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Como um blog informativo no seu e-commerce pode auxiliar as suas vendas?

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Não é de hoje que o blog informativo ganha holofotes na internet. Criado em 1997 por Jorn Barger, o principal intuito da plataforma era publicar informações sobre conteúdos variados, especialmente sobre assuntos pessoais.

Por conta disso, por muitos anos os blogs foram considerados uma espécie de “diário virtual” e a atividade de “blogueiro” cresceu em meados dos anos 2000.

O avanço da plataforma chamou a atenção do marketing digital e das empresas, principalmente pela ótima capacidade de compartilhamento de conteúdo. 

Hoje, os blogs não são usados só por blogueiros, mas por diversos tipos de negócios online que desejam melhorar o reconhecimento no mercado.

Ou seja, o blog se tornou um ótimo recurso para fornecer materiais valiosos ao público-alvo, sendo possível educar a audiência a respeito dos produtos ou serviços, além de trabalhar o relacionamento com os clientes.

Neste artigo, veja como um blog informativo no seu e-commerce pode auxiliar as suas vendas e conheça as principais vantagens da estratégia. Acompanhe a leitura!

7 vantagens dos blogs informativos para empresas

Antes de tudo, é preciso considerar que o blog é uma excelente ferramenta para o marketing de conteúdo. Afinal de contas, ele permite o compartilhamento de artigos e materiais dos mais variados assuntos.

De acordo com uma pesquisa da Content Trends, o marketing de conteúdo garante 2,2 vezes mais visitas e 3,2 vezes mais leads (potenciais clientes). Por conta disso, ele tem sido usado em grande parte dos planejamentos de marketing digital.

Além das próprias vantagens do marketing de conteúdo, os blogs trazem muitos outros benefícios aos e-commerces. Abaixo, confira alguns deles.

1 – Aumento da autoridade

Ao escrever sobre o mercado de atuação, a sua empresa se coloca como autoridade no assunto, demonstrando conhecimento especializado acerca do produto ou serviço. Como consequência, o público passa a confiar mais no seu negócio.

Por exemplo, as empresas de instalações elétricas prediais podem publicar artigos sobre a NR10, norma regulamentadora da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) que trata sobre a segurança nos serviços com eletricidade.

Dessa maneira, o público verifica que o empreendimento cumpre corretamente todas as determinações legais e, além disso, tem informações precisas e valiosas sobre o assunto.

2 – Melhor rankeamento no Google

Segundo o levantamento da SEO Trends, o marketing de conteúdo é capaz de promover um crescimento de 41% a 90%. Em alguns casos, pode ultrapassar o 100%, quando utilizado em conjunto com estratégias de otimização.

Afinal de contas, um dos fatores de rankeamento no Google é justamente a oferta de conteúdo relevante aos usuários.

Nos blogs, além da produção de materiais, é possível aplicar outras técnicas, como o uso de palavras-chave.

Desse modo, uma empresa terceirizada de motoboy, por exemplo, pode escolher quais terminologias sobre o seu nicho de atuação são mais pesquisas no Google e, assim, elaborar conteúdos contendo essas palavras-chave.

Claro que o SEO não envolve apenas a aplicação de palavras-chave. Por isso, para as empresas que desejam melhorar o rankeamento no Google, vale a pena investir em outras técnicas, como:

  • Boa navegabilidade em dispositivos móveis;
  • Uso de imagens e atrativos de marketing;
  • Construção de uma rede de links internos e externos;
  • Textos escaneáveis para melhor leiturabilidade.

No exemplo anterior, a empresa pode compartilhar um artigo sobre motoboy para farmácia, aplicando todos esses conceitos para uma melhor classificação.

3 – Educa o consumidor

Em alguns segmentos corporativos, a venda de produtos e serviços pode ser dificultada simplesmente porque o público não conhece muito a respeito da atividade em questão.

Por conta disso, é importante informar corretamente aos usuários sobre o que se tratam os produtos e serviços comercializados. 

Por exemplo, na venda de um software para loja de brinquedos, é preciso explanar a utilidade do sistema e quais são as principais vantagens para as empresas.

Essa ação pode ser feita através do compartilhamento de conteúdo nos blog, com artigos, materiais valiosos (e-books) e até divulgação em outros formatos, como webinars, infográficos, podcasts, entre outros.

4 – Melhor relacionamento com o público

Ao construir uma autoridade e educar os consumidores a respeito dos produtos ou serviços, os blogs contribuem para melhorar o relacionamento com o público, aproximando a marca dos interesses de seus clientes.

Além do mais, os conteúdos publicados ajudam a preparar a audiência para a conversão, tornando a jornada de compras mais rápida.

Afinal de contas, se o objetivo do usuário é descobrir se o mobiliário para lojas comerciais é realmente uma solução para o seu problema, ele pode obter essas informações diretamente nos blogs.

Assim, ao entrar em contato com os vendedores, o cliente já dispõe das principais informações.

5 – Aumento do tráfego nos e-commerces

Quando um usuário entra em um blog para consumir conteúdo relevante, ele se depara com inúmeras informações sobre produtos e serviços, bem como detalhes do seu negócio. 

Dessa forma, caso ele sinta interesse na empresa, é possível ser redirecionado para a loja virtual de forma simples e rápida.

Por exemplo, um artigo com as vantagens da agenda personalizada logo pode trazer um CTA (Call to Action, ou chamada para ação) com link para o seu e-commerce, direcionando para a página específica do produto.

Mais do que aumentar o tráfego orgânico da sua loja, a jornada de compra é muito mais rápido, o que pode influenciar na tomada de decisão do consumidor.

6 – Redução de custos

O marketing de conteúdo custa 62% a menos do que a publicidade tradicional, além de gerar 3 vezes mais leads. Portanto, as estratégias com blogs costumam ter um excelente ROI (Retorno sobre Investimento).

Por conta disso, o compartilhamento de conteúdo em blogs é uma das técnicas preferidas das empresas, até mesmo para quem não possui recursos suficientes para arcar com altos investimentos de marketing digital.

Normalmente, os gastos incluem a produção do conteúdo. Recomenda-se que ela seja feita por um especialista, pois um artigo sobre sacola tnt lembrancinha construído com as técnicas de SEO adequadas pode contribuir significativamente para o sucesso do negócio.

7 – Convencem os leitores

Desde a atração de prospects (usuário potencialmente interessados) até a conversão em clientes (com a finalização da compra), as empresas precisam alimentar o consumidor com informações para conquistar a atenção, além de gerar empatia e engajamento.

Isso pode ser possível com um bom conteúdo. Nesse sentido, um artigo sobre entrega de remédio pode não apenas trazer informações relevantes, mas também utilizar de recursos persuasivos, como gatilhos mentais.

Desse modo, os blogs influenciam diretamente na tomada de decisão dos clientes e, como consequência, podem impactar positivamente nas vendas.

Como criar um blog para o seu e-commerce?

A criação de blogs está diretamente associada à aplicação das estratégias de SEO.

Por conta disso, é preciso realizar um planejamento detalhado de otimização em marketing, para aproveitar todos os benefícios desses canais.

Para a HubSpot, os leads obtidos com SEO têm uma taxa de fechamento de 14,6%, enquanto os clientes oriundos do marketing tradicional possuem um percentual menor, de apenas 1,7%.

Além do mais, não basta alcançar um número alto de visitantes no blog, é preciso convertê-los em leads. 

Isso é possível a partir de estratégias específicas, como CTAs que redirecionam para landing pages, oferta de materiais ricos e, até mesmo, chamadas para entrar em contato direto com a empresa.

Definido o SEO, é necessário alinhar os tipos de artigos do seu blog, em conformidade com os objetivos do seu e-commerce. 

Por exemplo, se a sua empresa vende roupas, é importante trazer conteúdos sobre moda, dicas de beleza, etc. Em contrapartida, empreendimentos de tecnologia podem tratar sobre inovação.

As possibilidades são diversas, mas fora o alinhamento de conteúdo, é preciso verificar os interesses do público-alvo. 

É por isso que grande parte das plataformas contam com relatórios completos com dados da audiência, incluindo faixa etária, localidade, nível educacional, comportamentos de compra, entre outros.

Para quem quiser iniciar a estratégia de produção de conteúdo em blogs, é possível encontrar diversas plataformas gratuitas, além de alternativas para hospedagem diretamente no site da sua empresa.

Conclusão

Os blogs são os grandes protagonistas das estratégias de SEO e marketing digital da atualidade. 

Além de atrair um grande número de visitantes para o seu site, essas plataformas são capazes de educar o público a respeito dos produtos ou serviços da empresa, bem como ampliar o reconhecimento do negócio no mercado.

Com uma estratégia eficiente e um planejamento assertivo, os blogs são responsáveis por oferecer inúmeras vantagens ao seu negócio, inclusive com impactos significativos nas vendas online.

Por causa disso, quem ainda não investiu em um blog, tem a chance de fazê-lo o quanto antes e, desse modo, conquistar uma grande vantagem competitiva.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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