PZ Soluções Interativas | Criação de sites

9 Dicas que vão auxiliar a desenvolver um conteúdo relevante para o seu público-alvo

Você está aqui:

Desenvolver um conteúdo de qualidade deve ser prioridade para qualquer negócio, uma vez que é por meio dele que a mensagem que a empresa deseja passar para o público é transmitida de forma eficiente.

Hoje, a criação desses materiais é feita de maneira estratégica e tem como principal foco engajar o público. Essa prática também ajuda a aumentar o tráfego do site, conquistar leads e converter visitantes em clientes.

Para se ter uma ideia de sua importância, a criação de conteúdo está entre as principais ações de marketing digital, além de ser a melhor maneira de compartilhar informações para atrair, divulgar experiências, conhecimentos e tudo o que diz respeito a uma marca.  

O que é fundamental, afinal, os consumidores modernos desejam uma participação mais ativa na relação que constroem com as marcas. Eles buscam por informações, mais interação, participação em processos criativos e até divulgação dos produtos e serviços.

O foco não é mais a venda, mas sim, as necessidades do público. Portanto, a criação de materiais ricos em informações deve estar focada em levar até os clientes tudo o que desejam.

Pensando nesses aspectos, vamos falar sobre a importância da produção de conteúdo relevante para seu blog ou site e dar algumas dicas valiosas de como fazê-los. Acompanhe!

desenvolver um conteúdo

Importância dos conteúdos relevantes

Praticamente todas as marcas brasileiras entendem a importância de criar materiais ricos para o seu público. Esse processo é fundamental por diversas razões, por exemplo, para aumentar o tráfego do site do negócio.

As pessoas usam o Google para se informar, então se alguém quer saber sobre fantasia infantil de carnaval masculina, vai usar esse buscador para encontrar as informações que deseja.

Uma loja de fantasias que invista em conteúdo relevante certamente vai aparecer entre os primeiros resultados dessa pesquisa. 

Portanto, o site ou blog dela estará visível e se transformará em uma porta de entrada para o primeiro contato do lead com aquele estabelecimento.

Se essa mesma loja produzir 13 conteúdos no mês, por exemplo, ela terá quase 5 vezes mais visitas do que os sites de seus concorrentes.

Essa ação também ajuda a aumentar o reconhecimento da marca, seus produtos e serviços. 

É o que chamamos de Brand Awareness, ou consciência da marca, que é mostra-se importante uma vez que as pessoas tendem a comprar de empresas que elas conheçam.

O engajamento melhora consideravelmente, pois esses materiais ajudam a estabelecer um relacionamento mais próximo, com uma audiência selecionada.

Por exemplo, o leitor assíduo do blog de uma fabricante de estrutura de ferro para banner vai preferir comprar com esse estabelecimento porque ele tem uma boa interação por meio dos seus conteúdos.

Futuramente, ele pode se tornar um cliente fiel, que vai recomendá-la para outras pessoas. Da mesma forma os conteúdos ajudam a educar o mercado, ou seja, não haverá dúvidas sobre o que uma empresa vende.

Às vezes, os consumidores não compram um determinado produto ou serviço porque eles não entendem o que é ou para que serve, ou não é de sua necessidade. 

Se eles têm acesso a materiais que os informam, essas objeções são quebradas e as vendas aumentam. Apesar de esse não ser o foco, as vendas melhoram, afinal, os materiais produzidos acompanham os leads durante toda a jornada de compra.

Só que para conquistar tais potenciais clientes é preciso que eles forneçam alguns dados para que a marca tenha as informações que precisa para iniciar a jornada pelo funil de vendas.

Se o blog de um buffet cria um conteúdo exclusivo sobre pista led casamento, por exemplo, ele pode oferecer esse material em troca de informações simples como o nome e o e-mail do visitante.

Consequentemente, os custos para conquistar clientes diminuem, pois obtendo esses dados, o buffet vai conseguir enviar ao seu novo lead os assuntos que ele deseja saber, conduzindo-o em sua jornada até que finalize a compra.

Sem dúvidas, essa é uma maneira muito mais barata de conquistar novos clientes do que anúncios e campanhas pagas.

Dicas para produzir conteúdos relevantes

Produzir bons conteúdos não se resume apenas a escrever tudo o que você sabe sobre os produtos e serviços que vende. É necessário seguir alguns passos, entre eles:

1.    Planejar a estratégia

Nenhum material deve ser produzido sem saber aonde quer chegar. É durante o planejamento que um buffet para aniversário de 30 anos define seus objetivos, que podem ser:

  • Gerar leads;
  • Atrair novos visitantes;
  • Aumentar as conversões;
  • Melhorar o reconhecimento.

Também é durante o planejamento que a marca define o seu público-alvo, os assuntos que serão abordados, organiza o calendário de publicações, quem produzirá os materiais e os canais que vai usar.

2.    Definir a persona

Para muitos, produzir conteúdos relevantes é uma tarefa difícil, mas pode ser ainda mais quando não sabemos para quem esse material será direcionado.

Ter uma persona definida é essencial pois é esse personagem semi fictício que vai mostrar o perfil de cliente ideal de uma marca, com características reais e abrangentes do público-alvo, como profissão, estado civil, idade, localização, assuntos de interesse, etc.

3.    Não focar nas vendas

O foco da produção de conteúdo é levar soluções para o público e não vender produtos e serviços para ele; as vendas são apenas uma consequência.

O consumidor moderno está mais exigente e cada vez mais em busca de conhecimentos, sendo importante levar até ele as informações que deseja.

O conteúdo deve soar como uma conversa, clara e objetiva, respondendo suas dúvidas de maneira interessante. É com isso que uma empresa de buffet de crepe para casamento, por exemplo, cria uma boa conexão com sua audiência.

4.    Investir em SEO (Search Engine Optimization)

Um dos objetivos da produção desses materiais relevantes é ser encontrado pelos consumidores. Mas ficar apenas comprando espaços e links patrocinados não é o suficiente.

As estratégias em SEO são importantes, uma vez que a técnica visa otimizar o site e seus conteúdos, para que eles apareçam entre as primeiras posições no resultado do buscador.

Dentre as principais ações da otimização dos mecanismos de busca está escolher adequadamente a palavra-chave que vai aparecer no material. 

Para descobrir os melhores termos, a marca pode fazer uma pesquisa sobre quais são os mais usados pelo seu público-alvo.

5.    Atente-se à diagramação

As pessoas não têm muito tempo para ler conteúdos muito extensos e, por vezes, eles não atraem o público. Para criar um bom material, ele precisa ter parágrafos curtos, imagens, além de poder ter formatos variados, como vídeos e áudios.

Do mesmo modo, é imprescindível destacar os parágrafos que merecem atenção do leitor, pois dessa forma, ele consegue encontrar a informação principal do conteúdo de maneira facilitada.

6.    Criar linkagens

O tempo de permanência do visitante no site ou blog também é um ponto a ser levado em consideração, por isso, uma boa estratégia de criação de conteúdo é inserir links que levem o visitante para outros artigos.

Além de aumentar a permanência do visitante na sua página, faz com que os materiais que não são muito acessados recebam mais visitas.

7.    Atentar-se à periodicidade

Seja um conteúdo sobre pórticos infláveis ou qualquer outro assunto, é fundamental se atentar à periodicidade das publicações.

É necessário ter uma frequência padrão, que lhe permita manter o público interessado, além de estar dentro das suas possibilidades de criação e venha a preservar a qualidade dos materiais.

Para conseguir isso, recomenda-se criar um calendário que inclua assuntos e datas de publicação, de acordo com o público e com o segmento de mercado.

8.    Testar novos formatos

Os conteúdos relevantes podem assumir diversos formatos, o que é um bom sinal, uma vez que faz com que os materiais se encaixem melhor ao público e canal pelo qual está sendo veiculado.

Por exemplo, uma fabricante de fertilizante foliar para flores pode criar vídeos para o YouTube, um texto no blog que será compartilhado no Facebook e uma imagem para o Instagram com um link para o conteúdo.

9.    Divulgar os conteúdos

Além de produzir um material rico para o público, é importante divulgá-lo, e isso é ainda mais imprescindível para quem está começando agora.

Uma boa estratégia para fazer isso é investir em links patrocinados que direcionem os usuários ao link do conteúdo. Lembre-se de que isso é temporário, até que o site ou blog ganhe força através dos resultados de busca orgânicos.

Outra ação muito usada pelas marcas também, como uma fabricante de saco de lixo reforçado 300 litros, é divulgar seus conteúdos paralelamente nas redes sociais.

Conclusão

Gostou das dicas? Um conteúdo relevante e de qualidade para o site ou blog do seu negócio mostra-se fundamental para ter visibilidade em meio à um mercado tão concorrido.

Quando um blog ou site de uma empresa é criado para que as publicações de valor e relacionamentos sejam inseridas, o tráfego dele aumenta muito. Isso o torna o canal oficial e de vendas de uma marca.

Portanto, quanto mais conteúdos uma empresa produz, mais pessoas ela faz chegar até o lugar onde elas possam comprar. Por isso, não se engane quanto à importância dessa estratégia.

Além de todos os benefícios que ela traz, é a maneira que uma empresa tem para mostrar ao seu público seu valor, relevância e competência.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Serviços relacionados à

9 Dicas que vão auxiliar a desenvolver um conteúdo relevante para o seu público-alvo

Tags usadas:

9 Dicas que vão auxiliar a desenvolver um conteúdo relevante para o seu público-alvo

É um texto de direito reservado. Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal. – Lei n° 9.610-98 sobre os Direitos Autorais.