Chatbot: Como essa tecnologia impacta na navegação dos usuários?

Você está aqui:

Várias ferramentas facilitam o dia a dia de empresas e de pessoas. Uma delas, que tem ganhado cada vez mais usuários é o chatbot, que traz uma forma interessante de comunicação dinâmica e automatizada.

Que o atendimento ao cliente é uma das áreas mais importantes de uma companhia, disso ninguém duvida. É por meio de um bom relacionamento com os os seus consumidores que o estabelecimento consegue fidelizar o público e conquistar fãs para a sua marca.

Nesse sentido, investir em melhorias nos recursos utilizados para a comunicação com o seu público é essencial.

Afinal, uma instituição que ofereça aula inglês infantil deve estar devidamente preparada para prestar um atendimento de qualidade aos potenciais clientes interessados nos seus serviços, uma vez que isso pode fazer toda a diferença no fechamento de um contrato.

Quando o assunto são as lojas virtuais, é possível prever o quanto um recurso de comunicação a distância com os visitantes do site torna o processo de compra mais simples e eficaz.

É pensando nessas facilidades que o empresário deve buscar soluções para garantir uma ponte que vai ligar a sua empresa aos seus clientes, gerando oportunidades cada vez melhores para o seu negócio.

O chatbot é uma dessas alternativas, tendo ganhado adeptos nos mais diversos tipos de estabelecimentos. Se você se interessa pelo tema e quer entender como essa ferramenta pode impactar nos seus resultados, este artigo é para você.

Então, siga na leitura dele e conheça alguns argumentos que provam o quanto um chatbot pode ser essencial para o seu tipo de negócio.

O que é um chatbot?

Ao entrar no site de um espaço de coworking, é comum que o visitante navegue por várias seções. Depois, é possível que ele queira tirar dúvidas sobre um determinado assunto, e para isso, busque por um dos canais de comunicação do estabelecimento.

Entre os principais meios de relacionamento com o cliente, oferecidos por diversas empresas, é possível encontrar:

  • Telefone;
  • Mensagem no site;
  • E-mail;
  • Redes sociais;
  • Chatbot.

O telefone, as mensagens no site, o e-mail e até mesmo as redes sociais são meios de comunicação eficientes. Afinal, eles permitem que o usuário possa obter a informação que deseja sem grandes dificuldades.

No entanto, vale mencionar que, em alguns casos, os visitantes de um site dependem de agilidade. Ou precisam da informação de modo instantâneo, ou não dispõe de um aparelho para realizar uma ligação naquele momento.

Para tornar esse atendimento ao público mais dinâmico, existe o chatbot: uma ferramenta que funciona de modo automatizado, fornecendo aquilo o que o cliente quer saber ou encaminhando-o para ser atendido por um funcionário da empresa.

O chatbot é um software que utiliza robôs para a sua automação. Assim, uma loja virtual que atue com a venda de aparelho academia deve configurar a ferramenta com as mensagens principais que serão enviadas sempre que um usuário acessar o chat.

Esse comunicador costuma ser bastante eficiente e agilizar a rotina de um estabelecimento por proporcionar que a equipe responsável por responder mensagens no chat seja direcionada para outras atividades, enquanto o robô realiza o atendimento virtual.

Em geral, muitas das dúvidas que são encaminhadas por ali são de simples resposta. O horário de atendimento da loja, a solicitação de endereço, a consulta de procedimento para a troca de um produto podem ser respondidas de modo automático.

O chatbot é um software que pode ser integrado com vários tipos de plataformas, tais como o WhatsApp, o Facebook Messenger, o Telegram, sites de diferentes segmentos e em sistemas de call center, e por isso é uma ferramenta cada vez mais indispensável.

Quais as funções de um chatbot para os seus usuários?

Uma escola que oferece aula de canto iniciante e percebe a sua necessidade de incluir o chatbot como uma ferramenta importante de atendimento ao cliente, pode utilizá-lo para diferentes ações.

Além do formato mais básico para tirar dúvidas dos clientes, os chatbots ainda podem ser usados para a realização de pesquisas de satisfação, ajudando a empresa a entender melhor qual a opinião do público a respeito dos seus produtos e serviços.

Para os e-commerces, uma das funções pode ser a de oferecer o suporte necessário para a conclusão de um pedido. Cálculo do frete, ou prazos de entrega podem ser dúvidas do comprador que serão sanadas por via do chatbot.

Estabelecimentos como hotéis, restaurantes, consultórios e instituições que promovem aula de bateria iniciante têm a opção de oferecer um sistema de reserva por esse canal de atendimento, ajudando o cliente a agendar o seu horário facilmente.

Por fim, vale mencionar que o chatbot também pode ser um meio de garantir um suporte completo para o cliente no pós-venda, sendo, por isso, uma ótima opção para prestar o atendimento que o consumidor espera depois de comprar na sua loja.

Essas são apenas algumas das principais funções que o chatbot pode oferecer para os seus usuários, o que mostra o quanto ele é importante para os mais diferentes tipos de segmentos do mercado.

Por que usar um chatbot na minha empresa?

O uso do chatbot pode ser de suma importância para que uma empresa de instalação fechadura eletrônica, ou qualquer outra de diferente setor, otimize os seus atendimentos atualmente.

Isso porque o software mostra uma série de razões para ser implementado, e conhecer algumas delas pode ser fundamental para quem ainda está em dúvida sobre usar essa ferramenta no departamento de relacionamento com o cliente.

1. O chatbot é econômico e produtivo

A implementação do chatbot dentro de uma empresa pode apresentar um custo-benefício bastante interessante. Isso porque ele diminui a necessidade de ter uma grande equipe de funcionários contratados apenas para atender ao público.

Até mesmo os colaboradores que já estavam empenhados em responder ao chat podem ser realocados para áreas mais estratégicas, o que gera economia de custos e aumento de produtividade.

2. O chatbot oferece atendimentos personalizados

Ao contrário do que se imagina, a configuração de um chatbot não elimina um contato mais direcionado com os clientes.

Com os ajustes necessários, é possível oferecer um suporte totalmente personalizado, principalmente porque o recurso por trás dos robôs é o da inteligência artificial, que possibilita ações de relacionamento cada vez mais assertivas.

O machine learning, ou seja, o aprendizado da máquina é outra vantagem desse recurso, e é o que influencia no aprimoramento do atendimento via chatbot.

3. O chatbot funciona em qualquer horário

O site de um chaveiro 24hs precisa estar disponível para receber chamados dos seus clientes, de maneira que eles possam solicitar o serviço no momento em que precisarem dele.

O chatbot é uma das melhores formas de solucionar essa questão, uma vez que ele não possui restrições quanto ao horário de funcionamento.

Assim, o atendimento por chat fica disponível 24 horas por dia e 7 dias por semana, o que aumenta a possibilidade de conseguir novos clientes de forma simplificada e dinâmica.

4. O chatbot ajuda a coletar dados importantes

Uma empresa que deseja crescer deve sempre considerar as preferências do seu público, e saber como conhecer diferentes dados disponibilizados por ele é fundamental.

Ao entrar no chatbot do site de uma academia em busca de aula de natação para iniciantes, o visitante pode preencher um pequeno formulário pelo próprio software, no qual ele oferece dados a respeito do que ele deseja encontrar ali.

Dessa forma, o estabelecimento consegue obter informações de diferentes perfis de pessoas e, com isso, elaborar os melhores planos para atender aos clientes.

5. O chatbot contribui para formar uma lista de leads

Entre os dados que podem ser coletados no chatbot, é possível mencionar o endereço de e-mail ou o número de telefone dos clientes, que são indispensáveis para a formação de uma lista de leads.

Esses contatos podem ser utilizados futuramente para um trabalho em funil de vendas, o que ajudará a empresa a obter bons resultados em uma campanha de marketing para aumentar o número de pedidos recebidos.

Considerações finais

Os argumentos mencionados acima mostram o quanto o chatbot pode ser uma solução prática para qualquer tipo de negócio, trazendo retornos positivos para a empresa de modo geral.

Vale a pena mencionar que a implementação de um chatbot demanda conhecimento técnico para que ela seja feita de maneira eficaz e correta, com todos os recursos necessários para um bom atendimento ao cliente.

Sendo assim, é fundamental buscar o auxílio de um profissional com experiência na área, o que garantirá o funcionamento do chatbot no site da sua companhia.

Se você reconhece que o chatbot é a ferramenta que falta para impactar positivamente a navegação dos usuários no seu site, não deixe de investir nela o quanto antes, e tenha a certeza de conquistar os seus visitantes com maior facilidade.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

 

Chatbot: Como essa tecnologia impacta na navegação dos usuários?

É um texto de direito reservado. Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal. – Lei n° 9.610-98 sobre os Direitos Autorais.

WhatsApp chat