O marketing de relacionamento é uma das estratégias mais importantes para as empresas hoje em dia, tendo em vista a necessidade de fidelizar os clientes.
Essa proximidade pode ser assegurada por meio de benefícios que garantem a satisfação dos consumidores, até mesmo os de empresas de instalação elétricas, por exemplo.
Sabe-se que conquistar um bom espaço no mercado e atrair novos clientes é fundamental para o sucesso de qualquer marca. Por isso, cada vez mais as empresas investem em marketing.
Contudo, existem muitos negócios dispostos a oferecerem os mesmos produtos e serviços para as pessoas, o que torna o mercado extremamente competitivo.
Sendo assim, além de conquistar novas oportunidades de negócio, é essencial fidelizar aquele cliente que já compra com você. É ele que vai garantir uma receita fixa, além de ser mais barato mantê-lo por perto do que conquistar outros.
Atrair mais consumidores é importante, mas são os clientes recorrentes que vão mostrar o valor da marca, indicá-la para outras pessoas e voltar a comprar sempre que for preciso.
É aqui que entra o marketing de relacionamento. E pensando na relevância de se relacionar com os clientes, vamos explicar o que é esse marketing, a importância da estratégia e quais são os impactos positivos.
O que é marketing de relacionamento?
Esse marketing é constituído por uma série de ações que visam criar e manter um relacionamento com o cliente da marca. Para isso, são oferecidos benefícios que deixam os clientes mais satisfeitos.
Assim, eles são fidelizados e ainda se tornam verdadeiros defensores da marca, indicando seus produtos e serviços a outras pessoas.
Dentre as estratégias que, por exemplo, uma empresa de manutenção predial pode usar, temos:
- Automação de marketing;
- Construção e disseminação de marca;
- Comunicação personalizada;
- Criação de autoridade.
Além de conquistar e fidelizar clientes, esse tipo de marketing também torna a marca uma referência no mercado, pois as pessoas passam a ter boas experiências com ela.
Tudo é construído em cima de um relacionamento vantajoso para os clientes, usando-se, também, de uma comunicação bem estruturada.
Importância desse tipo de marketing
O objetivo dessa ação não é apenas aumentar as vendas ou conquistar novos consumidores, mas também, transformar seus clientes em defensores da marca.
Só que para chegar a esse objetivo, a empresa precisa oferecer algo único que não pode ser obtido na concorrência.
É assim que se constrói uma relação contínua e progressiva, que pode ser estabelecida até mesmo para evoluir o valor da compra dos clientes.
Sendo assim, aquela pessoa que optava por um produto ou serviço mais básico, passa a optar por um mais completo. Portanto, estamos falando de um marketing de médio e longo prazo.
Com ele, uma empresa de paisagismo e jardinagem, por exemplo, se torna mais próxima de seus clientes, possibilitando oferecer a ele respostas mais rápidas e personalizadas.
Portanto, o empreendedor também vai aprender mais sobre sua audiência e com isso aprimorar cada vez mais seus produtos e serviços. O público se aproxima com mais facilidade e passa a conhecer em detalhes as soluções.
É dessa forma que as pessoas percebem o valor do que está sendo ofertado, o que facilita a venda. E quando a experiência com a marca é boa, a tendência é que as pessoas divulguem isso.
É importante enxergar o marketing de relacionamento como uma estratégia complementar a todas as outras. Por outro lado, ele é bem diferente do marketing tradicional, que não mantém o foco no consumidor.
Sendo assim, o foco não é a venda em si, mas sim, o cliente, visto que é ele quem garante o sucesso ou o fracasso de uma empresa. Isso porque mesmo que o foco não seja a venda, esse tipo de marketing é decisivo no momento da compra.
Uma empresa de demolição de casas, por exemplo, deve manter um bom relacionamento com seus clientes, inclusive com aqueles que já compraram.
Isso porque manter esses consumidores por perto é muito mais barato do que conquistar outros. Sem falar que aqueles que costumam voltar, também costumam indicar a marca para outras pessoas, o que torna o custo de aquisição de clientes ainda mais baixo.
Também é uma forma de evidenciar para o cliente uma necessidade que ele nem sabia que tinha, por meio de estratégias simples, como a produção de conteúdo.
Agora que você já conhece a importância do marketing de relacionamento para os negócios, vamos mostrar, no próximo tópico, como vai impactar positivamente a empresa.
Impactos positivos do marketing de relacionamento
Essas estratégias são muito benéficas para os negócios, e podemos exemplificar isso pelo aumento do LTV. O lifetime value diz respeito ao tempo que o cliente permanece comprando de uma marca.
O marketing de relacionamento ajuda uma empresa de refeições coletivas, por exemplo, a ter clientes mais fiéis, fazendo com que ele compre de novo e isso aumenta o LTV do negócio.
A partir disso, fica mais fácil fazer com que essas pessoas recomendem a marca para seus conhecidos, amigos e familiares.
Outro impacto positivo é a redução nos gastos com marketing e anúncios, desde que se mantenha o foco no relacionamento com o cliente.
Os consumidores passam a comentar suas experiências positivas com outras pessoas, o que ajuda a aumentar as vendas orgânicas.
Para se ter uma ideia, alguns negócios, como uma empresa de qualificação de operação, investem tão bem nessa estratégia que gastam pouco ou nenhum recurso com outras ações de marketing e mídias pagas.
Sem falar que são companhias que possuem um alinhamento organizacional mais forte, visando proporcionar a melhor experiência para os clientes. Isso alinha a comunicação em torno dele e o torna mais satisfeito e feliz em longo prazo.
Dicas para aplicar
Agora que você já sabe de que maneira esse marketing pode impactar o seu negócio, vamos mostrar como ele pode ser implantado.
O primeiro passo é conhecer bem os clientes, para que seja possível estabelecer uma boa comunicação com eles.
Uma boa dica para coletar o maior número de informações possível é verificar e atualizar as informações cadastrais sempre que possível.
Uma empresa de manutenção elétrica industrial também pode enviar pesquisas de satisfação, e para garantir que todos respondam, pode disponibilizar um brinde.
Treine sua equipe para que, durante um atendimento, registre qualquer tipo de feedback fornecido pelo cliente.
Também é importante segmentar o banco de dados para poder fazer uma abordagem personalizada. Além de melhorar a comunicação nesse aspecto, também ajuda a criar campanhas mais adequadas aos perfis.
É essencial criar ações que incentivem o retorno, pois elas ajudam a estabelecer o relacionamento com o cliente. Um exemplo disso é criar um programa de fidelidade.
Por exemplo, o cliente vai acumulando pontos a cada nova compra. Ao atingir uma pontuação mínima, a marca oferece frete grátis por meio de empresas de entregas.
Além de aumentar as vendas, a marca consegue entender melhor seu perfil de cliente ideal, o que lhe possibilita mais interação. As pesquisas de satisfação também são ótimos exemplos de ações que incentivam o retorno.
Tudo isso também depende de um bom monitoramento de resultados, pois mesmo que se trate de um relacionamento contínuo, podem haver mudanças de um mercado para outro.
Exemplo disso é um cliente de uma empresa B2C receber e-mails com ofertas todos os dias. Já no caso de um cliente de uma empresa B2B essa ação não é uma boa ideia porque pode desgastar o relacionamento.
Para saber como abordar adequadamente os clientes, é importante fazer testes e monitorar resultados, como a taxa de abertura de e-mails.
Só que este é apenas um item que precisa desse acompanhamento. O fato é que todas as ações e seus resultados precisam ser mensurados.
É dessa maneira que a marca vai entender o que funcionou e o que não funcionou, e assim mudar as estratégias que vem adotando. Por fim, os resultados obtidos serão cada vez melhores.
Conclusão
O mercado está concorrido para qualquer um de seus nichos, pois os clientes têm à disposição várias marcas para um mesmo produto ou serviço.
Perder espaço é muito mais fácil do que conquistar, então, é imprescindível investir em estratégias que ajudem a chamar a atenção dos consumidores e fidelizar os clientes.
Os clientes recorrentes são uma garantia de sucesso para o negócio, visto que eles tornam a receita mais previsível e podem ser a ponte entre a marca e outras pessoas que ainda não a conhecem.
O marketing de relacionamento é a resposta para tudo isso e não deve ser descartado, pois ele tem como foco aquilo que é mais importante para uma marca: seus clientes.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.