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Entenda por onde começar as vendas online

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Se você tem um negócio e deseja que os resultados dele cresçam de maneira positiva, talvez o elemento que esteja faltando para alcançar esse objetivo seja investir em vendas online.

Não é difícil perceber o quanto os padrões de compra mudaram nos últimos tempos. O avanço da tecnologia e o acesso facilitado à internet contribuíram fortemente para o avanço do mercado virtual. 

Dados de uma pesquisa feita pelo NZN Intelligence revelou que 82% dos brasileiros já fizeram algum tipo de compra pela internet, em algum momento da vida. 

vendas online - por onde começar?

Os números não param por aí. Dos entrevistados, 74% prefere a modalidade virtual de compra, seja para adquirir sacolas de papel artesanal ou mesmo uma peça de roupa, em vez de ter que se deslocar até uma loja física. 

Há vários fatores que influenciam nessa opção: o tempo utilizado para ir e voltar do estabelecimento, ter que encontrar uma vaga ou utilizar um estacionamento para o veículo, correr o risco de não encontrar o produto disponível, pagar mais caro em um item, etc.

Esse cenário mostra a importância de se manter presente e visível também no mundo virtual, de modo que empresas que ainda não possuem uma plataforma online para fazer suas vendas já estão perdendo oportunidades e dinheiro. 

Por isso, é cada vez mais comum que os empresários percebam a necessidade de ter um e-commerce, conseguindo assim alguns benefícios que são limitados quando se opera apenas na loja física. 

Se você quer saber mais sobre o assunto, principalmente por onde iniciar as vendas online do seu empreendimento, siga na leitura desse texto e conheça dicas para quem está dando os primeiros passos na sua loja virtual e quer garantir melhores resultados.

Por que construir um e-commerce?

Quando você precisa comprar rótulos adesivos personalizados, você se desloca até uma gráfica ou pega o celular do bolso e faz uma pesquisa? Grande parte das pessoas já desfruta do benefício de poder consultar qualquer assunto diretamente no seu smartphone. 

Mesmo quem ainda prefere fazer encomendas presenciais, mas não sabe onde encontrar uma loja física, certamente utiliza o Google ou outros buscadores para encontrar unidades próximas do local de onde se está. 

Não é à toa que cada vez mais pessoas preferem realizar compras online. Além de diminuir gastos de tempo e dinheiro, ainda é possível encontrar vantagens como:

  • Ler sobre o produto;
  • Comparar preços;
  • Encontrar um bom prazo de entrega;
  • Selecionar uma loja confiável;
  • Receber o pedido em casa.

Cada vez mais pessoas percebem e desfrutam dos elementos mencionados acima quando realiza uma aquisição pela internet, podendo encontrar opções no varejo, mas também podendo comprar camiseta dry fit atacado feminina, por exemplo. 

Esses são apenas poucos motivos dos quais os consumidores de um negócio optam por uma compra virtual a ter que comparecer em um endereço físico da sua marca preferida.

Se você já percebeu essa realidade e deseja investir no seu e-commerce, algumas dicas podem ser essenciais para essa mudança, de forma que conhecê-las pode te ajudar a construir uma loja online de qualidade. 

Dicas para quem está iniciando um e-commerce

Mesmo que possa parecer muito complicado dar início ao processo de montar uma loja virtual, é possível seguir alguns passos que auxiliam a ter maior conhecimento do que deve ser feito. 

Assim, uma empresa que deseja ofertar adesivo plástico personalizado pode passar pelo projeto de desenvolver o seu e-commerce de modo mais assertivo, garantindo que a plataforma possa atender às necessidades do seu público.

1. Registrar o domínio

Um dos elementos mais básicos e essenciais de quem está abrindo uma loja virtual é registrar o domínio do site, isto é, o endereço por onde os clientes acessarão o seu e-commerce. 

É fundamental escolhê-lo em conformidade com o nome do seu negócio, sempre levando em conta que domínios curtos e sucintos facilitam a memorização do cliente. 

2. Escolher um bom layout

Outro ponto fundamental no processo de construção de uma loja virtual é garantir um layout adequado, que seja de fácil usabilidade e também atrativo. 

Afinal, o primeiro impacto visual que um visitante tem no seu site pode ser o motivo pelo qual ele decide conhecer o seu e-commerce e realizar um pedido.

Para tanto, não é indicado deixá-lo carregado demais, com muitos itens decorativos que não tenham uma função específica. 

Ao mesmo tempo, o site deve ser intuitivo, para que o cliente que deseja adquirir um banner informativo personalizado saiba como fazê-lo de modo descomplicado. 

3. Garantir o formato responsivo

Uma loja virtual precisa contar com o formato responsivo, se quiser vender bem na internet. Isso porque o aumento das vendas por mobile vem crescendo consideravelmente com o passar do tempo, mostrando uma tendência importante para o e-commerce. 

Os dados pesquisa Webshoppers, em sua 41ª edição, mostram bem esse cenário: em 2019 foram 68,5 milhões de compras pelo celular, crescimento de 60% em relação a 2018. 

Com smartphones cada vez mais modernos e cheios de recursos, as pessoas acabam por fazer grande parte das suas necessidades no dispositivo móvel, deixando de lado o computador. 

Nesse sentido, garantir que o layout da sua loja se adapte em qualquer tamanho de tela, é a melhor maneira de potencializar as vendas de uniforme esportivo masculino oferecido no seu e-commerce. 

4. Ter bons parceiros

Qualquer estabelecimento que trabalhe com a venda de produtos precisa ter bons fornecedores e parceiros, que serão fundamentais para oferecer os lotes de itens de acordo com a demanda da empresa. 

Se isso já é importante para uma loja física, para um e-commerce a necessidade permanece a mesma. 

Sendo assim, não deixe de selecionar bons parceiros, sejam eles as companhias que vão fornecer o material que você está vendendo, ou a empresa terceirizada de motoboy que fará a entrega dos pedidos dos seus clientes. 

Dessa forma, você evita possíveis transtornos com a falta de estoque ou com a chegada de uma compra em condições ruins, que podem implicar em uma solicitação de troca ou reembolso pelo cliente. 

5. Oferecer diversas opções de pagamento

Um aspecto essencial de qualquer e-commerce é que ele ofereça as condições de pagamento mais apropriadas para os seus consumidores. 

Por isso, quanto mais alternativas, maior será o número de vendas do seu site. É importante incluir boletos, cartão de débito ou de crédito, transferência bancária, etc.

Ao elaborar uma plataforma completa, é possível se destacar da concorrência, já que o seu e-commerce poderá atender com maior assertividade mesmo quem possui uma opção diferenciada para quitar o pedido. 

6. Disponibilizar alternativas interessantes de entrega

Quem decide fazer uma compra pela internet, muitas vezes, está em busca de bons preços e de um prazo de entrega interessante. 

Isso quer dizer que o cliente analisa o custo-benefício de realizar um pedido diretamente no seu site, em vez de comprar dos seus concorrentes. 

Para garantir um diferencial no seu e-commerce, uma sugestão é oferecer diversas opções de frete, que podem ser desde uma entrega expressa motoboy, despacho por transportadora ou a retirada do item em loja física. 

É de suma importância que tais opções sejam acessíveis, para que o cliente possa escolher a que é mais viável para ele no momento. 

7. Controlar o estoque

Uma área indispensável e de suma importância em qualquer empresa é o seu estoque, que vai garantir a disponibilidade dos seus produtos para os clientes que desejam comprar poucas ou muitas unidades de um mesmo item. 

No e-commerce, é indicado que se tenha um controle de estoque eficiente, indicando no próprio anúncio a quantidade disponível do produto. 

De modo a evitar a venda de produtos que estão esgotados, há quem invista em uma plataforma integrada, onde é possível verificar em tempo real a disponibilidade correta de itens, sabendo o momento certo de reposição para evitar a falta do artigo no site. 

8. Investir em marketing

Depois de montar uma estrutura completa para a sua loja virtual, é indicado que você invista em ações de marketing que potencializem a visibilidade da plataforma na internet, para que mais pessoas saibam que o seu site está funcionando. 

Fazer anúncios patrocinados, investir em técnicas de SEO para garantir um bom ranqueamento da página nos resultados de pesquisa do Google, atuar na rede social e apostar no inbound marketing são algumas boas opções. 

Dessa forma, um maior número de pessoas será impactado pela sua campanha de publicidade, garantindo uma boa quantidade de visitas e, consequentemente, o aumento dos resultados. 

Para que tudo isso seja ainda mais eficaz, é indispensável ter um planejamento bem desenvolvido, levando em consideração as particularidades do seu negócio, ao mesmo tempo em que se garante o desenvolvimento de um bom e-commerce para os clientes. 

Por isso, não deixe de investir na elaboração de uma loja virtual completa e comece o quanto antes as suas vendas online.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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