PZ Soluções Interativas | Criação de sites

Qual impacto que um blog com conteúdo relevante traz para o seu site?

Você está aqui:

Muito se fala sobre a importância de produzir conteúdo relevante para sites e blogs, mas você realmente sabe o que isso quer dizer? 

Milhões de pessoas se conectam à internet no Brasil todos os dias, e isso mudou a maneira como os consumidores adquirem um produto ou serviço.

Eles pesquisam tudo o que desejam saber antes da compra e, a partir disso, começamos a entender a importância de produzir conteúdos relevantes para o público.

O conteúdo de valor não apenas vai esclarecer as dúvidas da audiência, como também é uma oportunidade que a marca tem de mostrar a sua autoridade e o quanto entende do que faz.

Isso leva a outro importante entendimento, o fato de que, independentemente do ramo de atuação de um negócio, ele não deve investir apenas em anúncios e propagandas pagas.

O consumidor moderno quer mais do que preço baixo, ele quer informação relevante, que mostre os caminhos da solução de um problema e agregue conhecimento ao seu dia a dia.

Seguindo a linha de raciocínio dos consumidores, neste artigo, vamos falar sobre os benefícios que o conteúdo de qualidade pode trazer. Confira.

conteúdo relevante

O que é conteúdo relevante?

Destacar-se na internet não é fácil, principalmente para os negócios que estão começando agora. Além de enfrentarem a concorrência física, eles precisam disputar espaço e visibilidade na internet.

Para isso, é preciso investir em conteúdos relevantes, que são aqueles que suprem necessidades, levam informação, atraem a audiência e educam o público do negócio.

Com isso, ele gera uma percepção positiva de sua marca, facilitando suas vendas e aumentando seu faturamento. Mas para conseguir isso, é importante conhecer as estratégias de Marketing de Conteúdo.

O seu principal foco é beneficiar o leitor, então, se ele pesquisar no Google sobre art laudo de aterramento, vai encontrar materiais que falem sobre o assunto, esclarecendo suas dúvidas e, quem sabe, resolvendo seu problema.

Todo esse trabalho só é possível se a marca conhecer bem a sua persona, que é o perfil ideal de cliente. Dessa forma, ela conhece os assuntos de interesse do consumidor, bem como os materiais que seriam facilmente compartilhados.

O resultado é a construção de um relacionamento positivo entre marca e consumidor, além de vendas que realmente atendam às necessidades dele.

Benefícios dos conteúdos de qualidade

Se uma empresa de calafetação de tacos, por exemplo, investe em um blog com conteúdos relevantes, ela tem acesso a uma série de benefícios, como o aumento do tráfego em seu site.

O Google é o buscador mais usado pelas pessoas, portanto, ele deve ser visto como um caminho que elas vão percorrer para chegar até a marca.

Ele prioriza os conteúdos de valor, por isso, quanto mais materiais a empresa fizer, maiores serão as chances de ela aparecer entre os primeiros resultados do Google.

É dessa forma que o blog e o site serão facilmente encontrados pelo público, e como consequência disso existe um maior engajamento com a marca.

Ele é importante porque ajuda a construir um relacionamento mais próximo e com uma audiência mais selecionada, ou seja, que interage melhor.

As vendas também aumentam, mesmo que este não seja o objetivo dos conteúdos. Mas eles ajudam a guiar os consumidores pelo que chamamos de funil de vendas, dentro do site.

Por exemplo, se alguém pesquisou sobre manta para cobrir laje, essa pessoa terá acesso a um conteúdo que vai esclarecer suas primeiras dúvidas, então, ela vai continuar consumindo esses materiais até que esteja madura para a compra.

Aliás, isso também é o que chamamos de “educar o mercado”. Às vezes, as pessoas não entendem um produto ou serviço vendido e para quê serve. 

Os bons conteúdos em blogs ajudam a esclarecer essas questões e eles podem estar em formatos como:

  • Vídeos;
  • Áudios;
  • Textos;
  • Infográficos.

Ao se informarem e entenderem os objetivos de um produto ou serviço, as chances de alguém comprar são muito maiores. E vender algo para alguém que tem plena consciência do que está comprando é essencial para o crescimento da marca.

Outro benefício dos conteúdos relevantes é o aumento brand awareness, pois quanto mais materiais relevantes a marca produzir, mais pessoas passam a conhecê-la.

Tal fator é importante porque o consumidor prefere comprar de empresas reconhecidas. Então, se ele precisa de madeira plástica ecológica, vai preferir a fabricante de seu conhecimento.

Como produzir conteúdos relevantes

Devido às vantagens e às mudanças de comportamento do consumidor moderno, produzir conteúdo de qualidade deve ser o foco das marcas.

Uma das principais estratégias nesse trabalho é definir a persona. Trata-se de um personagem semi-fictício que representa o tipo de cliente que a empresa deseja interagir.

Conhecendo as necessidades e interesses de sua persona, é possível criar materiais realmente atraentes para o público. Portanto, quanto mais nos aprofundamos nesse conhecimento, mais eficientes são as estratégias de conteúdo.

Colocar-se no lugar da audiência é uma das primeiras coisas que precisam ser pensadas na hora de produzir um vídeo sobre escada de aço corten, por exemplo.

É assim que entendemos o momento que o visitante do site está vivendo e conseguimos direcionar a mensagem para ele.

A linguagem adotada se torna mais intimista e pessoal, tornando o ambiente acolhedor e aumentando a receptividade do consumidor.

Para que o conteúdo fique ainda melhor, a empresa deve se colocar no mesmo patamar de conhecimento de seus leitores. Isso evita termos técnicos e outras barreiras para o entendimento do conteúdo.

Oferecer opções para que o público aprofunde seus conhecimentos também é muito importante, pois complementa a experiência dele.

Um exemplo clássico dessa ação é disponibilizar links para outros sites que sejam referência no assunto. Além de permitir que as pessoas entendam mais sobre a pauta abordada, essa estratégia colabora para as práticas de SEO.

Todo conteúdo deve ser contextualizado com uma situação que o público esteja vivenciando. Por exemplo, uma loja de materiais de construção pode falar sobre as vantagens da fachada acm vazado em períodos de pandemia.

Outra estratégia para isso é pesquisar em outros sites que são referência na área da marca sobre os assuntos que estão despertando a atenção dos consumidores. Outra dica é analisar o comportamento do público nas redes sociais.

Procure trazer algo novo a cada discussão, pois é comum encontrarmos artigos na internet que são apenas mais do mesmo. Essa ação tem tudo a ver com o marketing de conteúdo, uma vez que seus objetivos também são informar e se destacar.

Uma dica é pesquisar profundamente um assunto para trazer novas questões, abordá-lo de um jeito diferente e até investir em polêmicas, para estimular a discussão, principalmente nas redes sociais.

Vale a pena também criar relacionamentos internos de conteúdo. Para isso, se o conteúdo fala sobre chaveiros mosquetão, é necessário complementar as informações.

Por exemplo, você não precisa colocar todas as informações a respeito do produto ou serviço em um único texto, pois isso o torna extenso e inviável para muitas pessoas.

Mesmo assim, muitas delas gostariam de ter acesso a informações completas a respeito dos assuntos de seu interesse. Mas como oferecer todas as informações em um texto pequeno?

Uma boa dica é criar linkagens internas e externas para outros conteúdos que complementam o material que a marca disponibilizou no site ou blog.

Além de possibilitar que você invista em um conteúdo de tamanho razoável, a pauta será abordada de maneira aprofundada, o visitante permanecerá mais tempo no site e as estratégias de SEO serão enriquecidas.

Por falar em SEO, nós sabemos o quanto ele é importante para qualquer empresa, como uma fabricante de estrutura de ferro para banner, no entanto, ele deve ser priorizado acima de tudo.

É importante agradar o Google e respeitar as diretrizes dele, se quisermos que o site ou blog seja encontrado organicamente. Mas lembre de escrever para pessoas e não apenas para o buscador.

Isso porque se você priorizar o site, o material não vai fluir naturalmente e acabará afastando as pessoas que você quer impactar. O segredo é equilibrar as ações.

Considerações finais

Se antes as pessoas aceitavam as propagandas na TV para comprarem alguma coisa, com o surgimento da internet isso mudou. Elas têm acesso a informações a respeito de tudo, por isso estão cada vez mais exigentes.

Portanto, é fundamental oferecer aos consumidores modernos materiais completos, que esclareçam as dúvidas deles e mostrem o caminho para a solução de um problema.

A marca consegue construir uma imagem forte e prova para sua audiência que ela é a melhor escolha. Por isso, se quiser realmente conquistar novas possibilidades de negócio, a criação de blogs com conteúdos deve ser uma prioridade.  

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Serviços relacionados à

Qual impacto que um blog com conteúdo relevante traz para o seu site?

Tags usadas:

Qual impacto que um blog com conteúdo relevante traz para o seu site?

É um texto de direito reservado. Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal. – Lei n° 9.610-98 sobre os Direitos Autorais.