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Otimização de SEO: Entenda a importância de estar na primeira página do Google

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Uma boa otimização de SEO é fundamental para garantir que o site de uma empresa esteja bem posicionado nos resultados de pesquisa de buscadores como o Google.

Estando nas primeiras posições, é possível aumentar o tráfego na sua página e começar um ciclo que só traz benefícios para seus negócios, como o aumento do reconhecimento e, consequentemente, das vendas.

No entanto, muitas pessoas ainda não sabem como fazer isso da maneira correta, porque ainda não conhecem bem as estratégias em SEO e de que maneira elas devem ser aplicadas.

Essas ações têm como objetivo deixar o site mais amigável para os bots (robôs) do Google, e são executadas dentro e fora dos sites das marcas.

Quando o SEO é devidamente aplicado, o Google considera que o conteúdo é relevante para o público e o posiciona entre os primeiros resultados das pesquisas.

São ações tão eficientes que passaram a ser aplicadas por absolutamente todos os endereços na web que queiram realmente se destacar.

Pensando nisso, neste artigo, vamos falar sobre o que é a otimização de SEO, a importância de ter um site otimizado e quais são os impactos positivos de curto e longo prazo. Acompanhe!

Afinal, o que é otimização de SEO?

Muito se tem ouvido falar a respeito do SEO nos últimos anos, que é uma sigla para Search Engine Optimization (ou otimização para motores de busca).

Ela nada mais é do que um conjunto de estratégias que visam influenciar os algoritmos dos buscadores para que uma página seja bem posicionada nos resultados.

O Google é o site de busca mais usado no mundo todo, e todos os dias milhares de páginas são criadas a respeito dos mais variados assuntos.

Então, quando pesquisamos algo como “chaveiro mais próximo”, obtemos como primeiros resultados os links de páginas que foram bem trabalhadas nessa otimização.

Estar entre os primeiros sites que aparecem é importante não apenas para melhorar o tráfego nas páginas de uma empresa, mas também pelo fato de que os usuários consideram mais seguras e confiáveis as empresas que ocupam boas posições no Google.

Em outras palavras, mais do que receber visitas por estar entre os primeiros resultados, é receber visitas por despertar a confiança dos usuários.

Importância de ter um site otimizado

Um site otimizado traz mais garantias de sucesso para qualquer negócio, como uma imobiliária que aluga sala comercial pequena.    

Aliás, ver que sua página figura entre os primeiros resultados, sem que para isso você precise pagar é muito mais vantajoso, afinal, é sinônimo de economia em estratégias de marketing e divulgação.

Mesmo em vista dessas razões um tanto claras, há quem ainda duvida do que a otimização de SEO pode fazer. Se você é uma delas, prepare-se porque vamos explicar alguns motivos.

O primeiro deles é que a autoridade do site aumenta muito, uma vez que os usuários consideram que as melhores respostas para as suas dúvidas estão nos primeiros links.

Inclusive, uma pesquisa feita pela Backlinko aponta que os três primeiros links dos resultados de uma busca recebem 30% dos cliques, e apenas 0,78% dos usuários consideram a segunda página.

Portanto, se a sua empresa aparece como primeiro resultado quando alguém faz uma pesquisa, seu negócio terá muito mais credibilidade aos olhos dessa pessoa do que os demais sites.

Uma coisa puxa outra, afinal, a credibilidade atrai visitantes que podem ser convertidos em leads e, futuramente, em clientes.

Outro fator que merece destaque é a facilidade com que a otimização de SEO atrai um público-alvo qualificado. Isso acontece porque ele trabalha muito bem uma de suas principais estratégias: as palavras-chave.

Estas, por sua vez, consistem em termos que as pessoas usam para pesquisar determinado assunto e que são aplicados nos conteúdos criados pelas empresas.

Por exemplo, uma escola infantil pode usar a palavra-chave “berçário particular” para usar ao longo de seu conteúdo sobre o assunto. Assim, quando a pessoa pesquisar por esse termo, encontrará a página dessa escola entre os resultados.

Para saber quais termos usar, no entanto, é necessário fazer uma pesquisa, pois aí a otimização em SEO vai aumentar as chances de que a página da organização recebe um número maior de visitas.

Estas, por sua vez, serão de usuários qualificados que desejam saber sobre:

  • Informações;
  • Produtos;
  • Serviços;
  • Esclarecer dúvidas;
  • Entre outros assuntos.

Por fim, investir em SEO é mais barato, uma vez que trata-se de uma estratégia orgânica e você direciona essas ações a algo que é seu: o site da sua marca. 

Quando isso acontece, a plataforma torna-se muito mais atraente e segura na opinião do usuário, o que garante credibilidade à marca.

Resumindo, se as empresas de instalação elétrica têm um site otimizado elas saem na frente da concorrência, uma vez que sempre vão estar entre os primeiros resultados de pesquisa do Google.

Pense em você mesmo como usuário da internet. Quando tem alguma dúvida ou precisa comprar alguma coisa, a primeira coisa que faz é ir até o Google para fazer uma busca.

Quando aparecem os resultados, você certamente analisa as primeiras opções e nem chega a ir para a segunda página, certo? Caso os resultados não foram satisfatórios, você usa outras palavras e faz uma nova pesquisa.

Isso acontece porque se o usuário pesquisar, por exemplo, sobre creme para cabelo cacheado, o que importa para ele são as primeiras respostas, o restante é como se não existisse.

Portanto, quem não encontra-se entre os primeiros resultados do Google nem mesmo é visto pelos usuários. Uma grande perda de oportunidades, não é mesmo?

É preciso, então, ir além e usar a otimização em SEO para alcançar o primeiro lugar no resultado e não apenas estar na primeira página, mas ser visto e lembrado pelos internautas.

Impactos positivos causados pela otimização

A otimização de SEO traz diversos benefícios bastante positivos para os negócios, não sendo difícil de imaginar sua importância.      

São impactos que aparecem em médio e longo prazo de seu uso para negócios dos mais variados ramos, e dentre essas vantagens, é possível citar:

1 – Aumento da autoridade da marca

Quando uma pessoa busca informações no Google a respeito de creme hidratante para o rosto, por exemplo, vai encontrar dois tipos de resultado, sendo o orgânico e o pago.

Sem dúvida, os resultados orgânicos são vistos com muito mais credibilidade do que os pagos, o que, inclusive, faz com que muitas pessoas evitem clicar em links de anúncios.

As campanhas pagas trazem resultado, mas são as estratégias orgânicas que vão conferir autoridade e credibilidade para a sua empresa.

Essa imagem positiva pode ser ainda maior se um mesmo usuário encontrar a sua empresa como uma resposta orgânica bem posicionada a cada nova pesquisa.

Ele vai considerar que a sua empresa domina o que faz e por isso está sempre entre as primeiras opções de resultado do Google, mas não porque pagou por isso, e sim porque o buscador considera seu site relevante.

2 – Melhora do funil de vendas

A otimização de SEO também vai impactar no ciclo de compras do consumidor, isso porque se ele pesquisou um produto ou serviço, como entrega motoboy, está considerando comprá-lo ou sabe da necessidade que esse serviço tem em sua vida.

Se receber como resultado um conteúdo bem elaborado, ele pode decidir positivamente pela compra. Dessa forma, é de responsabilidade da marca investir na produção de materiais convincentes.

Não estamos dizendo aqui que todas as pesquisas têm intenção de compra, mas com certeza elas precisam sanar uma dúvida ou curiosidade.

A resposta pode ser exatamente o que a sua marca faz e, com isso, a otimização de SEO acaba colaborando com todo o trajeto que o cliente da sua empresa vai fazer no funil de vendas.

3 – Aprimora a taxa de conversão

A otimização de SEO também permite uma melhor leitura e navegabilidade, e por isso mesmo eles atraem e retém um número maior de usuários, como o site de uma fabricante de kit higiene menina.

Portanto, essa estratégia torna-se determinante para o sucesso de qualquer marca, uma vez que consegue levar até seu site apenas pessoas realmente com potencial para comprar os produtos e serviços vendidos.

4 – Democratização do acesso a usuários e visitantes

O SEO é uma estratégia democrática que permite que negócios grandes e pequenos alcancem todo o tipo dos resultados. 

Ao contrário dos links patrocinados, por exemplo, que na maioria das vezes é adotado por empresas que têm mais capital para investir, e acaba ganhando mais destaque.

Conclusão

A internet mudou a maneira como os consumidores compram e como as empresas vendem. Todos os dias, milhares de páginas são disponibilizadas na web a fim de levar até as pessoas informações referentes aos seus interesses.

Tudo o que precisamos está nos buscadores e eles procuram dar respostas rápidas e precisas de sites confiáveis. É por isso que as ações em SEO devem se tornar parte do dia a dia das organizações.

Somente essa otimização é capaz de fazer o Google entender que o seu site tem as melhores respostas para os usuários, e que pode ser considerado uma fonte segura de informação.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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