Se tem algo com que os empresários e empreendedores em geral se preocupam, e precisam mesmo se preocupar, é como conquistar clientes novos. Pode haver várias réguas para medir o sucesso, mas essa é a mais objetiva e indispensável.
Que a esfera digital se tornou um dos aspectos mais importantes da nossa vida contemporânea não é segredo para ninguém. Mas será que toda marca compreende as consequências disso, e como tirar o melhor proveito?
As opções e modalidades de marketing digital são muitas, e costumam incluir os seguintes conceitos ou estratégias práticas:
- Marketing de conteúdo;
- Blogs e vlogs;
- Otimização de páginas (SEO);
- Lives, podcasts, webinários;
- Crescimento orgânico;
- Anúncios e impulsionamento;
- Redes e mídias sociais;
- E-commerce e marketplaces;
- Entre tantas outras frentes.
Isso que por um lado é uma vantagem, inclusive porque a internet trouxe uma democratização incrível para o marketing e a divulgação, por outro lado pode ser visto como um desafio, já que a concorrência online só aumenta.
Aí é que entram as dificuldades e motivos por que muitas empresas acabam tentando o sucesso na internet, mas na sequência logo desistem, colocando a culpa nas estratégias que talvez nem sequer tenham chegado a compreender bem.
Há vários pressupostos e conceitos para conseguir um sucesso sustentável (ou seja, de curto, médio e longo prazo) na esfera digital. Também assim, ficar apenas na teoria não adianta, então é preciso saber a hora de executar e pôr a mão na massa.
Se o marketing tradicional já tinha suas exigências e dificuldades, as próprias vantagens do marketing digital têm se mostrado igualmente exigentes, ou até mais. Além da quantidade de opções, temos as métricas, os perfis de clientes, a segmentação e muito mais.
Então, se você quer compreender a fundo quais são as melhores estratégias para conquistar cada vez mais clientes por meio da internet, basta seguir adiante na leitura.
Por que a internet se disseminou tanto?
Um dos temas que a sociologia mais estuda hoje é o das Gerações Y e Z (pessoas nascidas de 1980 e 2000 para cá), também fundamentais para o marketing e para qualquer empreendedor que queira compreender o seu público de modo eficiente.
O primeiro ponto fundamental para conquistar mais clientes na internet é entender os hábitos dos internautas, compostos em grande parte por essa nova geração. Hoje, quando alguém quer saber algo sobre médico ao domicílio, o que essa pessoa faz?
Dificilmente ela vai ligar para uma empresa e sair perguntando valores, sem antes compreender os detalhes desse tipo de solução, ver as qualificações dos profissionais da área, comparar várias opções com ajuda de portais digitais, etc.
Os meios que ela vai utilizar para isso quais são? Os grandes motores de busca, as redes sociais, as plataformas segmentadas da área de saúde, entre outros.
Isso é assim pois as pessoas nascidas durante esse recorte histórico cresceram com acesso à informática e à internet. Mais recentemente, até com o smartphone e o tablet nas mãos, o que gera um pensamento mais crítico e mais exigente.
Sem compreender isso, nenhuma marca poderia crescer na esfera digital, pois no fundo ela estaria lutando contra a natureza das pessoas. Portanto, adiante aprofundaremos como isso pode ser feito na prática.
Tudo sobre marketing de conteúdo
Diante desse novo cenário, em que a informação corre solta e as pessoas buscam não apenas um produto ou serviço qualquer, mas uma experiência realmente marcante, o marketing de conteúdo é o passo mais importante que toda marca precisa dar.
Como vimos, se uma pessoa quer contratar um serviço como limpeza de pele profunda com extração, a primeira coisa que ela vai fazer é pesquisar sobre o assunto, seja pelo desktop ou notebook, seja pelo tablet ou celular.
Portanto, é claro que a sua empresa precisa estar lá quando esse usuário fizer isso. O recurso de excelência dessa estratégia são os blogs, já que o site institucional não é suficiente para levar conteúdos constantes e gerar engajamento no público.
A regra de ouro do marketing de conteúdo são a originalidade e a relevância. Somente os conteúdos que realmente gerarem valor e agregarem algo para o público serão capazes de trazer os resultados desejados.
Também é fundamental levar em conta o funil de vendas. Com isso, seu material já é feito com base na etapa de cada lead, seja na geração de oportunidades, na conversão delas em prospects para o comercial, ou mesmo na fidelização dos clientes.
Outra dica fundamental é não se limitar a textos. Atualmente, a criação de conteúdo supera (e muito) os blogs, embora eles ainda sejam o primeiro passo. Então, após desenvolver blog posts e artigos sobre seus temas principais, comece a investir em outros formatos.
Se vai falar sobre escapamento esportivo celta, considere fazer vídeos explicativos, no formato dos famosos vlogs. Em outros casos, simplesmente disponibilizar um áudio da leitura do texto escrito já é o suficiente.
Todos esses exemplos demonstram o óbvio: as pessoas estão cada vez mais apressadas, logo todo tipo de multimídia ajuda na hora de consumir um conteúdo.
Assim, o cliente pode até ouvir algo pelo fone de ouvido, enquanto faz outras coisas junto.
Como dominar os motores de busca?
Como já ficou claro até aqui, não basta o seu negócio marcar presença na internet, é preciso que ele esteja ativo, sempre atraindo o público. Para isso, após gerar os conteúdos, é preciso garantir que eles cheguem ao máximo de pessoas.
Há duas maneiras de fazer isso, uma gratuita e outra paga. No primeiro caso, para posicionar uma palavra-chave como flyers de festa, você faz o SEO (Search Engine Optimization), que é a Otimização para Motores de Busca.
O mais bacana é que os principais parâmetros de ranqueamento têm tudo a ver com o marketing de conteúdo, já que a relevância e a originalidade são o mais importante. Além disso, é preciso considerar algumas questões técnicas e de programação.
Algo fundamental é a palavra-chave. Você precisa estudar os termos mais assertivos, pois é por meio deles que você será encontrado. Depois, ela precisa aparecer em várias partes da página, desde o título do texto até o das fotos e imagens.
Outro modo de fazer com que um conteúdo como oficina de funilaria tenha um bom posicionamento, é pagando por isso. São os famosos links patrocinados, cuja função principal é garanti-lo no topo da primeira página.
O interessante é que qualquer negócio pode anunciar ali. Além de segmentar bastante o seu público, escolhendo região e até horário para aparecer nas buscas, você pode investir valores menores no começo, e mensurar cada campanha diariamente.
Por dentro das maiores redes sociais
Se a geração de conteúdo é fundamental, outro ponto igualmente importante no sentido de atrair os clientes é poder interagir com eles de maneira mais dinâmica. Aí é que entra o papel das famosas e indispensáveis mídias sociais.
Hoje as opções são muitas e bem diversificadas. Se você trabalha com hambúrguer artesanal diferente, pode impactar os clientes por meio de aplicativos de mensagens instantâneas, direto pelo celular, sem a necessidade de curtidas ou seguidores.
Outras plataformas focam em textos mais longos, com a opção de curtidas, compartilhamentos e aumento de seguidores. Além, é claro, das redes sociais voltadas para multimídias, como as de fotos, imagens e vídeos.
Um ponto fundamental aqui é, justamente, a interação. Se você posta algo sobre bolo de aniversário feminino, sejam fotos, vídeos curtos ou longos, certamente vão aparecer muitos comentários, e alguns deles até com dúvidas sobre o serviço.
É preciso interagir em todos, tirando dúvidas e agradecendo a participação das pessoas. Com esse bate-papo constante, você aumenta o engajamento geral e também já aproveita para compreender cada vez melhor o seu público-alvo.
Tirando o melhor dos marketplaces
Da mesma maneira, não podemos nos esquecer de um aliado das empresas que está no mercado digital praticamente desde o seu surgimento: as plataformas de e-commerce, também conhecidas como marketplaces ou shoppings online.
Tal como em uma galeria física, cujas lojas desfrutam não apenas da infraestrutura pronta como também de um tráfego já existente de pessoas, os marketplaces permitem que você faça um anúncio com poucos cliques e já comece a vender.
Uma dica para essa estratégia é prestar atenção no público-alvo. Hoje existem plataformas multimarcas, que trabalham todo tipo de soluções, desde uma gráfica que faz cartão de visita nutricionista até a própria nutricionista da área da saúde.
Outras focam apenas em serviço, ou somente em vendas. Caso sua solução seja um pouco mais nichada, considere dar prioridade às plataformas voltadas para o seu mercado, como algumas que lidam apenas com soluções industriais, por exemplo.
Com isso, vemos que qualquer empresa pode conquistar mais clientes por meio da internet, desde que leve em conta as dicas e estratégias apresentadas acima.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.