Quais são as ações mais vantajosas de marketing digital?

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O marketing digital se tornou uma das principais técnicas de publicidade, uma vez que a internet é o meio de comunicação mais utilizado, e as pessoas estão cada vez mais conectadas.

Ao contrário do que alguns indivíduos pensam, não basta estar na internet para que uma empresa tenha uma boa presença digital. É necessário usar as estratégias de marketing e, com isso, ter um site bem posicionado nos mecanismos de busca.

Os sites institucionais são canais importantes que mostram quem é a empresa, quais são seus produtos e serviços, seus objetivos, visão, valores etc., informações estas importantes para que o público possa conhecê-la melhor.

ações de marketing digitalNo entanto, não basta construir o site e esperar que ele trabalhe sozinho, porque isso não vai acontecer. É preciso investir em ações que deixem o endereço de um negócio na web o mais visível possível.

É dessa maneira que ele será facilmente encontrado pelas pessoas, destacando o empreendimento e aumentando suas oportunidades. A principal dúvida está em como fazer isso.

Aliás, existem muitos questionamentos relacionados ao marketing digital, como as principais estratégias que podem ser usadas por diferentes tipos de empresas.

Por isso, neste artigo, vamos falar sobre esse assunto, bem como apresentar qual a sua importância para organizações de todos os setores. Acompanhe!

Importância de ter um site bem posicionado

Quando o site de um negócio está bem posicionado em um buscador, como o Google, ele passa a ser bem influenciado.

Isso acontece porque o Google é o maior em buscas no mundo todo, sendo usado por quase 90% de todos os internautas, o que faz com que as pessoas entendam que somente as marcas mais importantes aparecem entre os primeiros resultados.

Se uma fabricante de balança comercial com etiqueta está bem posicionada no Google, ela aparecerá entre os primeiros resultados listados durante uma pesquisa.

Ou seja, o site será encontrado por potenciais clientes que estão buscando uma solução oferecida pela marca.

Um bom posicionamento também é fundamental para quem quer melhorar seus resultados. Isso porque, só no Brasil, são cerca de 105 milhões de usuários que usam o Google para fazer suas pesquisas.

Dessa forma, a empresa que aparece entre as primeiras posições terá acesso a vantagens únicas, tais como:

  • Aumento do tráfego;
  • Aumento do reconhecimento;
  • Mais oportunidades de negócio;
  • Aumento da taxa de conversões;
  • Crescimento nas vendas.

Tudo isso é conquistado por meio de estratégias que compõem o marketing digital, seja uma desenvolvedora de software restaurante por quilo ou uma loja de carros, todos precisam conhecê-las para impactar o seu público.

Afinal, o que é marketing digital?

Em primeiro lugar, é preciso compreender que marketing digital é uma gama de ações que empresas e profissionais realizam por meio da internet, tendo como objetivo atrair novas oportunidades de negócio, estabelecer relacionamento e desenvolver a marca.

Para isso, são usadas estratégias como SEO, Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo.

Por meio dessas ações, é possível promover produtos e serviços. Aliás, o marketing feito pela internet é, atualmente, a principal forma de estabelecer contato entre empresas e clientes.

Pode ser colocado em prática por um restaurante de comida para empresas, mas também por universidades, ONGs, igrejas e muitos outros.

É um meio muito democrático, que leva oportunidades iguais para todos, uma vez que as empresas usam os recursos que têm disponíveis, podendo encontrar chances reais.

O que importa é conhecer bem as suas estratégias para poder investir naquela que melhor atenda às necessidades de cada negócio. Vamos falar melhor sobre elas a seguir.

Principais estratégias do marketing digital

Existem muitas ações dentro do marketing digital, focadas em diferentes objetivos e necessidades. É importante conhecer cada uma delas para saber qual escolher, e dentre as principais estão:

1 – Inbound Marketing

Também conhecido como “Marketing de Atração”, o objetivo dessa estratégia é fazer com que as empresas sejam encontradas mais facilmente pelas pessoas.

Para isso, a marca precisa compreender quais são as dores e necessidades dos consumidores, para que dessa forma, saiba quais são os melhores canais de comunicação com eles, oferecendo a solução ideal.

Essas descobertas são feitas pelo uso de ferramentas que a internet disponibiliza, que mostra quem está interessado em salão de festa de aniversário, por exemplo, levando até essas pessoas materiais que sanem suas dúvidas.

O investimento contínuo em Inbound Marketing permite criar uma audiência e uma comunicação constante. Ou seja, a marca conversa com seu público, sem apenas enviar mensagens aleatórias.

Isso faz com que cada vez mais pessoas busquem esses conteúdos, permitindo que a empresa compreenda os interesses de seu público-alvo, atendendo-o antes da concorrência.

Uma das principais maneiras de fazer com que os consumidores cheguem até uma marca é criando conteúdos relevantes, que realmente solucionem um problema.

2 – Marketing de Conteúdo

Os consumidores pesquisam tudo sobre aquilo que desejam saber a respeito de um produto ou serviço, como buffet de casamento para 200 pessoas, sempre recorrendo ao Google para fazer isso.

É o Marketing de Conteúdo que vai posicionar a marca no lugar certo e no momento mais propício da jornada de compra em que o lead se encontra.

Dessa forma, estamos falando do processo de publicar materiais valiosos que atraem, convertem e encantam uma audiência.

Quando essa estratégia é bem trabalhada, ela aumenta as visitas no site da organização, melhorando seu reconhecimento, criando autoridade e educando o mercado.

Esses materiais devem ser veiculados em canais interessantes para a audiência, como blog, site e redes sociais.

3 – SEO

Você já saber que ser facilmente encontrado pelo Google é essencial para o negócio. Inclusive, existe uma estratégia orgânica capaz de fazer isso, ou seja, a marca não precisa investir em anúncios pagos na internet.

Essa ação é conhecida com SEO (Search Engine Optimization), ou otimização para motores de busca, em português.

É importante trabalhar com a otimização, uma vez que o principal objetivo do Google e outros sites de busca é aperfeiçoar a experiência do usuário.

Uma empresa de crepe para evento pode usar diferentes estratégias para provar para esses buscadores que seu site oferece uma experiência e, assim, figurar entre os primeiros resultados do ranking.

Exemplo disso é otimizar a página para que ela seja mais compreensível para os visitantes, e isso é feito por meio do SEO on page e SEO off page.

O SEO on page é tudo o que pode ser feito dentro da página, como título, meta-descrição, links internos etc. Além disso, o negócio também pode investir em conteúdos atrativos.

Por sua vez, o SEO off page também influencia no rankeamento, dependendo de fatores como carregamento de páginas, parâmetros de segurança, links externos etc.

Benefícios do marketing digital para os sites

Todas as ações que mencionamos acima, trazem muitos benefícios para um site, como podemos ver na descrição de cada uma delas. Mas as vantagens não param por aí.

Uma técnica que não pode ser deixada de lado é a otimização da presença online, que permite que qualquer tipo de negócio, como uma empresa de locação de brinquedos infláveis personalizados, seja facilmente encontrada.

Além disso, quando os consumidores têm contato com uma marca, preferem falar com ela por meio das redes sociais ou de seu site. É uma maneira de conhecer a identidade da empresa e sentir mais confiança para realizar uma compra.

Para isso, é necessário ter uma presença consistente na web, em diferentes canais, assim, o consumidor possa encontrá-la. Afinal, eles estão sempre conectados para pesquisar e interagir com pessoas e empresas.

Mais do que estar bem posicionada e ser encontrada pelos usuários, uma marca, como uma revenda de fantasia infantil colorida, consegue criar um relacionamento duradouro com seus clientes.

Isso acontece porque o marketing digital estabelece uma comunicação em que cliente e empresa podem interagir, compreendendo melhor as necessidades e soluções.

O que fortalece os laços, algo muito benéfico, uma vez que a concorrência está cada vez mais agressiva. Empresas que conquistam mais engajamento estão fixadas na mente de seu público-alvo.

Por fim, ao aplicar tais estratégias orgânicas de marketing digital, a empresa não precisa gastar rios de dinheiro, uma vez que estamos falando de investimentos acessíveis e que trazem resultados muito positivos.

Mais do que tornar o site mais profissional e melhorar a usabilidade dos visitantes, o marketing pela internet faz tudo isso sem que você precise gastar muito do seu orçamento.

Conclusão

A concepção de marketing mudou muito depois do surgimento da internet e, aos poucos, vários meios de atrair e conquistar clientes foram surgindo, de maneira muito fácil, rápida, prática e econômica.

Dessa forma, ter um site institucional se tornou uma necessidade, que atrelada às estratégias de marketing, se transformou em um importante canal de divulgação de marca, produtos e serviços.

Por isso, é importante melhorá-lo cada vez mais, para oferecer aos visitantes a melhor experiência, e por meio das estratégias de marketing digital, isso torna-se possível.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

 

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