O advento da internet modificou o comportamento de consumo do público, pois além de impactar diretamente suas vendas, ela é capaz de ampliar o alcance da marca, aproximar o relacionamento com os clientes e, até mesmo, ultrapassar as barreiras geográficas.
De acordo com um levantamento realizado pela NZN Intelligence, 74% das pessoas preferem comprar pela internet do que em lojas físicas. No Brasil, mais de 155,4 milhões de usuários adquirem produtos e serviços online.
O estudo também mostrou que 37% dos entrevistados afirmam que realizam compras pela internet pelo menos uma vez ao mês. Ao mesmo tempo, mais de 70% da população brasileira já tem acesso à internet, segundo a TIC Domicílios.
Por conta disso, ter um site tornou-se praticamente obrigatório para as marcas que desejam se destacar no mercado e aumentar as vendas. Entretanto, 40% das 22 milhões das micro e pequenas empresas no Brasil ainda não possuem uma página na internet.
Os motivos são inúmeros, mas é possível mudar essa realidade.
No artigo de hoje, veja como possuir um site vai impactar nas suas vendas, bem como as vantagens de ter uma página web. Acompanhe a leitura!
8 vantagens de ter um site para a sua empresa
O site é o cartão de visitas online da sua empresa e, normalmente, é o primeiro local onde as pessoas vão buscar informações sobre produtos ou serviços.
Afinal de contas, é muito mais fácil encontrar uma camisa time futebol infantil personalizada na internet do que buscar pelo produto em várias lojas físicas.
Abaixo, confira as principais vantagens de ter um site para a sua empresa.
1 – Maior chance de ser encontrado
Quando se tem um site profissional, o seu negócio passa a ser encontrado por um número maior de pessoas, ainda mais porque elas não precisam se deslocar até um estabelecimento físico para conhecer a empresa.
Além do mais, ao investir em estratégias de SEO (Search Engine Optimization), ou otimização dos mecanismos de busca, é ainda mais fácil ser achado, pois o seu site passa a ter uma boa classificação no Google.
Dessa maneira, uma empresa que trabalha com impressão de cardápios, por exemplo, pode aplicar o SEO na produção de conteúdo, a partir de uma série de técnicas (como o uso de palavra-chave, link building, etc.), para conquistar um bom rankeamento.
2 – Domínio exclusivo
Diferentemente das redes sociais, um site permite que a sua empresa tenha um domínio próprio na internet.
Com isso, é possível construir um layout totalmente personalizado, de acordo com a identidade visual e conceito da marca, além de oferecer a oportunidade compra direta pela página.
Além disso, o site é da propriedade da empresa, o que significa que todas as informações cadastrais ficam acessíveis ao público por tempo indeterminado.
3 – Expansão dos limites geográficos
Com um domínio próprio, especialmente no caso de e-commerces (comércio eletrônico), é possível expandir os limites de atuação da empresa, oferecendo produtos para clientes fora da sua localidade.
Isso nem sempre é possível com um estabelecimento físico, já que a compra das mercadorias está diretamente relacionada com a presença do cliente no local.
Desse modo, uma empresa que faz camiseta personalizada para eventos pode divulgar o seu trabalho em outras cidades, estados e até mesmo países, desde que o empreendimento tenha condições para enviar os produtos.
4 – Aumento da divulgação
A internet é considerada um dos meios de comunicação mais usados em todo o mundo.
Por esse motivo, ter um site é a chance de obter maior visibilidade de marca e reconhecimento do mercado, já que a divulgação é muito mais ampla em comparação com os outros canais.
Para isso, vale a pena manter a sua página sempre atualizada, com informações pertinentes ao público-alvo e, em conjunto, investir em outras estratégias de marketing digital (redes sociais, blogs, materiais ricos, entre outros).
5 – Melhor relacionamento com os clientes
A internet não apenas mudou o comportamento dos consumidores em relação às compras, mas também impactou diretamente no relacionamento das marcas com os clientes.
Isso porque ela disponibiliza ferramentas de atendimento totalmente automatizadas e online, dispensando o tradicional SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor) por telefone.
Diante disso, quando um usuário deseja receber mais informações sobre um uniforme personalizado lanchonete, ele pode verificar conteúdos diretamente no site da sua empresa, ou até mesmo enviar uma mensagem personalizada pela própria página.
O avanço tecnológico também permitiu a introdução dos chatbots em muitos sites corporativos. Dessa maneira, os clientes obtêm uma resposta rápida, mesmo quando entram em contato fora do horário comercial.
Quanto melhor é o relacionamento da empresa com seu público, maior são as chances de fidelização dos clientes.
Como consequência, eles não somente têm confiança em comprar produtos e serviços do seu negócio, mas também se tornam promotores da marca.
6 – Facilidade na mensuração de resultados
Os estabelecimentos físicos dificilmente conseguem mensurar e armazenar dados de contato de todos que visitam a loja.
Por exemplo, há pessoas que vão até a empresa só para conhecer o produto e, sem a compra, não é possível ter informações pertinentes sobre os indivíduos.
No entanto, a internet facilita a mensuração de dados. Ao entrar em um site para buscar informações a respeito de um display personagens, por exemplo, a plataforma já levanta alguns aspectos importantes, como localidade, tempo de interação no site, etc.
Entre algumas informações coletadas na internet, destacam-se:
- Nome e faixa etária;
- Localidade;
- Comportamentos de compra;
- Preferências de assunto;
- Dados demográficos.
Além disso, com campanhas exclusivas de marketing, como as landing pages, é possível coletar ainda mais dados a respeito da audiência, para elaborar estratégias assertivas de divulgação e comunicação.
7 – Destaque da concorrência
No Brasil, o percentual de micro e pequenas empresas que ainda não têm um site é grande. Por conta disso, construir um domínio próprio para o seu negócio pode ser a chance de se destacar da concorrência e conseguir aumentar as vendas.
Afinal de contas, além de transmitir maior profissionalismo e credibilidade, o site é uma maneira de compartilhar informações com o público, tornando a decisão de compra mais simples e rápida.
Pense por um momento: você preferiria adquirir uma tag personalizada para laços com uma empresa que oferece informações na internet ou ter que se deslocar para descobrir estabelecimentos físicos que comercializam o produto?
É bem provável que você opte pela primeira opção. O mesmo vale para o restante dos seus potenciais clientes.
8 – Redução de custos
Segundo um estudo realizado pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), os clientes preferem realizar compras online pela comodidade (51%) e rapidez (26%).
Vale também destacar, ainda, pela disponibilidade de produtos mais baratos (55%).
Essa queda de preço de muitos produtos ou serviços ocorre devido à redução de custos de manutenção dos e-commerces, já que é muito mais barato manter um site na internet, do que um estabelecimento físico.
Por conta disso, muitos empreendedores estão migrando para as plataformas online, além de ser uma ótima oportunidade para quem deseja abrir um negócio mas não tem tantos recursos financeiros à disposição.
Assim, uma empresa que vende adesivo plástico personalizado, por exemplo, pode ter um maior lucro financeiro se reduzir despesas, como o aluguel, contas de energia e água, insumos, entre outros.
Como investir em um site para a sua empresa?
Hoje em dia, existem diversas plataformas adequadas para a criação de sites. Inclusive, algumas delas oferecem planos diferenciados para as empresas, tornando todo o processo muito mais simples e rápido.
O aconselhável é verificar qual plataforma é ideal para o seu negócio, de acordo com os objetivos da sua empresa.
Importante ressaltar que ter um site também é algo que demanda planejamento. Engana-se quem pensa que o projeto somente é necessário para lojas físicas. Ao contrário, as páginas web exigem um plano completo, para detalhar o layout, a programação e o design do site.
Para quem deseja destacar-se ainda mais da concorrência, é possível investir em outras estratégias de vendas online.
Um exemplo é produzir um software para loja de brinquedos, para aumentar o alcance em dispositivos móveis (tablets, celulares e smartphones).
Além disso, não se pode esquecer das redes sociais, que ao longo do tempo se tornaram fundamentais para ampliar a divulgação das empresas e iniciativas de marketing digital.
Conclusão
O avanço rápido da internet modificou o comportamento dos consumidores atuais, oferecendo inúmeras facilidades e praticidades, dispensando a presença física para a compra de produtos e serviços.
Por conta disso, ter um site é fundamental para as empresas que desejam se destacar da concorrência e sobreviver às mudanças do mercado. Afinal, as perspectivas para o futuro é o crescimento ainda maior da presença online.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.