PZ Soluções Interativas | Criação de sites

Como os vídeos curtos das redes sociais podem te ajudar a vender?

Você está aqui:

As redes sociais são uma importante ferramenta de negócios nos dias de hoje. Para conseguir aprimorar o relacionamento entre marca e cliente, é essencial atrair a atenção do consumidor para um conteúdo de qualidade.

Hoje em dia, muitas pessoas têm investido na produção de conteúdo audiovisual para conseguir alcançar um público maior. Isso porque esse tipo de material é de fácil assimilação.

As redes sociais têm alcançado cada vez mais pessoas, que se criam perfis buscando conteúdos interessantes e criar interação entre pessoas. Por isso, quanto mais diferenciado for seu conteúdo, maiores as chances de encontrar o público ideal.

Redes sociais

Hoje em dia, um vídeo para vender um computador novo pode ter muito mais força que uma propaganda mais tradicional, como um texto descritivo.

As empresas estão cada vez mais investindo em peso nesse tipo de publicidade e, desse modo, é importante se destacar com publicações capazes de prender a atenção dos clientes, e uma das principais tendências nesse campo é a produção de vídeos. 

Esse tipo de conteúdo tem um forte apelo com o público não só por trabalhar a imagem e manter a atenção do espectador, mas porque é um tipo de mídia que cativa o consumidor.

A tendência também se solidificou com o aumento de usuários em plataformas móveis, como celulares e tablets. Isso porque os vídeos são de consumo muito mais fácil nestes dispositivos, enquanto textos acabam ficando defasados por conta das telas pequenas.

A maioria das plataformas de vídeo já possuem todo um trabalho de responsividade, onde o próprio ambiente virtual se adapta ao equipamento que está tentando acessar o material.

Por isso, acaba tornando-se uma excelente ferramenta para empresas que não possuem um site já pronto. Ademais, o conteúdo em vídeo tem cada vez mais substituído páginas complexas e com manutenção de alto custo.

Além do mais, o conteúdo do vídeo pode variar. Uma empresa de instalação predial elétrica pode criar um vídeo institucional que mostre seus operários trabalhando, por exemplo.

Por que utilizar vídeos curtos nas redes?

Em todas as redes sociais, o uso de vídeos deve ser especificamente planejado. Isso porque o conteúdo deve estar de acordo com os padrões de uso dos seus clientes. 

Por se tratar de uma fonte rápida de informações, muitas vezes as pessoas perdem o interesse em vídeos longos.

Por isso, é crucial identificar quais são as vantagens oferecidas ao produzir conteúdo em vídeo para as redes sociais. Os benefícios acabam sendo muito interessantes para qualquer empresa, que pode começar a utilizar essas ferramentas com mais frequência.

Assim, uma pessoa que faz lembrancinha de maternidade diferente pode criar um vídeo para divulgar seu trabalho, mostrando com mais detalhes o produto final, promovendo um aumento nas vendas de seus produtos.

Conheça, a seguir, alguns dos motivos para você usar agora mesmo os vídeos como um meio de vendas nas redes sociais!

Velocidade na informação

Textos, principalmente os mais longos, demandam um tempo e atenção que muitas vezes as pessoas não têm disponível. Por isso, o conteúdo em vídeo nas redes sociais acaba se sobressaindo, uma vez que as informações passadas são rápidas e de fácil absorção.

Um vídeo curto acaba tendo um resultado muito melhor, principalmente se você conseguir captar o interesse do cliente nos primeiros segundos. Assim, ele irá procurar mais informações sobre a sua empresa e tentará iniciar um relacionamento.

Se uma pessoa deseja uma lembrancinha com chocolate poderá acabar se interessando muito mais pelos seus produtos se você tiver vídeos que chamem sua atenção, pois muitas pessoas passam horas do dia consumindo conteúdo em vídeos pela sua praticidade.

Aumentando suas vendas

Vídeos são uma forma muito mais fácil de passar sua ideia e apresentar um produto. Por isso, muitos consumidores se sentem mais à vontade para consumir um item de empresas que investem nesse tipo de conteúdo.

Por isso, ao criar conteúdo em vídeos, você possibilita uma melhor abordagem de seus produtos ou serviços, garantindo uma maior confiança entre seu público-alvo e você.

O ideal para garantir um bom engajamento é buscar uma equipe de profissionais em audiovisual, afinal, conteúdo muito amador pode não passar a credibilidade e profissionalidade que você está procurando.

Ao criar um vídeo sobre as vantagens de uma bermuda tactel elastano, por exemplo, você acaba possibilitando que mais pessoas comprem o produto com você.

É preciso transformar toda a experiência audiovisual do cliente em uma conversão de vendas, por isso, disponibilizar conteúdo de qualidade direcionado para o objetivo da empresa é uma ação fundamental.

Engajando-se nas plataformas corretas

Um dos principais passos para a sua empresa se estabelecer dentro da internet é identificar onde você deve ficar. Estudar seu público-alvo para conhecer seus padrões e costumes, e saber quais são as principais plataformas que eles frequentam é essencial.

A maioria das redes sociais hoje em dia possui conteúdo audiovisual, mas é preciso identificar o tipo de vídeo que você gostaria de publicar antes de começar a gravar. 

Isso porque o público da sua confecção de uniformes já pode ter algum padrão de espectador, e vale a pena investir nesse tipo de padrão para a gravação.

Com isso, você não só garante a fidelidade daqueles que já acompanham sua marca, mas também acaba conquistando uma popularidade muito maior, por conta da qualidade do produto final apresentado.

Como vender usando seus vídeos?

Esta talvez seja a pergunta principal para se fazer em sua empresa. O conteúdo em vídeo tem resultados muito positivos, mas existem meios de fazer esse material funcionar e você de fato deve se atentar a todos os cuidados possíveis para não ter um impacto negativo.

Por isso, saber como alavancar suas vendas nas redes sociais usando o conteúdo em vídeo é uma atividade fundamental para o bom andamento da empresa.

1 – Definindo sua persona

A produção de audiovisual para publicidade não é um processo rápido, muito menos fácil. É preciso atenção e dedicação constante para a criação de conteúdos interessantes e adequados.

Por isso, definir uma buyer persona é a melhor forma de identificar que tipo de conteúdo seu público gostaria de consumir.

A persona nada mais é do que a idealização de um cliente, que é projetado com todos os detalhes possíveis para mostrar o que as pessoas desejam de sua marca.

Assim, os conteúdos de empresas de motoboy ou qualquer outro segmento do mercado são produzidos de maneira mais assertiva.

Quanto mais detalhes você tiver, melhor você conseguirá identificar o público-alvo que será impactado pela sua produção, conseguindo avaliar as vantagens da criação desse tipo de conteúdo.

2 – Utilize palavras-chave

Não adianta criar um bom conteúdo em vídeo se este não conseguir alcançar as pessoas. Para isso, é preciso definir as melhores palavras-chave para utilizar nas publicações e conseguir um bom engajamento.

Cada rede social tem sua forma de compartilhar conteúdo, e é importante deixar claro que as palavras-chave são um fator comum em todas. Isso porque essas keywords ajudam você a filtrar as buscas e encontrar os posts mais adequados.

Os usuários de redes sociais prezam pela qualidade da experiência. Por isso, evite usar palavras-chave de forma errada, uma vez que isso pode acabar se tornando uma publicidade negativa para seu negócio.

3 – Invista na qualidade de produção

A produção do vídeo, mesmo que curto, será o grande foco do seu trabalho. Entretanto, essa tarefa não é fácil, e muitas vezes tem um custo elevado. Por isso, é importante ter em mente uma série de fatores que podem acabar afetando a produção, como:

  • Custos de locação;
  • Equipamento e pessoal especializado;
  • Tempo de gravação;
  • Pós-produção e edição.

Todas essas etapas são fundamentais para criar um bom conteúdo, e é preciso saber utilizá-las corretamente para conseguir explorar melhor o material em vídeo nas redes.

4 – Conecte suas informações

O foco da produção de vídeos para redes sociais é vender seu produto ou serviço. Por isso, é importante criar uma integração entre todos os seus canais de contato. 

Garanta que no conteúdo audiovisual você conseguirá explorar links para seu site e suas outras plataformas.

Assim, todas as mídias acabam conversando entre si, gerando um maior engajamento para todas as suas plataformas. Um vídeo curto publicado em uma rede social pode levar para seu site, onde o cliente pode concluir a compra, por exemplo.

Ao mesmo tempo, um cliente interessado pode entrar em seu site e procurar o conteúdo em vídeo para tirar dúvidas e conhecer um pouco mais do produto ou serviço antes de efetuar a operação.

Um vídeo de qualidade pode até mesmo ser uma ferramenta para um vendedor que trabalhe em sua companhia. 

Isso porque ele pode usar o vídeo como argumento de venda, apresentando um formato interativo e interessante para os clientes que ele está tentando se engajar. 

Assim, uma pessoa que esteja precisando de um motoboy entregador lembrará de seu conteúdo quando precisar deste serviço.

Considerações finais

A produção de vídeos curtos é uma tendência que tem crescido mais a cada dia, e não parece estar perto de acabar. Por isso, é fundamental saber como e quando utilizar esse formato de engajamento para conseguir melhorar suas vendas.

Aliados as redes sociais, os vídeos podem ser uma excelente maneira de converter seus leads em clientes.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Serviços relacionados à

Como os vídeos curtos das redes sociais podem te ajudar a vender?

Tags usadas:

Como os vídeos curtos das redes sociais podem te ajudar a vender?

É um texto de direito reservado. Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal. – Lei n° 9.610-98 sobre os Direitos Autorais.