PZ Soluções Interativas | Criação de sites

Quais são as melhores estratégias de marketing digital que podem gerar um retorno a curto prazo?

Você está aqui:

O marketing digital é muito eficiente para a divulgação dos negócios na internet. Além das várias estratégias praticamente gratuitas, os resultados são bastante proveitosos, diante do boom da internet e das redes sociais na vida das pessoas.

No entanto, muitas empresas procuram (e precisam) de um retorno a curto prazo, seja para sanar um investimento inicial feito na abertura do empreendimento, ou mesmo para melhorar o desempenho da marca.

Claro que, não se pode excluir as estratégias a longo prazo, uma vez que elas contribuem para a continuidade da presença da empresa no ambiente online, além de oferecer dados a respeito do público que são fundamentais para a construção de um planejamento assertivo.

Marketing Digital

Hoje, os esforços de marketing concentrados no ambiente digital são inúmeros: desde a produção de conteúdo, até à construção de páginas totalmente interativas, para melhor experiência do usuário.

O artigo de hoje vai concentrar algumas dicas das melhores estratégias de marketing digital que podem gerar um retorno a curto prazo. Dessa forma, é possível investir nessas ações e, ao mesmo tempo, continuar o planejamento de novas campanhas. Acompanhe o texto!

1 – Invista em anúncios patrocinados

Os anúncios patrocinados, também chamados de links patrocinados, consistem em uma propaganda paga na internet, que pode aparecer em diversos canais (redes sociais, Google, blogs, entre outros).

Normalmente, quando se fala em estratégia de marketing digital a curto prazo, esses conteúdos são os mais efetivos, justamente porque o patrocínio permite uma visibilidade maior da marca.

Há vários formatos de anúncios disponíveis, sendo que os principais são divididos em:

  • CPC (custo por clique);
  • CPM (custo por mil impressões);
  • CPA (custo por ação);
  • CPV (custo por visualização).

Desse modo, o tipo de link patrocinado escolhido dependerá diretamente dos objetivos da empresa e a disponibilidade de investimento.

Sendo assim, se uma auto escola para deficientes auditivos quer aumentar o seu reconhecimento no mercado, um anúncio de custo por visualização pode ser satisfatória para a sua estratégia.

Porém, é preciso analisar se o valor do anúncio abarca a possibilidade do estabelecimento.

Não é recomendável investir além do orçamento da empresa, pois isso pode prejudicar o caixa do seu negócio, bem como o retorno da campanha.

2 – Faça promoções em datas comemorativas

As datas comemorativas são ótimas oportunidades para ter resultados a curto prazo, visto que as pessoas querem aproveitar o momento para adquirir algo novo.

Por exemplo, no começo de ano, é comum que muitas pessoas procurem novas perspectivas e desafios, com várias mudanças de cidade. Aqui, é uma ótima forma de abrir uma oferta para transferência de cnh para outro município.

As datas comemorativas festivas também gerar um excelente retorno. Períodos como Natal, Páscoa, Dia das Crianças, entre outras celebrações, são momentos ideais para divulgar o seu produto ou serviço.

3 – Ofereça algo usado por uma celebridade

Uma maneira muito eficiente de conquistar resultados a curto prazo é mostrar que o produto ou serviço foi usado por alguma celebridade famosa. No marketing digital, é possível ir além, incluindo os chamados “influenciadores”, que são os famosos da internet.

Dessa forma, a empresa pode convidar um youtuber para falar o quanto ele está contente com o serviço de polimento cristalizado em moto e indicar o procedimento para os seus seguidores.

De acordo com um levantamento feito pelo Google, cerca de 70% dos jovens entre 13 a 19 anos são mais influenciados por youtubers do que por celebridades da televisão. 

Além disso, vídeos de nativos digitais (que se apresentam só na internet) recebem 12 vezes mais comentários e duas vezes mais engajamento do que conteúdos de famosos da TV ou cinema.

Quando se firma uma parceria de marketing de influência, também é possível aprimorar o gatilho da prova social. Afinal de contas, o público percebe que tal influenciador testou o serviço de vitrificação de pintura moto e, por isso, está recomendado o procedimento.

Inclusive, hoje em dia, o Instagram e o YouTube são considerados os melhores canais para a promoção de estratégias de marketing digital com influenciadores.

4 – Compartilhe conteúdo gratuito

Todo mundo gosta de receber materiais gratuitos, ainda mais se o assunto for de interesse do público-alvo.

Por essa razão, uma das estratégias de marketing responsáveis por gerar um retorno a curto prazo é justamente a produção de conteúdo valioso aos usuários, porém, disponibilizado gratuitamente para acesso.

Além do mais, esses materiais podem ser usados para aumentar a sua lista de contatos e gerar mais leads (potenciais clientes), principalmente quando se oferece conteúdo aprofundado sobre o tema, indo além de blog posts.

Por exemplo, a empresa pode elaborar um e-book com conteúdos que caem na prova para adição de categoria cnh vencida e, em troca do material, pedir o contato do usuário.

Com essa ação, é possível ter o e-mail do lead e nutri-lo com conteúdo relevante, aumentando as chances de compra e melhorando o relacionamento entre o cliente e marca.

5 – Atualize periodicamente as redes sociais

As redes sociais tornaram-se famosas entre as estratégias de marketing digital, especialmente para as empresas que desejam obter resultados a curto prazo.

Isso deve-se à própria dinâmica dessas plataformas, que é muito rápida, versátil e efêmera, além do potencial para atingir um grande número de pessoas.

Atualmente, o número de usuários nas redes sociais vem crescendo exponencialmente, com mais de 3,2 bilhões de pessoas – o que é quase a metade da população mundial. A perspectiva é que essa quantidade cresça ainda mais nos próximos anos.

Sendo assim, recomenda-se manter o perfil nas redes sociais sempre atualizado, seja com anúncios pagos, como a divulgação de um motor audi v8, seja com conteúdos interessantes (compartilhamento de blog posts, vídeos, entre outros).

É interessante focar em mais de uma rede social, principalmente as mais famosas. Sendo assim, o Instagram e o Facebook lideram o ranking entre as plataformas populares na internet, mas também o YouTube e o Pinterest.

Por esse motivo, vale a pena avaliar qual rede pode oferecer melhores resultados para o seu negócio, de acordo com o perfil do público-alvo.

6 – Envie mensagens por e-mail aos leads

Mesmo com o avanço das redes sociais, sabe-se que o e-mail ainda é o canal de comunicação mais usado na internet, além de ser a plataforma preferida de contato entre usuários e marcas.

Para as empresas que desejam conquistar resultados a curto prazo, uma dica valiosa é manter o relacionamento com quem já é cliente e com os leads.

Isso visto que as chances de compra são muito maiores com esses usuários, em comparação com as pessoas que acabaram de conhecer sua empresa.

Essa estratégia é conhecida como e-mail marketing e tem como principal objetivo oferecer conteúdos exclusivos, personalizados e direcionados para a sua lista de contatos (pessoas que se cadastraram para receber mensagens das empresas).

Dessa forma, é possível enviar um e-book com dicas para instalação e manutenção de um escapamento esportivo uno, cupons exclusivos de desconto, ofertas promocionais para quem já é cliente, entre outras vantagens que aproximam o público do seu negócio.

Hoje em dia, além do envio de mensagens por e-mail, algumas empresas também mantêm o contato com seus clientes através de outros canais de comunicação, como o WhatsApp.

7 – Invista no SEO On Page

Embora a otimização para os mecanismos de busca, o SEO (Search Engine Optimization), seja conhecida como uma estratégia a longo prazo, ela também pode dar retornos em um período menor, ainda mais para empresas que ainda não investiram nessa iniciativa.


A premissa básica é melhorar a classificação do seu site nos buscadores, como o Google, a partir de uma série de técnicas de otimização, como a produção de conteúdo relevante e o emprego de palavras-chave.

Assim, quando um usuário buscar por retoque pintura automotiva, por exemplo, irá se deparar com o seu site entre os primeiros colocados. Isso não só aumenta o tráfego orgânico, mas ajuda a construir a credibilidade da empresa.

Afinal de contas, as pessoas tendem a confiar mais nas plataformas com um melhor rankeamento no Google.

Aos poucos, é possível aprimorar a estratégia. No entanto, vale a pena começar o quanto antes, principalmente no uso de palavras-chave, para que a sua página já comece a aparecer no buscador.

Conclusão

O marketing digital oferece inúmeras possibilidades de divulgação para as empresas. Contudo, nem todas as estratégias oferecem um bom retorno a curto prazo, o que pode não ser interessante para os objetivos das empresas.

Por isso, o artigo de hoje buscou concentrar algumas iniciativas que oferecem resultados promissores a curto prazo, mas sem esquecer da importância de um planejamento contínuo e duradouro para melhorar a imagem do seu negócio no mercado online.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Serviços relacionados à

Quais são as melhores estratégias de marketing digital que podem gerar um retorno a curto prazo?

Tags usadas:

Quais são as melhores estratégias de marketing digital que podem gerar um retorno a curto prazo?

É um texto de direito reservado. Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal. – Lei n° 9.610-98 sobre os Direitos Autorais.