4 dicas que vão te ajudar a criar um layout para o seu site

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O processo de criar um layout para o seu site é tão importante quanto tê-lo, isso porque ele vai deixar as páginas com uma aparência e usabilidade melhor, agradando o usuário.

O site é um canal essencial para que qualquer marca possa ter mais visibilidade na internet e atrair mais pessoas interessadas no que ela tem a oferecer.

Criar um layout

Essa plataforma melhora até mesmo as vendas, pois pode funcionar como uma vitrine virtual, onde o visitante escolhe os produtos que deseja comprar, sem precisar sair de onde está.

O atendimento ao cliente também acontece pelo site, o que acaba por facilitar esse procedimento, dispondo para o público uma forma a mais de entrar em contato com a empresa.

É essencial lembrar que muitas ações de marketing são direcionadas aos sites, como o marketing de conteúdo, a otimização de buscas, etc. Dessa forma, uma empresa que não possui esse canal, acaba sendo desprestigiada e descredibilizada.

No entanto, também é preciso pensar no design do seu site como uma importante identidade. Por isso, neste artigo, vamos falar sobre a importância dessa plataforma, dar dicas para construir um bom layout, bem como apontar seus benefícios. Acompanhe!

A importância de ter um site

Quando vamos buscar alguma informação na internet, somos direcionados pelo Google aos sites que oferecem os dados sobre aquilo que pesquisamos, de acordo com as palavras-chave. Ou seja, são nos sites que geralmente encontramos a resposta.

Por isso, se alguém pesquisar sobre sinalização horizontal para deficientes físicos, vai se deparar com sites de empresas e pessoas especializadas no assunto, que esclareçam todos os pontos relacionados a essa sinalização.

Dessa forma, podemos começar a entender a importância para uma marca de ter seu próprio site, e uma delas diz respeito à credibilidade.

As pessoas estão cada vez mais conectadas por meio de seus aparelhos móveis. Com isso, a qualquer momento do dia ou da noite, quando têm alguma dúvida, elas usam seus tablets ou smartphones para pesquisarem alguma coisa.

Por outro lado, quando procuramos determinada marca na internet e não encontramos seu site, além de a considerarmos um tanto desatualizada, podemos nos sentir desconfiados. Chega a ser estranho uma empresa não estar na web, não é mesmo?

Além disso, é por meio do site que as empresas vão trabalhar suas estratégias de marketing em busca de seus resultados.

Por exemplo, para uma agência de viagens, trabalhar suas campanhas de marketing é tão importante quanto desenvolver um bom folder turístico.

Isso acontece porque é por meio dessas ações que a empresa atrai potenciais clientes, constrói relacionamentos, garante experiências positivas e aumenta o número de conversões.

Da mesma forma, o site intensifica as vendas, porque ele quebra barreiras geográficas comuns da loja física. Afinal, é possível fazer negócio com qualquer pessoa do Brasil ou até mesmo do exterior.

Juntamente com boas ações em marketing digital e profissionais adequados, o site também pode conquistar novos clientes.

Isso porque essas ações deixam a plataforma mais prática, bonita e atraente, tornando o usuário mais confiante para se comprar algum produto ou serviço.

As ações veiculadas pelas redes sociais também são beneficiadas, uma vez que é possível colocar o link do perfil da empresa em cada uma delas no site.

Além disso, a marca pode usar essas mídias para divulgar seu endereço na web, o que também colabora para aumentar o tráfego nele.

As conversões também melhoram, uma vez que a empresa consegue divulgar seus produtos e serviços, como impressão digital a3.

Tudo isso é feito de forma visual, dinâmica e muito atraente para os consumidores, o que melhora ainda mais a experiência dos usuários enquanto navegam nas páginas.

Um site igualmente estimula uma relação mais dinâmica, que aproxima cliente e marca, como a criação de landing pages, que também estimula de maneira positiva a decisão de compra ou fechamento de contrato.

Essas ações positivas só vão acontecer se a empresa for encontrada pelos usuários. Como já dissemos, as pessoas estão realizando constantes pesquisas na internet, e a maioria usa buscadores como o Google para obter essas informações.

Todas as empresas têm seu próprio endereço na web, por isso, quem não possui site, não é encontrado..

No entanto, essa ação isolada não é suficiente. É necessário investir em algumas estratégias que otimizam o site, como o SEO (Search Engine Optimization), ou otimização para mecanismos de busca, além de um bom layout para a página.

É com isso que a marca consegue se destacar e ser encontrada antes de sua concorrente.

Em outras palavras, se o usuário pesquisar sobre ribbon zebra p310, por exemplo, ele vai encontrar nas primeiras posições os sites que investem em um bom layout. Mas de que maneira fazer isso?

Dicas para criar um bom layout

O site da empresa é a porta de entrada para o primeiro contato entre ela e seu principal cliente. Por isso, é importante que ele carregue a identidade da marca em seu layout.

Isso é o que diferencia uma plataforma da outra, mas, de qualquer forma, existem alguns elementos que são importantes para todos eles, como:

  • Espaçamento entre elementos;
  • Imagens personalizadas;
  • Busca interna;
  • Convites para interação.

Além desses itens, existem alguns pontos relacionados ao design de um sítio na web que merecem atenção, sendo:

1 – Buscar referências

Existem milhares de páginas na internet que oferecem essas referências, fazendo com que os negócios, como uma fabricante de wobbler display, acertem no layout de seu site.

Elas ajudam a dar ideias de como o site será organizado, dentro de uma lógica de usabilidade que beneficie o usuário.

2 – Comunicação objetiva

Ter comunicação objetiva também é importante, uma vez que isso melhora a usabilidade da plataforma. O usuário precisa entender como ele funciona com facilidade e encontrar tudo o que precisa.

As informações precisam estar bem localizadas, dentro daquele velho padrão que já conhecemos e que todo site deve ter, que são itens linkados como a “Home”, “Serviços”, “Quem somos”, entre outros.

Esse padrão é importante, porque ele permite localizar melhor as informações e torna o uso das páginas mais intuitivo.

Dessa forma, se o visitante quer saber informações sobre adesivo plástico personalizado dentro do site de uma gráfica, ele sabe onde deve clicar para encontrar.

3 – Espaçamento entre elementos

É ele quem dita o fluxo visual e a velocidade de leitura, e para que ele esteja adequado, é importante escolher o elemento central e se certificar de que as informações estão organizadas, permitindo espaços consistentes entre os elementos.

Os botões de conteúdo também precisam ser destacados e sem desviar a atenção do usuário com itens sem importância.

4 – Navegação

A navegação deve ser simples, fácil de entender e de ser usada, contendo menus simplificados, que não sobrecarreguem o usuário.

Para isso, é necessário equilibrar a navegação, levando em conta que quanto mais itens no menu, menor é a profundidade de cada um.

O ideal é optar por padrões de navegação convencionais, pois diferenças exorbitantes do comum confundem o usuário, que está acostumado com um padrão presente em todas as plataformas que acessa.

Exemplo disso é quando ele acessa o site de uma gráfica que faça banner impressão digital e encontra o menu principal no header, um logo que o direcione para a home, dentre outras características que os sites têm em comum.

Benefícios de um bom layout

É difícil de imaginar que um site possa ter um bom desempenho se não tiver uma boa formatação visual.

Esse pensamento está baseado em situações corriqueiras, como quando não gostamos da “cara” do site, quando ele trava muito ou quando não conseguimos mexer nele.

Pensando por esse lado, é mais fácil listar quais as vantagens que um bom layout pode trazer para empresas fabricantes de placas informativas para restaurantes ou qualquer outro tipo de negócio.

Um dos principais é o fato de que um site com bom layout causa uma boa primeira impressão para o visitante. Quando isso acontece, o potencial cliente se sente mais atraído e também confiante para ter um contato maior com a empresa.

O layout de qualidade também melhora a exposição dos produtos, levando em conta os dois tipos principais de compra: a planejada e a por impulso.

Com isso, eles são organizados de maneira que estimule os clientes a comprar o que estão visualizando no site.

Conclusão

O site, assim como o espaço onde está localizado uma empresa, precisa ser bem organizado e causar uma boa impressão aos visitantes.

Assim como as pessoas não se sentiriam bem dentro de uma loja bagunçada, elas também não gostam de um site desorganizado, que não facilite seu uso e que não leve até elas as informações que precisam.

Isso significa que é importante investir no cuidado dessas plataformas – principalmente no layout, que é o cartão de visitas do seu site – para que elas sejam agradáveis e práticas aos seus visitantes, facilitando o surgimento de boas oportunidades de negócio.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

 

4 dicas que vão te ajudar a criar um layout para o seu site

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