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Entenda porque as redes sociais e o site precisam andar em conjunto

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A comunicação integrada faz parte do dia a dia das pessoas, especialmente após o advento da internet.Hoje em dia, as redes sociais e o site de uma empresa devem andar de mãos dadas, caso contrário, há o risco de perda de credibilidade online.

Sabemos que a ampliação das TICs (tecnologias da informação e da comunicação) modificou o comportamento da sociedade em geral. Atualmente, as pessoas estão cada vez mais sedentas por informação e até a lógica de consumo se alterou.

A própria questão do relacionamento interpessoal é mediada. Com a quebra de barreiras, fica muito mais fácil se comunicar com outras pessoas, incluindo indivíduos que estão próximos fisicamente ou longe.

Para termos uma ideia, uma pesquisa feita pela Pew Research Center, nos Estados Unidos, indicou que 41% dos casais jovens, entre 18 e 29 anos, sentem-se mais próximos dos parceiros por conta dos recursos tecnológicos, como ferramentas online de mensagens.

Redes Sociais e o Site

Nesse sentido, a comunicação integrada surge como uma maneira de aproximar os usuários das empresas, não só em termos de identificação da marca, mas também para expressar um conceito e uma experiência.

O artigo de hoje vai tratar justamente da integração das plataformas online, para que você entenda porque as redes sociais e o site precisam andar em conjunto, especialmente para as empresas que desejam obter destaque no mercado online.

Mas, primeiro: o que é comunicação integrada?

Antes de tratarmos da importância da composição conjunta entre as redes sociais e o site, é fundamental explicitar o próprio conceito de comunicação integrada. Dessa maneira, fica mais fácil perceber a importância dessa estratégia dentro da lógica atual.

A comunicação integrada, como o próprio nome sugere, consiste no planejamento e análise das melhores práticas para integrar os canais de comunicação e, com isso, oferecer ao público uma experiência agradável e padronizada.

Quer dizer que uma escola particular fundamental, por exemplo, deve usar seus canais de comunicação de modo conjunto, mantendo a mesma linguagem, características, missão, visão e valores independentemente da mídia.

No entanto, isso não quer dizer apenas usar o mesmo logo em todos os canais de comunicação e pensar que a comunicação integrada está pronta. Ao contrário, é preciso ter um planejamento assertivo para melhor experiência do usuário.

Afinal de contas, um usuário não pode ser recebido de uma forma nas redes sociais e ter um atendimento completamente diferente ao enviar uma mensagem pelo site da empresa.

Levando em conta o nosso exemplo anterior, uma escola particular 1 ano deve manter o padrão de comunicação e excelência em todos os seus canais.

A identidade da marca deve ser mantida e, desse modo, a falta de planejamento pode prejudicar toda a estratégia de comunicação integrada.

Quais os objetivos de uma comunicação integrada?

A comunicação integrada entre redes sociais e o site tornou-se muito importante para as empresas, pois ela permitiu ampliar a consciência da marca, além de deixar a identificação muito mais efetiva. Tudo isso graças aos seus objetivos, que são:

1 – Consistência

A estratégia de comunicação integrada busca dar consistência à marca. Ou seja, todos os canais de contato trabalham com a mesma linguagem e caminham na mesma direção, com o intuito de criar um relacionamento mais próximo com o público.

Dessa maneira, uma pessoa que entra em contato com o educandário escola na rede social é atendida da mesma maneira que a comunicação pelo telefone, ou mesmo por um chatbot no site da instituição.

Só cria-se consistência com planejamento. Por esse motivo, é necessário pensar que cada ponto de interação com o público deve ter o mesmo padrão e transmitir os valores da empresa.

Quando não há planejamento, corre-se o risco de prejudicar toda a identidade da marca.

2 – Coerência

A coerência diz respeito à maneira como a comunicação é expressada aos clientes, demonstrando o grau de profissionalismo de uma empresa, bem como a confiança da marca no mercado.

Ou seja, é algo que afeta diretamente na boa experiência do usuário, pois a falta de coerência faz com que muitos consumidores procurem por outra marca.

Imagine, por exemplo, que ao ver um anúncio no site do serviço de berçário de 0 a 1 ano, o usuário se deparou com certas condições, mas que entrar em contato com o atendente, descobriu que a empresa oferecia algo totalmente diferente.

Isso é um exemplo de falta de coerência que prejudica toda a negociação e pode “manchar” a imagem da marca no mercado.

3 – Continuidade

A comunicação integrada trabalha com o objetivo da continuidade, isto é, a manutenção de um contato próximo e frequente com os leads (potenciais clientes) e consumidores, para que eles se lembrem da sua empresa sempre que possível.

Há várias maneiras de fazer isso, incluindo o cadastro em campanhas de e-mail marketing, algo que pode ser feito tanto nas redes sociais, quanto pelo site do empreendimento.

Por meio dessa estratégia, é possível enviar mensagens aos usuários de maneira personalizada, incluindo conteúdos como:

  • Newsletters (boletins informativos);
  • Cupons de desconto;
  • Ofertas exclusivas;
  • Novidades e lançamentos da marca;
  • Entre outros.

Por exemplo, uma escola que dá aula de ballet criativa pode enviar por e-mail algumas fotos tiradas no momento da dança, para que os alunos se vejam durante a prática e possam manter uma relação amistosa com a escola.

4 – Complementaridade

A complementaridade é fundamental nas estratégias de integração entre redes sociais e o site, pois ela irá divulgar o seu conteúdo de maneira coerente, consistente e contínua, abarcando todos os conceitos anteriores.

Por exemplo, um usuário pode se deparar com um anúncio no Facebook de uma aula funcional em dupla e, ao clicar no conteúdo, ser encaminhado para o site da academia para o cadastro e matrícula.

A complementaridade nos canais de comunicação entrega ao usuário uma excelente experiência, o que é fundamental em toda estratégia de marketing.

Quais as vantagens de integrar a comunicação?

A comunicação integrada traz diversos benefícios às empresas. Por essa razão, é cada vez mais comum que os planejamentos de marketing pensem as redes sociais e o site em conjunto, para que as plataformas trabalhem em conjunto.

A seguir, confira alguns dos principais benefícios da comunicação integrada para o marketing do seu negócio.

1 – Fortalecimento da marca

A primeira vantagem está diretamente associada ao fortalecimento da marca no mercado. 

Afinal de contas, é fundamental que uma empresa tenha personalidade e siga um padrão, para que o público possa identificar o seu negócio de modo muito mais simples e direto.

Por esse motivo, se uma empresa de judogi adulto tem como valores a solidariedade e o respeito, os canais de comunicação devem estar integrados a esses princípios. 

Se um empreendimento altera o seu comportamento a todo instante, certamente o público passará a desconfiar do grau de profissionalismo do seu negócio, o que é altamente prejudicial para a imagem corporativa.

Marcas fortes, que planejam uma comunicação integrada, tendem a reter e atrair um número muito maior de clientes.

2 – Estratégias de comunicação mais eficientes

Toda comunicação tem um objetivo. Ao criar um anúncio patrocinado no Facebook, com uma oferta de cabine de estudo individual, a intenção da empresa é fazer com que o seu público-alvo aproveite a oportunidade ou conheça a marca.

Porém, se a comunicação das redes sociais e no site não estiver integrada, sem consistência, o público não irá tomar a atitude esperada – como consequência, os resultados podem não ser tão proveitosos.

Sendo assim, as empresas que têm um planejamento forte de comunicação conjunta em suas redes sociais e o site tendem a encantar mais os leads e obter melhores resultados.

3 – Maior integração entre as equipes

A comunicação integrada afeta não só o público externo da sua empresa, mas também o interno. Afinal, ela atua na mudança da cultura organizacional, fazendo com que os colaboradores fiquem muito mais engajados com os valores da marca.

Desse modo, todos os departamentos falam a mesma língua – desde o produtor de conteúdo até o vendedor.

Conclusão

A internet mudou a maneira como interagimos e nos relacionamos, ainda mais com o boom das TICs e o surgimento de inúmeros canais de comunicação.

Diante desse cenário, muitas empresas acham que criar um perfil em cada ponto de contato com o público é suficiente para se destacar no mercado online. No entanto, isso não é o suficiente.

Como mostramos ao decorrer do artigo, é fundamental ter um planejamento de comunicação integrada, principalmente das redes sociais e o site.

Para que, assim, a marca seja consistente, coerente, mantenha uma continuidade na comunicação e ofereça informações complementares aos seus usuários.

Por esse motivo, investir em uma comunicação integrada é a chave para o sucesso das estratégias de marketing, sendo uma forma de obter ótimos resultados com suas campanhas, atrair e reter cada vez mais clientes.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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