A captação de leads é uma importante ação que faz parte das estratégias de marketing de qualquer empresa de sucesso.
As companhias sabem que é muito mais fácil vender para alguém que já compreendeu seu problema e sua necessidade e de que maneira pode resolver isso.
Também têm plena consciência de que vender para alguém que já conhece seu produto ou serviço é muito mais simples do que para alguém que não tem a mínima ideia do que seja ou da existência da sua marca.
É aqui que entram os leads, pessoas que, em algum momento, demonstraram interesse pelo produto ou serviço vendido por uma empresa. Cabe a ela agora manter uma relação com essas pessoas, a fim de que elas se tornem seus clientes.
Mesmo que você ache que todo esse processo pareça ser muito longo, saiba que ele é necessário e que se ajusta perfeitamente às mudanças de comportamento do consumidor moderno.
Só que, para fazer a captação de leads, é necessário entender quem são eles, por que as empresas precisam deles e quais são as melhores estratégias para fazer isso. É sobre esse assunto que vamos abordar neste artigo, então acompanhe!
Você sabe o que são leads?
O lead é um termo utilizado para definir uma pessoa que demonstrou interesse por uma solução vendida. Em outras palavras, é um potencial cliente, alguém que tem chances de efetuar uma compra.
Esse interesse é demonstrado a partir do momento em que um visitante do site da empresa fornece alguns dados de contato em troca de determinado material.
Por exemplo, uma loja de esquadrias criou um conteúdo completo sobre corrimão de ferro para escada disponível para quem preencher o formulário de contato. Este formulário pode ter campos de preenchimento como:
- Nome;
- E-mail;
- Telefone;
- Cidade.
Uma pessoa que acessou o site, leu um conteúdo e preencheu o formulário em troca de mais material, está aberta a ouvir falar mais a respeito da empresa e do que ela tem a oferecer.
Quando isso acontece, é papel da marca manter um relacionamento proveitoso com esse novo contato, como e-mails com novidades, promoções e ofertas, entre outros.
Se o lead é alguém que pode se tornar cliente, não fica difícil entender a importância de atraí-los, certo? Vamos falar melhor sobre isso no próximo tópico.
Por que atraí-los é importante?
Os conteúdos que uma empresa de restauração de pisos de madeira produz, por exemplo, são o primeiro contato que uma pessoa terá com ela.
Mais do que isso, esses materiais ajudam as organizações a terem mais informações sobre o consumidor e de que maneira podem classificá-lo.
Tudo isso ajuda a direcionar melhor as estratégias de venda e marketing. Há todo um processo que envolve atrair o visitante, convertê-lo em lead e depois fazer a venda para que haja sua conversão em cliente.
Esse processo tem como base a criação de materiais relevantes, que abordam os assuntos de interesse da persona e varia de acordo com a etapa da jornada de compra em que o lead se encontra.
Para trabalhar adequadamente toda a sua estratégia, uma empresa de paisagismo e jardinagem pode utilizar o funil de vendas.
Trata-se de uma jornada com começo, meio e fim, pela qual os leads passarão, até que estejam maduros para a compra.
Os potenciais clientes, juntamente com esse modelo estratégico, são fundamentais uma vez que ajudam as empresas a direcionarem melhor suas campanhas, estratégias de venda e outras ações.
Dessa forma, é possível evitar desperdício de investimento e estas conseguem obter resultados melhores, aumentando as oportunidades de venda e lucros.
Para que o seu negócio consiga atrair tais potenciais compradores, precisa investir nas melhores estratégias, portanto, não deixe de seguir a leitura do próximo tópico.
Como atrair leads
Para ter um negócio de sucesso, é essencial investir em leads – e em grande quantidade. Pelo fato de serem pessoas que demonstraram certo interesse naquilo que é vendido, fica mais fácil convencê-las de comprar.
Só que é importante saber como gerar esses leads, ou seja, como uma empresa de paisagismo jardim pode atrair pessoas interessadas. Entre as melhores estratégias, temos:
1 – Oferecer informação
Quando falamos de conteúdo relevante, na teoria parece tudo muito fácil, mas na prática, muita gente se descabela porque não sabe como, de fato, passar informação.
Como estamos falando da atração de leads, devemos considerar que essas pessoas buscam informações a respeito de seus problemas e não de determinado produto ou serviço.
Conteúdo de qualidade, aqui, é material que tenha foco nas necessidades, anseios e dúvidas do público-alvo. Só que existe um erro muito comum nessa primeira etapa, que é ligar o problema do cliente aos produtos e serviços durante todo o conteúdo.
É preciso ser sábio nesse momento, como uma loja de materiais para construção que sabe que aquele cliente que vai ler sobre infiltrações precisa de rufo para telhado. Mas ela não vai falar sobre essa solução enquanto estiver tentando atrair seus leads.
2 – Otimizar os conteúdos
Todo mundo que tem uma dúvida, vai procurar informações no Google. Mas para direcionar aqueles usuários para o site da sua empresa, é necessário mostrar para o buscador que suas páginas são relevantes.
Para isso, é fundamental investir em estratégias como SEO (Search Engine Optimization, ou otimização para motores de busca), pesquisando as palavras-chave mais usadas pelo seu público-alvo.
3 – Ter um blog
Podemos dizer que o blog é uma ferramenta mais importante na hora de gerar leads. Trata-se de um canal que consegue levar a voz da marca até os consumidores, permitindo que eles acompanhem os conteúdos gerados que falamos no tópico anterior.
A linguagem usada nos materiais postados não deve ter intenção de vender, mas sim, de esclarecer as dúvidas e resolver os problemas dos visitantes.
Esse canal ajuda a gerar leads porque leva até as pessoas os conteúdos que são do interesse delas, ou seja, é o canal oficial das marcas, sendo ideal que até uma empresa de reforma de fachada possua um blog.
Inclusive, é nele que você precisa criar uma seção destinada a assinaturas e cadastros, para ter acesso aos dados de seus potenciais clientes.
4 – Invista em outros formatos
Quando falamos na criação de conteúdos, isso não se restringe apenas a textos. É possível que eles assumam outros formatos, entre eles:
- Infográficos;
- Áudios;
- Vídeos;
- Imagens.
Os infográficos, por exemplo, são fáceis de entender e altamente compartilháveis. Eles possuem imagens e dados relevantes, que facilmente atraem as pessoas para o blog da marca.
Devem ser criativos, mesmo se for destinado ao blog de empresas mais formais, como um escritório de advocacia. Além disso, precisam conter o logo da marca para que sejam facilmente identificados.
Os vídeos e imagens, por sua vez, estão entre os formatos de conteúdo mais acessados na web. Além disso, também são os que mais conquistam engajamento e aceitação por parte do público.
Se uma empresa especializada em instalações hidráulicas prediais quiser gerar leads em grandes quantidades, deve recorrer sempre a esse formato.
Eles podem ser encaixados a diversas finalidades, como webinários, videoaulas, demonstração, anúncios, etc.
Outra estratégia que vem sendo cada vez mais usada pelas organizações para gerar leads é disponibilizar um conteúdo em formato de texto também em formato de áudio.
É uma opção interessante porque, hoje em dia, muitas pessoas não têm tempo de ficar lendo textos, principalmente quando são muito grandes.
5 – Depoimentos de clientes satisfeitos
Clientes satisfeitos sempre são muito promissores para as marcas, uma vez que eles podem falar bem dessas companhias para outras pessoas. Inclusive, os consumidores preferem comprar de empresas indicadas por quem já tem experiência com elas.
Um lead proveniente de uma indicação é extremamente qualificado e tem mais chances de comprar do que qualquer outro.
Assim sendo, é importante que as organizações, como uma construtora de galpões, mantenham contato constante com seus clientes satisfeitos e solicitem feedbacks deles.
Fazendo isso, a marca consegue estreitar seu relacionamento com eles, identificar os problemas dos produtos ou serviços, incentivar que esses clientes comprem outra vez e torná-los mais engajados, a fim de divulgar a empresa para amigos e familiares.
6 – Deixar os formulários bem visíveis
Os formulários são os responsáveis por captar os dados de contato dos visitantes. Quando alguém o preenche, mostra que está interessado e, com isso, passa a ser considerado um lead.
Só que é importante facilitar esse processo deixando o formulário à vista dos visitantes, quer dizer, ele precisa estar bem posicionado. Assim, a pessoa não sente dificuldades e fornece as informações que você solicitar.
Conclusão
Gerar leads é essencial para estabelecer um relacionamento com aquelas pessoas que têm chances de se tornarem clientes.
A divulgação das marcas e o que elas têm a oferecer não é mais aleatória, mas sim, direcionada e de modo a oferecer soluções para as pessoas.
Qualquer empresa que deseja ser uma marca de sucesso precisa gerar leads, para direcionar de modo mais assertivo suas ações e se posicionar melhor no mercado.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.