As novas tecnologias da informação e da comunicação (TICs) tornaram-se fundamentais para o mercado atual. Com elas, é possível conquistar um novo público, estreitar relacionamentos com os clientes e divulgar informações de modo mais assertivo.
Hoje, na chamada “Sociedade da Informação”, as tecnologias permeiam a nossa forma de pensar, agir e comunicar, sendo vistas como essenciais para a manutenção de atividades do dia a dia.
Sendo assim, quem ainda não investiu nas TICs terá dificuldades para se inserir no mercado e conquistar a relevância na sociedade, principalmente, quando estamos falando das plataformas digitais.
Afinal de contas, é possível encontrar qualquer coisa na internet. Tanto que vários estabelecimentos firmaram parcerias com empresas de entregas para ampliar os métodos de vendas online.
Portanto, é possível ampliar a comunicação com várias pessoas por meio da internet, e com isso, aumentar o seu potencial de vendas.
Ao longo do artigo de hoje, saiba como conquistar um novo público e como fazer isso usando a internet, com algumas dicas eficientes.
1 – Saiba quem a sua persona é
Conhecer quem é o seu público é a melhor forma de criar conteúdos direcionados, que vão atrair novos clientes e ampliar a visibilidade da sua marca. Por isso, vale a pena investir na criação de personas.
De modo resumido, a persona é um personagem semi fictício, criado com base nas características da sua audiência. Assim, se a empresa deseja vender um creme para clarear o rosto, deve saber muito bem quem é a pessoa realmente interessada no produto.
Sendo assim, vale a pena levantar algumas informações sobre o público, com base em uma pesquisa de mercado ou por meio da análise de quem já é seu cliente.
Entre os dados mais usuais, destacam-se:
- Idade ou faixa etária;
- Localidade (onde mora);
- Gênero;
- Estado civil;
- Nível socioeconômico;
- Escolaridade;
- Profissão;
- Preferências de compra.
Quanto mais informações a empresa coletar, melhor será o direcionamento das estratégias para alcançar novos públicos.
Importante ressaltar que quanto mais focada nas necessidades do cliente e personalizada for a abordagem da sua empresa, mais chances a marca tem de conquistar o público e ganhar a confiança dos usuários.
Por esse motivo, conhecer a sua persona é uma maneira de criar valor, tornando o relacionamento com o cliente muito mais próximo e pessoal.
2 – Produza conteúdo de qualidade
Quando alguém busca por “cabelo blindagem”, por exemplo, muito mais do que saber o preço do serviço, o usuário também quer saber mais sobre o procedimento, seus resultados, dicas e informações relevantes sobre a atividade.
Sendo assim, a internet trabalha de forma bastante diferente das mídias tradicionais. Por esse motivo, o segredo para conquistar novos públicos é justamente produzir conteúdos de qualidade e com alto grau de relevância.
Não é à toa que o marketing de conteúdo é o grande aliado das plataformas digitais.
Além de ampliar a sua marca, esses materiais são capazes de construir a autoridade da sua empresa no mercado.
Afinal de contas, quanto mais informações de valor o seu negócio compartilha, mais ele é bem-visto pelo público.
3 – Invista em SEO
O SEO (Search Engine Optimization) ou Otimização para os Mecanismos de Busca, consiste em um conjunto de estratégias para melhorar a classificação do seu conteúdo dentro dos buscadores, como o Google.
Hoje em dia, quando alguém procura por aluguel de espaço comercial, por exemplo, é bem provável que a pessoa faça uma busca no Google primeiro. Daí a importância de ter uma boa classificação para conquistar novos potenciais clientes.
O SEO trabalha com várias ações, incluindo:
- O emprego de palavra-chave nos conteúdos;
- A construção de uma rede de links e menções;
- O oferecimento de uma experiência positiva aos usuários;
- A boa navegabilidade em dispositivos móveis.
Portanto, a otimização é feita tanto no nível da produção de conteúdo quanto na programação.
Em geral, o SEO é uma estratégia a longo prazo. Isso quer dizer que a sua empresa não vai conquistar novos públicos com a divulgação de uma sala reunião pequena do dia para a noite. Mas, aos poucos, é possível ampliar consideravelmente o tráfego para o seu site.
4 – Tenha uma abordagem mais pessoal
Em algum momento do contato com o cliente, seja por e-mail, redes sociais ou conversas na sua plataforma de atendimento, é necessário tornar o relacionamento mais pessoal.
Isso não quer dizer que você precisa falar com os leads (potenciais clientes) como se fossem amigos íntimos, mas sim, adicionar um toque de personalização durante o contato, atendendo às necessidades dos consumidores.
Lembre-se que em qualquer relacionamento de vendas, seja em uma aula de canto iniciante, comercialização de produtos ou venda para outras empresas, é um processo que envolve pessoas.
Portanto, mostrar esse contato humano é uma boa maneira de conquistar os clientes e ampliar o seu negócio no mercado, abarcando novos públicos para a marca.
Além do mais, ao tornar a abordagem mais pessoal, é possível potencializar as estratégias de pós-venda, fazendo com que os clientes queiram comprar novamente com a sua empresa, algo que aumenta a lucratividade do negócio.
5 – Invista em ferramentas de automação
As ferramentas de automação de marketing tornam suas estratégias muito mais eficazes, principalmente, quando a intenção é conquistar novos clientes.
Por meio delas, a sua empresa é capaz de compartilhar conteúdos devidamente segmentados, respeitando os interesses de cada usuário, o estágio em que estão no funil de vendas, e principalmente, as demandas do cliente.
Nesse sentido, a automação do e-mail marketing, por exemplo, direciona a mensagem certa sobre aula de piano para iniciantes, de acordo com as informações previamente levantadas do público.
Além do mais, essas ferramentas contribuem para o aprimoramento das iniciativas de marketing, já que elas geram relatórios detalhados de desempenho.
Dessa forma, é possível avaliar se uma estratégia está, de fato, contribuindo com os resultados positivos da marca ou é necessário refazê-la.
Hoje em dia, é possível encontrar diversos tipos de ferramentas de automação, inclusive softwares personalizados, conforme as necessidades da sua empresa.
6 – Treine os seus colaboradores
O treinamento dos colaboradores é fundamental para a atração de novos públicos, seja pela internet, telefone ou presencialmente.
No entanto, vale lembrar que cada um dos espaços e ambientes tem a sua própria metodologia, por isso, os funcionários devem estar preparados para realizar a melhor abordagem.
Com o treinamento, é possível orientar a fórmula ideal para se relacionar com os clientes, compartilhar conteúdos e formular estratégias de marketing.
Por isso, todos os colaboradores devem ser devidamente treinados, até o motoboy delivery da empresa.
Importante destacar que o seu cliente não é ingênuo, ou seja, ele sabe quando o seu negócio está “forçando” um relacionamento e quando o faz de maneira natural. É aí que o treinamento entra.
Afinal de contas, ninguém gosta de uma abordagem forçada. Assim, quanto mais treinados são os colaboradores, melhor é a abordagem, o relacionamento, e consequentemente, mais fácil é conquistar novos públicos.
7 – Mantenha uma comunicação nos diferentes canais
A internet tem um grande potencial comunicativo. Muito disso, deve-se à diversidade de canais de comunicação, como as redes sociais, websites, e-mails, aplicativos de mensagens instantâneas, entre outros.
No entanto, nem sempre é fácil conciliar estratégias em todos esses canais. Mas, se a intenção da sua empresa é conquistar novos públicos, vale a pena manter um relacionamento contínuo com os usuários em cada plataforma.
Por esse motivo, escolha as redes que fazem sentido para a marca e seus clientes. Por exemplo, de nada adianta investir no LinkedIn, se o seu público não está lá.
Ao escolher as plataformas, também é importante manter uma comunicação efetiva com seus usuários, em especial nas redes sociais.
Afinal de contas, mais do que canais para compartilhamento de conteúdos, elas também são vistas como espaços de diálogo com a marca.
Lembre-se que os usuários querem se sentir valorizados, portanto, não se pode ignorá-los ou respondê-los de forma ríspida.
Isso pode ter consequências negativas para a sua empresa, ainda mais com a dinâmica viral da internet.
Conclusão
As novas tecnologias da informação e da comunicação (TICs) transformaram o relacionamento dos clientes com as empresas, tornando o contato muito mais próximo, íntimo e rápido.
Isso contribuiu para melhorar o engajamento dos consumidores com a marca, ao mesmo tempo em que abriu espaço para a ampliação de públicos, sem fronteiras geográficas.
Apesar disso, nem sempre é tão fácil assim conquistar uma nova audiência. Por isso, o artigo de hoje trouxe algumas dicas que podem melhorar as estratégias de marketing e contribuir para melhorar a reputação da marca.
Dessa forma, a sua empresa poderá alcançar grande expressividade na internet, e consequentemente, aumentar suas vendas e o número de potenciais clientes.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.