PZ Soluções Interativas | Criação de sites

Por que as empresas precisam ter um blog?

Você está aqui:

Foi-se o tempo em que bastava a empresa ter um site e deixá-lo no ar, não é mesmo? Hoje em dia, é preciso saber promovê-lo, com estratégias diferenciadas como a da criação de um Blog.

O desafio é que, atualmente, existem tantas soluções digitais e diversas frentes de marketing de conteúdo que a pessoa que está atrás de promover sua marca pode acabar ficando na dúvida sobre qual delas utilizar, gerando, assim, um bloqueio.

O mais interessante do blog é o fato de que ele pode ser utilizado tanto por pequenas ou grandes empresas, quanto por autônomos e pessoas que queiram promover uma marca pessoal, como no famoso personal branding.

Blog

Além do mais, trata-se de marketing de conteúdo. Sabe o que isso quer dizer? Na verdade várias coisas, que serão abordadas a seguir, porém, a principal delas é a questão do investimento, que comparativamente é bem menor.

Em muitos casos, é possível ter um blog sem nenhum tipo de investimento, a não ser o do tempo de escrever as postagens e de se manter informado sobre esse universo. Quando muito, é preciso investir em um redator ou revisor de textos.

Ou seja, aquela impressão de que todo tipo de marketing e publicidade exige grandes recursos financeiros, não passa de um mito. Além do mais, o marketing de conteúdo prova que é possível ter resultados reais e rápidos, sem altos custos.

Outro aspecto desafiador, porém, se deve ao fato de que geralmente as pessoas que analisam a possibilidade de promover o próprio site oscilam entre extremos. Isto é, ou elas nunca ouviram falar do poder dos blogs, ou já viram muitos por aí.

Neste segundo caso, também pode surgir uma descrença, no sentido de que você começa a pensar que já tem tanta gente fazendo isso, que você será apenas mais uma. Contudo, basta lembrarmos que todo segmento e toda estratégia sempre foi assim.

Pense na sua área de atuação, você é o único que presta sua solução no mercado ou há outras pessoas fazendo o mesmo? Além disso, se você fosse investir em outros tipos de marketing, como anúncio em rádio ou panfletagem, você seria o único a fazer isso?

Portanto, aqui continua valendo a boa e velha regra do diferencial. Tudo aquilo que você fizer com um toque diferente, seja sua atuação no mercado ou a produção do seu blog, atrairá a atenção das pessoas.

Se você quer compreender a fundo como fazer isso e por que já passou da hora de você criar/melhorar seu blog, é só seguir adiante na leitura.

O que exatamente é um blog?

Ao ouvir falar nesse assunto, muitas pessoas pensam que um blog é como um diário digital, onde celebridades escrevem algo sobre suas rotinas. É verdade que ele também pode ser isso, mas já faz muito tempo que não se limita a tal perfil.

Hoje, uma grande industrial internacional ou mesmo uma empresa local de perfuração de poço, podem ambas tirar grandes vantagens da criação de um blog como seção especial do site institucional da marca.

Nesse sentido, o blog nada mais é do que uma página de criação e divulgação de conteúdos. É possível customizar essa página com o layout e os conteúdos que forem mais coerentes com cada proposta, o que, aliás, vai além de simplesmente “escrever”.

Um blog pode ser desenvolvido em formato de texto, mas também pode contar com imagens, áudios e até mesmo vídeos (como no caso dos vlogs, que cresceram tanto nos últimos anos, que hoje já existem plataformas voltadas exclusivamente para eles).

No caso das celebridades, porém, é bem provável que elas tenham seu retorno baseado em anúncios e propagandas. Ou seja, em tráfego, na quantidade de pessoas que compartilham e curtem suas postagens.

Mas não se assuste. Uma empresa de inspeção elétrica predial não precisa ter a mesma movimentação que uma dessas pessoas famosas para ter um bom resultado. No seu caso você não ganhará por propaganda, mas pelos seus leads (aprofundados abaixo).

Seja como for, é fundamental que um site não se limite a passar para o seu público os dados institucionais da empresa, como aquela seção engessada de “missão, visão e valores”. É preciso ir além e conversar com o público por meio do blog.

Sobre os benefícios e vantagens do blog

Antes de falar sobre a geração de leads, ainda é possível destacar sistematicamente as vantagens que um blog pode trazer ao seu negócio. Acima, apenas pincelamos o assunto, mas é possível aprofundar neste ponto fundamental.

O referido marketing de conteúdo tornou-se uma das maiores tendências de hoje. Assim, se uma grande montadora de carros precisa dele, uma oficina local de hidrojateamento e pintura de veículos também vai precisar, concorda?

Além desse reforço de autoridade, os demais benefícios incluem:

  • O baixo custo para início do projeto;
  • Aumento da visibilidade da marca;
  • Melhor relacionamento com o público;
  • Aumento da carteira de seguidores e clientes;
  • Entre outras vantagens.

O baixo custo que mencionamos também se deve ao fato de que, esteja você mesmo escrevendo as matérias ou pagando por isso, há plataformas nas quais você pode postar e criar conteúdos gratuitamente. Isso ajuda muito quem está no começo.

A visibilidade remete ao poder da internet e à importância de você marcar presença. É aquilo: sua empresa precisa estar onde o seu público verdadeiramente está.

Você pode até pensar, mas e se a empresa trabalha com algo como laudo spda bombeiros, que exige um trabalho técnico ou nichado? Quando ela estiver com a carteira já fechada, cheia de clientes, para quê servirá o blog?

Primeiramente, esses clientes não serão eternos, já que todo serviço tem prazo de conclusão. Segundo, mesmo que fosse um serviço mais demorado, a relação com os clientes teria de continuar durante esse período, no que o blog poderia ajudar.

Por dentro da captação de leads

Se um artista famoso depende do tráfego do seu blog, pois quanto mais gente clicar em seu site melhor para ele, como uma empresa pode mensurar se o seu sucesso está sendo positivo? Na verdade, é muito simples: a entrada de leads.

Os leads nada mais são que contatos de pessoas interessadas, como e-mails e telefones. Assim, um blog de restauração de piso de madeira em são paulo pode atrair pessoas interessadas por meio de um campo de preenchimento de formulário.

Aqui é que entra a importância dos blogs, pois se esse campo estivesse apenas perdido na seção “Contato” do seu site, quantas pessoas iriam prestar atenção e se sentirem realmente impelidas a informar os próprios dados pessoais?

Agora, imagina se a pessoa leu uma matéria bem escrita sobre uma dúvida, algo que ela sempre quis entender melhor sobre a solução que você presta. É claro que esse indivíduo vai ficar mais inclinado a deixar os dados para contato, tornando-se um lead.

Com o tempo, você vai enriquecendo seu banco de leads e cada contato que tiver ali, será uma oportunidade de negócio que você iniciou, que veio graças aos conteúdos gerados.

Para lidar com esse fluxo de informações, a mesma empresa de restauração de piso porcelanato pode lançar mão de algum software ou programa da área. Depois de um tempo, o conteúdo gerado começa a mudar com base nisso.

Ou seja, a comunicação vai ficando cada vez mais estratégica e o seu leitor vai avançando pelo famoso “funil de vendas”, que leva ele da etapa de visitante do site até a de comprador e de cliente assíduo da sua marca.

Bônus: SEO e aceleramento de resultados

Depois de compreender o que é um blog, qual a importância dele e os motivos para investir nessa estratégia, é preciso falar sobre potencialização de resultados. Ou seja, sobre acelerar ainda mais sua atuação no curto prazo.

Aí é que entra o SEO (Search Engine Optimization), que é a otimização das páginas do seu blog. Quando você pesquisa por laudo de compressor de ar no Google, no Bing ou no Yahoo, os sites que surgem com destaque na seção orgânica estão otimizados.

Isso quer dizer que eles conseguem ficar bem ranqueados por cumprirem alguns requisitos. É importante falar sobre eles, pois não se trata de algo arbitrário, mas de exigências que já ajudam na hora de você pensar na qualidade do seu conteúdo.

O principal requisito é a originalidade. Portanto, você precisa criar suas matérias e não apenas copiar de algum site. Outro ponto fundamental é o da relevância, o que quer dizer que uma postagem precisa agregar valor para o público.

Outros algoritmos incluem um título chamativo, frases e parágrafos curtos, layouts e imagens que carreguem rápido. Em suma, tudo aquilo que faz uma página de laudo de conformidade nr10 ficar completa e, ao mesmo tempo, agradável de ser lida.

Com tudo isso, vemos os motivos pelos quais uma empresa precisa pensar seriamente em ter ou melhorar o seu blog. É uma questão de sobrevivência dentro de um mercado cada vez mais desafiador.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Serviços relacionados à

Por que as empresas precisam ter um blog?

Tags usadas:

Por que as empresas precisam ter um blog?

É um texto de direito reservado. Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal. – Lei n° 9.610-98 sobre os Direitos Autorais.