Ter um bom desempenho na internet é um dos desejos de grande parte dos sites, blogs e e-commerces. Afinal, a performance irá definir a autoridade da sua página no ambiente virtual e contribuir para o destaque perante os concorrentes.
Hoje em dia, marcar presença na internet é praticamente uma obrigação, diante do número progressivamente crescente de pessoas com acesso à rede. Segundo dados da TIC Domicílios, só no Brasil, mais de 70% da população está conectada.
Quando a internet surgiu, não se imaginava o quanto ela teria potencial para mudar a forma como nos comunicamos. Atualmente, o acesso à informação é muito mais simples e rápido, enquanto é possível investir em novas estratégias de marketing e publicidade.
Ou seja, a transformação digital não está mais em um futuro distante, mas sim, é fundamental para os dias de hoje, para a manutenção e sobrevivência das empresas.
Por esse motivo, se o seu negócio tem foco em manutenção impressora laser, ou é voltado para a comercialização de roupas, ou ainda é uma indústria em ascensão, em qualquer um dos cenários é indispensável o investimento na internet.
No artigo de hoje, saiba quais são os impactos fundamentais trazidos por um site com um bom desempenho, além dos benefícios que a web pode oferecer ao mundo dos negócios. Acompanhe a leitura!
Quais as principais vantagens da internet para os negócios?
A tecnologia influencia diretamente a nossa vida, mudando a forma como nos comunicamos, interagimos e compreendemos o mundo.
Por isso, é notável que a internet causou uma grande revolução nas pessoas, principalmente pela sua capacidade de oferecer inúmeros conteúdos que são de fácil e rápido alcance.
Se, antigamente, a publicidade estava centrada nas mídias tradicionais, em que era necessário buscar materiais em uma gráfica rápida banner, comerciais de televisão e rádio, agora basta alguns cliques para encontrar uma infinidade de opções.
A praticidade é somente um dos benefícios da internet. Abaixo, conheça algumas das vantagens do ambiente digital para os negócios.
1 – Maior alcance do público
A internet retirou as barreiras geográficas que impediam o alcance de novos públicos. No contexto atual, se um usuário quiser adquirir um anel da lol, por exemplo, mas não encontra o produto na sua cidade, ele tem a oportunidade de buscar em outras localidades.
Claro que isso dependerá diretamente da capacidade de atendimento das empresas, visto que é preciso investir em serviços de logística e envio de mercadorias.
Em alguns casos, é possível ir além do próprio país. Já é frequente nos depararmos com empreendimentos que realizam envios internacionais.
A tendência é um crescimento global da internet. Mais de 4,1 bilhões de pessoas usam a rede mundial, o que corresponde a 53,6% de toda a população, segundo a União Internacional de Telecomunicações.
Por isso, as empresas que desejam manter seus negócios em pé e ter um grande alcance de clientes devem voltar os olhos para o ambiente digital.
2 – Baixo investimento
O investimento na internet é relativamente baixo, em especial quando comparado à abertura de empreendimentos físicos.
Para ter um negócio digital que venda camiseta dry fit atacado feminina basta ter um site bem estruturado e o produto à disposição, da mesma forma que para as empresas é preciso arcar com aluguel do estabelecimento, insumos, entre outros custos.
Mesmo para os estabelecimentos que já estão estruturados no mercado, o investimento em estratégias digitais é muito mais acessível em comparação às ações de publicidade tradicional.
3 – Disponibilidade a todo momento
Os seus clientes e futuros consumidores podem acessar as informações sobre a sua empresa, produtos e serviços a qualquer momento do dia.
Afinal de contas, um site funciona como um repositório de informações sobre o negócio, além de ser uma oportunidade de adquirir mercadorias fora do horário comercial.
Dessa forma, um usuário pode procurar por um serviço de conserto apple watch, além de contar com outros conteúdos.
Grande parte dos sites possuem uma sessão de perguntas e respostas (FAQ), ou ainda de atendimento por chatbots (robôs pré-programados com inteligência artificial ou respostas automáticas).
Já se pode comprar na internet sem a presença de atendentes reais. Com o avanço tecnológico, muitos processos são feitos automaticamente, o que ajuda a melhorar o desempenho e a comercializar produtos a qualquer hora do dia.
4 – Melhor relacionamento com os clientes
A internet permite um contato frequente do negócio com os clientes, que não se encerra com o fim da compra e, ademais, é capaz de ser aprofundado durante a jornada do consumidor.
Por exemplo, ao procurar por um anel de ouro feminino delicado, o usuário irá se deparar com uma série de informações, que já iniciam um relacionamento mais próximo com a empresa. Afinal, quanto melhor é o conteúdo, mais o cliente tem confiança no negócio.
Além do mais, a internet permite o contato periódico do empreendimento com o público, mesmo após a venda. Nesse sentido, é possível enviar alguns benefícios, como:
- Descontos nas próximas compras;
- Boletins informativos (newsletters);
- Mensagens em datas comemorativas;
- Ofertas, promoções e cupons exclusivos.
Normalmente, essas estratégias envolvem ações de e-mail marketing, mas também podem incluir outros canais, como as redes sociais.
Da mesma forma, as ações de pós-venda são responsáveis pela formação de promotores da marca, ou seja, clientes que recomendam a sua empresa para outros indivíduos.
5 – Maior confiabilidade e credibilidade
Quando um usuário procura por um adesivo grande personalizado e se depara com o site da sua empresa, ele consegue oferecer mais confiança e credulidade no seu negócio.
Muito disso, deve-se à própria maneira como a internet alterou as relações atuais, visto que é constante a pesquisa por informações, produtos e serviços online.
Desse modo, as empresas que não têm uma presença forte na internet acabam sendo vistas como menos profissionais e, consequentemente, há riscos de perder clientes.
6 – Facilidade na mensuração de resultados
A internet disponibiliza de vários meios que permitem medir o funcionamento das estratégias de marketing, da mesma forma que de outras atividades da empresa.
Desse modo, é possível avaliar de onde vem o tráfego, quanto tempo um usuário passa no seu site, entre outros dados.
Com essas informações em mãos, é possível compreender melhor como é o comportamento dos visitantes, tomar decisões certeiras, além de investir em iniciativas que promovem uma excelente recompensa.
Até mesmo na confecção de rótulos adesivos personalizados, por exemplo, as empresas podem usar os dados oriundos das campanhas online para pensar na melhor confecção das embalagens para seus produtos.
Essa mensuração é mais difícil e, por vezes, não pode ser feita com os empreendimentos físicos. Afinal, é complicado mensurar o tempo que um cliente passa dentro da loja ou quantas pessoas conheceram o seu negócio através de um anúncio na TV.
7 – Fortalecimento da marca
O fortalecimento da marca é um dos aspectos mais notórios da internet. Enquanto no meio físico a construção desse reconhecimento pode durar muito tempo, o ambiente online permite agilizar esse processo, ainda mais quando se usa as ferramentas certas.
Por esse motivo, a internet auxilia a transparecer a imagem do seu negócio e a persuadir o público a respeito da sua marca, a maneira como a sua empresa quer ser lembrada e, até mesmo, os valores que se deseja compartilhar.
8 – Aumento das vendas
Todas essas vantagens culminam em algo primordial para a permanência das empresas no mercado: o crescimento das vendas. Afinal de contas, a maioria dos negócios vive da geração de receitas.
Com o aumento do alcance do público, fortalecimento da marca, construção de promotores e iniciativas de pós-venda, é possível ter um retorno significativo, que irá influenciar diretamente nas vendas.
Vale pontuar também que qualquer abordagem errada pode comprometer a imagem do seu negócio – ainda mais na internet, onde a informação flui de modo muito rápido e, por vezes, viral.
Desse modo, uma boa atuação na internet está estritamente relacionada com a maneira como a empresa se porta no mercado, os valores que se deseja transmitir e, principalmente, em um bom planejamento estratégico.
Conclusão
Marcar presença na internet tornou-se essencial para todas as companhias que desejam manter os negócios ativos atualmente. Vivemos em um mundo totalmente digitalizado e, por conta disso, investir em estratégias virtuais é a chave para o sucesso.
A internet mudou o modo como nos relacionamos, comunicamos e a forma como as pessoas consomem produtos e serviços. Por conta disso, acompanhar essas tendências é um modo de se destacar da concorrência e fortalecer a marca.
O artigo de hoje trouxe alguns dos pontos positivos em ter um site com bom desempenho. Mas, não se pode negar: estar na internet é quase uma obrigação nos dias de hoje.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.