PZ Soluções Interativas | Criação de sites

4 Dicas para realizar mais vendas e promover maior visibilidade da marca

Você está aqui:

Aumentar a visibilidade da marca é uma atitude fundamental para alavancar suas vendas, para ter sucesso como um e-commerce e também para se tornar referência no mercado.

Comprar um equipamento com um valor elevado, como um notebook novo, é uma atitude que muitas pessoas analisam e pesquisam muito antes de concretizar.

Se você tem uma marca conhecida no mercado, as chances de conseguir efetuar a conversão são enormes.

Com o aumento do uso de redes sociais e da internet para alavancar as vendas de empresas de todos os setores, é importante estar atualizado e com um excelente planejamento de marketing, buscando diferenciais para atrair a atenção de possíveis clientes e ganhando destaque no mercado.

O primeiro passo que você deve dar para melhorar a visibilidade de sua marca é o planejamento. Mais do que somente criar estratégias e ficar analisando os resultados, é preciso criar todo o plano.

Essa definição é o que vai te manter dentro de seu foco, te aproximando dos resultados esperados.

Portanto, crie todo o planejamento de marketing para aumentar sua visibilidade. Comece estudando seu público-alvo. Conhecer seus clientes em potencial é fundamental para toda sua estratégia.

Algo que funcione com uma empresa pode não funcionar da mesma forma para a sua, por isso é importante identificar quais são as necessidades, prioridades, características e todas as informações que você conseguir de seu público-alvo.

Algumas empresas de entregas optam por uma análise mais territorial, explorando sua área de atuação. Isso pode não funcionar para empresas online, por exemplo.

Com essa análise concluída, é mais fácil estruturar suas campanhas de marketing para atingir o público correto e aumentar as taxas de conversão.

Essas informações também ajudarão a montar seu planejamento de marketing, e as ações que serão desempenhadas para fortalecer a visibilidade de sua empresa.

Os consumidores têm se tornado cada vez mais exigentes, principalmente com relação ao conteúdo que consomem. Não há mais espaço para propagandas invasivas e diretas, que não acrescentam nada ao dia a dia dos consumidores.

Nesse ponto, o Marketing de Conteúdo surge como uma solução, apresentando o conceito de que é possível usar as ferramentas digitais como blogs e redes sociais para transmitir conhecimentos úteis, que atendam os desejos do público-alvo.

Há uma busca por conteúdo relevante na internet. Então se você criar materiais relevantes para a jornada de compra do cliente em sua totalidade, com informações que ele pode utilizar para encontrar suas soluções, as chances de sua marca crescer são grandes.

Se você vende lembrancinha de maternidade menino pode pensar como uma alternativa mostrar seu trabalho nas redes sociais para que mais pessoas tenham acesso.

Isso porque tanto mais pessoas começarão a consumir seu conteúdo, quanto clientes que já estavam ativamente em contato com sua empresa se sentirão mais confortáveis e confiantes.

Tendo o ponto anterior como base, mais conversões serão realizadas e servindo como porta-vozes para suas redes de amigos e familiares. Cada estágio da jornada, entretanto, demanda um tipo específico de conteúdo.

Se você for muito específico ou direto com um cliente que ainda está na fase de descoberta, pode acabar afugentando-o, ou pior, deixar ele usar o seu produto como base de comparativo para encontrar uma opção na concorrência.

É importante lembrar que os diferentes métodos de comunicação com seus clientes têm muitos formatos válidos. Pense em conteúdo textual, em vídeo e em imagens, para diversificar sua área de atuação e alcançar um público maior.

Para vender bolo de aniversário masculino, aposte em imagens que deixem o produto em evidência, enquanto você produz algum tipo de conteúdo que diga as vantagens de consumir esse produto.

Como ampliar sua visibilidade na internet?

Muitas técnicas de gerenciamento de marcas funcionam em diversos meios, fazendo você alavancar seu nome e melhorar o engajamento de sua marca com o público alvo.

Entretanto, é preciso pensar em ferramentas específicas hoje em dia, em que a internet é a maior aliada de qualquer empreendedor.

Para se destacar na internet, é imprescindível que você otimize ao máximo seu SEO. A sigla, que significa Search Engine Optimization, representa uma série de técnicas que visam aumentar sua visibilidade em ferramentas de pesquisa.

Em resumo, são as ferramentas que alavancarão seu site para o topo, onde a maioria das pessoas realiza suas buscas.

Uma pessoa que busque por tradicional bolo caseiro em ferramentas de busca, provavelmente escolherá a primeira opção que surgir com um preço que ele julgue adequado.

Ao arrumar seu SEO, você garante que sua empresa estará entre as primeiras, garantindo que essa pessoa encontre seu empreendimento quando fizer a busca.

Dentre as diversas técnicas abordadas, podemos destacar:

  • Palavras-Chave;
  • URL Amigável;
  • Título da Página;
  • Imagens.

Esse tipo de conteúdo acaba se destacando por conta da quantidade de acesso que os sites de busca tem de pessoas procurando soluções para o problema delas. 

Ao conseguir um engajamento bom e subir nas pesquisas, sua empresa poderá se apresentar como essa solução buscada.

É importante frisar que aqui, a qualidade de conteúdo também deve ser levada em conta. Quando melhor for o conteúdo apresentado, mais chances você terá de engajar a página e melhorar o SEO.

A maioria das ferramentas têm opções de impulsionamento de publicações. Esse tipo de publicidade tem um custo muito menor que outras estratégias de marketing e o resultado é quase imediato.

Você pode impulsionar regionalmente seu pirulito de chocolate personalizado, alcançando um público bom de forma prática e rápida.

O valor investido em campanhas patrocinadas pode ser revertido rapidamente se você tomar as escolhas corretas ao montar o impulsionamento. É importante delimitar o alcance para sua área de atuação, para evitar visitas vazias e que não geram conversões.

Através da análise de mercado, procure compreender os horários e dias que seu público-alvo mais consome conteúdo na internet, para assim ter um alcance melhor com as publicações.

Com sua marca engajada, a quantidade de interação invariavelmente irá subir, gerando novas oportunidades de negócios. É aqui que a segunda etapa do planejamento deve ocorrer.

Dicas para vender mais

Vender é a etapa final de qualquer negociação. Qualquer empresa precisa dessa etapa para manter sua saúde financeira, e muitas vezes essa responsabilidade cai no colo de um vendedor.

Então, um bom vendedor precisa identificar os pontos fortes e fracos do produto, organizar sua estratégia de venda e ser o mais humanizado possível no atendimento, para gerar empatia com o cliente.

1.    Escolha seus clientes

Parece contrário à proposta de ajudar a vender mais, pedir que você escolha seus clientes, mas a verdade é que um mau cliente ou um cliente que não está de fato interessado em seu conteúdo pode acabar gerando apenas trabalho desnecessário.

Muitas vezes, um cliente errado pode prender o vendedor em uma situação específica, impedindo-o de dar atenção a outros elementos, muitas vezes mais urgentes.

Para vender vinho pequeno para lembrança, é possível identificar alguns gostos que levariam um determinado cliente a encontrar esse produto.

2.    Trabalhe em equipe

Sua equipe de vendas é tão forte quanto o mais fraco dos vendedores. Por isso, ao invés de deixar o espírito competitivo tomar conta, é importante trabalhar no crescimento pessoal de toda sua equipe.

Nesse caso, cada membro da equipe se ajuda, formando uma unidade coesa de auxílio para a resolução de negócios. Uma equipe motivada e com a gestão certa pode fazer muito mais vendas juntos do que conseguiriam separados.

3.    Seja diferente

Hoje em dia, a qualidade de um atendimento ganha de muita coisa, incluindo menores preços. Qualquer empresa e qualquer vendedor falará que tem a melhor solução, a mais adequada e mais barata.

É preciso identificar o que você faz que te distancia da multidão de vendedores. Qual sua habilidade especial, que fará o cliente escolher você sempre que precisar do serviço?

Ter um diferencial de atendimento pode acabar sendo muito bom para sua empresa. Uma empresa de hambúrguer artesanal vegano terá como grande diferencial uma comunicação otimizada.

4.    Seja uma pessoa melhor

Não adianta ficar parado no tempo. Como vendedor, é necessário buscar o máximo possível de conhecimento e habilidades para melhorar sua situação.

Você precisa conhecer o que está vendendo para ser convincente quando tentar ofertar. Não apenas especificações técnicas, mas também detalhes que tornem o produto único.

Nem só de técnicas de venda vive uma pessoa, portanto você deve buscar falhas que acredita ter em si próprio para tentar modificar. Ser uma pessoa melhor é trabalhoso, mas pode ser muito recompensador.

Ficar atento ao consumidor, com diálogo aberto e pronto para evoluir pode ajudar muito a conseguir conquistar um espaço maior no mercado, além de auxiliar a pensar em estratégias futuras de marketing.

Com uma empresa consolidada, basta se estruturar para as negociações e buscar o resultado esperado em vendas.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Serviços relacionados à

4 Dicas para realizar mais vendas e promover maior visibilidade da marca

Mais visitados:

Tags usadas:

4 Dicas para realizar mais vendas e promover maior visibilidade da marca

É um texto de direito reservado. Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal. – Lei n° 9.610-98 sobre os Direitos Autorais.