E dentre as principais práticas estão o uso de boas palavras-chave, que são termos mais usados pelos usuários em uma pesquisa; site responsivo, um site otimizado que pode ser satisfatoriamente acessado tanto de um celular quanto de um computador; e, por fim, o Marketing de Conteúdo.

3.    Produzir conteúdo relevante

Uma das principais estratégias dentro do Marketing Digital é o Marketing de Conteúdo. Trata-se da produção de materiais relevantes e especificamente direcionados ao público-alvo.

Por meio dele, a marca entrega valor aos usuários, fazendo uso de estratégias, como as palavras-chave que colaboram para as estratégias de SEO e classifica melhor o site pelo Google.

4.    Navegação intuitiva

Mesmo que a empresa siga as orientações anteriores, se a navegação for confusa, como no caso de um menu mal feito, todos os esforços serão perdidos.

Por exemplo, o site de uma empresa de terraplanagem deve ser amigável para seus visitantes. Para isso, tudo o que for realmente importante deve ser deixado à vista, como abas de produtos e serviços e as principais informações.

Para conseguir uma navegação intuitiva, a experiência do usuário deve ser levada em conta na hora de criar o mapa do site.

Isso convida o visitante a mergulhar nas páginas da plataforma, permitindo que ele descubra tudo o que tem disponível nela.

5.    Informações de contato e localização

É importante que os visitantes consigam encontrar facilmente as informações de contato da empresa, como e-mail e telefone.

Uma dica é dedicar uma página exclusivamente para isso, deixando uma opção visível no menu. Também é recomendável adicionar o endereço da empresa física, se houver, o que não é o caso para os negócios e-commerce.

Junto com o endereço, é recomendável deixar o mapa do Google. Além disso, deixar essas informações também no rodapé é uma excelente prática.

Tudo porque, se os visitantes sentirem dificuldade para entrar em contato com a empresa, vai acabar optando pela concorrência. Lembrando que a internet facilita muito esse comportamento.

Conclusão

Ter um site na internet não é mais uma questão de escolha há muito tempo, mas sim uma necessidade. Ele é fundamental para que a marca tenha um espaço exclusivo na web, também servindo como base para as ações em Marketing Digital.

Sem esse endereço eletrônico, até mesmo a idoneidade do negócio pode ser colocada à prova. Portanto, o site é fundamental para o crescimento da empresa e até mesmo um portfólio para apresentar trabalhos realizados.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Serviços relacionados à

5 dicas para quem está criando um site

Mais visitados:

Tags usadas:

5 dicas para quem está criando um site

É um texto de direito reservado. Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal. – Lei n° 9.610-98 sobre os Direitos Autorais.