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Não adianta encher de post sua página no facebook se o público não interagir

O facebook, assim como o Google, também possui um algorítimo de rankeamento. Porém, provavelmente “ninguém” de fora do Facebook, sabe tudo sobre esse algorítimo.

O EdgeRank é um dos grandes segredos do Facebook. Mas o que é o EdgeRank afinal? Incrivelmente, há muitos usuários do Facebook que ainda pensam que seus posts aparecem para todos os seus amigos.

 

Há donos de fanpage que se vangloriam por terem milhares de fãs, não sabendo que seus posts alcançam 12% do seu público. Ou até menos, dependendo de alguns fatores.

Aqueles que já sabem da existência do EdgeRank ficam se lamentando sobre como é difícil divulgar no Facebook. É muito mimimi e pouco esforço para tentar entender a visão do Facebook. Penso que quem faz a lição de casa e se esforça para entender as regras do jogo nunca terá tempo para reclamar. Nem motivos. Assim como declararam há alguns anos atrás que o SEO no Google tinha morrido, declaram frequentemente a morte do Facebook.

As pessoas perguntam a minha opinião sobre isso e eu digo que “não”. Não, o Facebook não está morrendo, mas ele fará um esforço incrível para eliminar o conteúdo ruim (posts). Se você é daqueles que faz SPAM e seus posts tem conteúdo irrelevante, neste caso eu concordo que o seu caminho será tortuoso. É melhor correr do Facebook. Você não sobreviverá lá.

Mas novamente, o que é o EdgeRank? Basicamente, o EdgeRank é um algoritmo que filtra o conteúdo que chega até você. É uma fórmula que decide se determinado post de alguém vai aparecer em seu feed. A ideia é tentar mostrar só o que é interessante para os usuários baseado em uma série de fatores.

Vamos então falar sobre 10 coisas que você provavelmente não sabia sobre o EdgeRank. Espero que este conhecimento possa ajudar suas estratégias de marketing digital. Vamos lá:

#1 O EdgeRank existe de fato
A grande maioria das pessoas nem sabia da existência do EdgeRank. Em uma palestra de marketing digital normal, se esta pergunta for feita, cerca de 70% das pessoas reportarão que nunca ouviram falar sobre o algoritmo. E muitos daqueles que já ouviram falar não acreditam neste filtro automático. Talvez por não entenderem ou por acharem que o EdgeRank é algo como uma teoria da conspiração qualquer.

#2 Os edges
No inglês “edge” pode ser traduzido como borda, ponta, beira. Para o Facebook o termo “edge” significa qualquer atividade realizada na rede social. Um edge pode ser uma curtida, um comentário, uma atualização, uma marcação de foto… enfim, tudo o que ocorre no Facebook.

#3 Você é um número
O EdgeRank dá uma nota para você em relação a outras pessoas e páginas. Você é apenas um número para o ER. Por exemplo, você pode ser um 80 para a fanpage da Coca-cola e um 870 para seu melhor amigo. Isso quer dizer que os posts do seu amigo aparecerão mais vezes e por mais tempo no seu feed que as da Coca.

#4 Sua nota muda a cada interação

Sua nota é alterada a cada vez que você interage com um “edge”. Se você não interage com os edges de uma determinada página os post s dela aparecerão cada vez menos para você, pois a nota desta relação está diminuindo. Até os posts desta página, sumirem para você! Quanto maior a interação com os edges de alguém, maior a nota de sua relação.

#5 Dois pesos, duas medidas
Os edges têm pesos diferentes. Ninguém de fora do Facebook sabe ao certo os pesos de cada item da fórmula. Mas sabe-se que quanto mais tempo se leva para concluir uma interação, maior é o seu peso. Isso em teoria. Então um post contendo texto e foto teria mais peso que um post somente com texto. Um comentário teria mais peso que uma simples curtida. Quanto mais profundo o envolvimento com o edge, maior o peso.

#6 Quanto mais elementos, melhor
Agora que você já sabe que os edges têm pesos diferentes, saiba que quanto mais funcionalidades do Facebook você usar, melhor. Agora você tem a opção de completar o seu post dizendo como você está se sentindo ou o que está assistindo. Use estas funcionalidades. Tudo o que o Facebook disponibilizar como ferramenta de atualização, use largamente. É claro, com criatividade e relevância. Assim seus egdes ficam mais, digamos, “pesados”.

#7 Tempo de vida
Qual é a vida útil de um egde? Não sei. Mas o que sei é que o EdgeRank dá um valor maior para conteúdo novo. Ou seja, os posts perdem peso no decorrer do tempo. Portanto, você precisa criar conteúdo relevante com frequência. Isso porque mesmo que você tenha criado um super post que envolveu as pessoas, conforme os dias vão passando ele vai perdendo fôlego até praticamente sumir do feed das pessoas caindo no mar do esquecimento.

#8 Feedback negativo
Você marcou pessoas na foto e elas não gostaram? Se elas escolherem ocultar o seu post ou parar notificações, por exemplo, você perde pontos. Um feedback negativo é terrível para sua estratégia no Facebook. Então, se você é chato você vai sumir (e muita gente vai ser grata ao EdgeRank). Simples assim.

#9 Conversas inbox também são edges
Como falei antes, tudo o que acontece no Facebook pode ser considerado um edge. Qualquer atividade. Até mesmo uma conversa no inbox. Esse é um item muito importante para o Facebook entender se você tem mesmo uma relação com determinada pessoa. É uma pena que muitos donos de fanpages não respondem seus fãs inbox, perdendo uma ótima oportunidade de aumentar seu EdgeRank.

#10 Atualizações só para quem está online
Quando você cria um post, o Facebook mostra isso apenas para uma parcela de seus amigos ou fãs que está online. E a fórmula continua trabalhando para medir a interação e envolvimento destas pessoas para então mostrar o seu posts para outros usuários conforme eles fazem o login no futuro. Mas mesmo que um post seja muito bom, conforme os dias passam ele vai perdendo força conforme vimos antes.

fonte: http://ramontessmann.com.br/10-coisas-que-voce-nao-sabia-sobre-o-edgerank-do-facebook/

RESUMINDO – É PRECISO ESTUDAR NOVAS TÉCNICAS PARA DIVULGAR SUAS IDÉIAS OU PRODUTOS NO FACEBOOK, SEM SER INVASIVO E SEM CAIR NO ESQUECIMENTO. DE NADA ADIANTA SE VANGLORIAR POR TER MILHÕES DE SEGUIDORES NA SUA FANPAGE OU NO SEU FACEBOOK, SE A GRANDE MAIORIA DELES NÃO INTERAGE COM VOCÊ NOS SEUS POSTS !

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