O que é preciso saber para montar um negócio, seja ele físico ou online ?
Primeiramente um plano de negócio
O que é?
Um plano de negócios é ferramenta importante para qualquer empreendedor. Ele está inserido no processo de empreender, que conta com quatro fases:
1. Identificação de oportunidades;
2. Elaboração do plano de negócio;
3. Captação de recursos;
4. Gerenciamento.
Além disso, a ferramenta pode ajudar a manter sua empresa vida ou contribuir para mostrar a viabilidade de um novo negócio e conheça todos os seus benefícios como:
- Diminuição de incertezas.
- Ordenação de ideias.
- Avaliação de viabilidade.
- Orientação de expansão.
- Apoio à gestão empresarial.
Dados necessários
Conhecer o ramo de atividade
É preciso conhecer alguns dados elementares sobre o ramo em que se pretende atuar e as possibilidades de atuação no segmento (exemplo: confecção é o ramo; pode-se atuar com jeans, malha, linho, público infantil, adulto, feminino).
Conhecer o mercado consumidor
O estudo do mercado consumidor é importante para o empreendimento, pois abrange as informações necessárias para a identificação dos prováveis compradores. O que produzir, de que forma vender, qual o local adequado para a venda, qual a demanda potencial para o produto. Essas são algumas indagações que podem ter respostas mais adequadas quando se conhece o mercado consumidor.
Conhecer o mercado fornecedor
Para iniciar e manter qualquer atividade empresarial, a empresa depende de seus fornecedores (mercado fornecedor). O conhecimento desse mercado se reflete nos resultados pretendidos pela empresa. Mercado fornecedor é aquele que fornece à empresa os equipamentos, máquinas, matéria-prima, mercadorias e outros materiais necessários ao seu funcionamento.
Conhecer o mercado concorrente
O mercado concorrente compõe-se das pessoas ou empresas que oferecem mercadorias ou serviços iguais ou semelhantes aos que você pretende oferecer. Esse mercado deve ser analisado de maneira que sejam identificados: quem são os concorrentes; quais mercadorias ou serviços oferecem; quais são as vendas efetuadas pelo concorrente; quais os pontos fortes e fracos da concorrência; fidelidade da clientela em relação à concorrência.
Definir produtos a serem fabricados, mercadorias a serem vendidas ou serviços a serem prestados
É preciso conhecer detalhes do seu produto/serviço e oferecer produtos e serviços que atendam às necessidades de seu mercado. Também é importante definir qual a utilização do seu produto/serviço, qual a embalagem a ser usada, tamanhos oferecidos, cores, sabores etc.
Analisar a localização da empresa
Onde montar o negócio. Essa escolha pode significar a diferença entre o sucesso ou o fracasso de um empreendimento.
Conhecer marketing
Marketing é um conjunto de atividades desenvolvidas pela empresa para que atenda desejos e necessidades de seus clientes. As atividades de marketing podem ser classificadas em áreas básicas, que são traduzidas nos 4 “pes”: Produto, Pontos de Venda, Promoção (Comunicação) e Preço.
Processo operacional
Este item trata do “como fazer”. Devem ser abordadas questões como: que trabalho será feito e quais as fases de fabricação/venda/prestação de serviços; quem fará; com que material; com que equipamento; quando fará. É preciso verificar quem possui conhecimento e experiência no ramo: o empreendedor, um futuro sócio, um profissional contratado etc.
Projeção do volume de produção, de vendas ou de serviços
É prudente que o empreendedor ou empresário considere a necessidade e a procura do mercado consumidor; os tipos de mercadorias ou serviços a serem colocados no mercado; a disponibilidade de pessoal; a capacidade dos recursos materiais – máquinas, instalações; a disponibilidade de recursos financeiros; a disponibilidade de matéria-prima, mercadorias, embalagens e outros materiais necessários.
Projeção da necessidade de pessoal
Identifique o número de pessoas necessárias para o tipo de trabalho e que qualificação elas deverão ter.
Análise financeira
É necessário fazer uma estimativa do resultado da empresa, a partir de dados projetados, bem como uma projeção do capital necessário para começar o negócio, pois há de fazer investimento em local, equipamentos, materiais e despesas diversas, para instalação e funcionamento inicial da empresa.
Fonte: Portal Sebrae