Entenda o impacto positivo que um site pode causar a curto, médio e longo prazo

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De todas as novidades que a informática e a internet trouxeram nas últimas décadas, a mais básica e acessível de todas diz respeito ao impacto positivo de um site na história de uma marca, seja ela nova ou já tradicional em seu ramo.

Na prática, mesmo que a empresa já tivesse décadas de existência no mercado, essa presença online contaria como uma espécie de renascimento. Isso é assim porque a esfera digital tem sua lógica e suas regras próprias.

Uma das provas de que é assim é o fato de que tem se tornado cada vez mais comum uma marca surgir e se desenvolver apenas pela web, sem loja física aberta ao público. Também por isso, hoje é imprescindível investir nessa modalidade.

Há levantamentos do próprio IBGE que demonstram que mais de 130 milhões de brasileiros têm acesso à internet. A maioria deles pelo smartphone, de modo que podem fazer tudo o que precisam na palma da mão, o que inclui compras e negociações.

Ainda assim, uma pesquisa muito preocupante da Abranet (Associação Brasileira de Internet) revelou que menos de 40% das marcas nacionais realmente utilizam a internet para fazer negócios.

Com isso, é possível afirmar que, sem dúvida, mais da metade das empresas brasileiras estão perdendo uma grande oportunidade. Que é a da “maior vitrine do mundo”, como se convencionou chamar a internet.

Há duas verdades do marketing que já faziam sentido antes dela e continuam sendo verdadeiras. A primeira é a de que “quem não é visto não é lembrado”, ou seja, se o cliente nem conhece sua marca, como vai pensar nela na hora da compra?

A segunda é a de que é preciso estar onde seu cliente está. Durante muito tempo isso significou feiras e eventos, ou ainda mídias tradicionais como panfletagem, outdoors, rádios e afins, porém, as coisas mudaram bastante nos últimos anos.

Atualmente, os impactos que um site pode trazer no curto, médio e longo prazo são algo revolucionário para uma empresa. Além disso, ele pode contribuir em todas as etapas de venda, desde a captação de leads até o suporte e fidelização do cliente.

Então, se você quer compreender melhor como entrar nesse universo fantástico e mudar seu negócio de patamar, basta seguir adiante na leitura.

Os baixos custos de investimento

Não é possível falar em internet sem falar na questão do investimento. As mídias tradicionais que citamos são conhecidas por serem caras; ou mesmo inacessíveis, como era o caso da televisão, cujos custos poucas empresas podiam bancar.

Já um buffet de aniversário, por exemplo, pode marcar presença na internet e até fazer anúncios de maneira muito mais acessível e democrática. Por isso mesmo, o primeiro impacto positivo que um site traz, já no curto prazo, é o do marketing.

A vantagem é que o site é em si mesmo uma divulgação. Deste modo, a empresa pode enxugar seus gastos com mídias tradicionais, e nem por isso deixar de gerar algum tipo de publicidade e de comunicação com o seu público.

Além do mais, a internet permite um nível de segmentação bem maior. Ou seja, além de gastar pouco para criar seu site e fazer a manutenção dele, isso será mais assertivo do que algo como distribuição panfletos, que é bem mais pulverizado.

Não se trata de comparar com as mídias online com as tradicionais, pois elas sempre trouxeram resultados e sempre vão trazer. Mas a questão do investimento vai além disso, uma vez que envolve os gastos com a loja física ou com o escritório.

Ou seja, se um empreendedor quer começar a trabalhar com notebook semi novo, ele pode iniciar seu negócio contando apenas com o site. Ele só vai precisar registrar um domínio e cobrir os custos com hospedagem, que são bem menores que um aluguel.

No curto prazo isso é bom, pois assim que o site fica disponível, ele já pode começar a receber cotações e contatos. No médio e longo prazo, você poderá investir o valor de outros tipos de mídia em seu negócio, potencializando a produção.

O que é o marketing de conteúdo?

Quando o assunto é presença online, existe uma dica de ouro que pode fazer toda diferença na história de uma empresa. Trata-se dos blogs, que são soluções igualmente democráticas e acessíveis em termos financeiros.

Na verdade, manter um blog sobre algo como som e iluminação para festas pode ser tão simples quanto abrir um caderno e escrever um diário. Só não se deixe levar por uma falsa impressão de “facilidade”, afinal, quem manda é quem tem o melhor conteúdo.

O ponto é que criar um blog dentro do seu site não vai exigir altos investimentos, e no fundo trata-se de você escrever sobre aquilo de que gosta (o seu segmento). Quem determina isso é o marketing de conteúdo, uma das principais estratégias atuais.

O que ela já comprovou é que hoje as pessoas não estão interessadas por marcas que sejam frias e distantes do público. O que elas buscam é uma relação de igual para igual, daí que os blog posts ajudem nessa comunicação personalizada.

Por isso, os artigos que mais fazem sucesso são aqueles do tipo “10 dicas sobre a importância de uma marca ter um site”. Então, para gerar bons conteúdos, você precisa ser original e trazer matérias que realmente agreguem valor ao público.

Se o site ou blog é sobre buffet a domicílio para casamento, dê dicas sobre cada elemento desse serviço prestado, não apenas a alimentação. Também o que a residência precisa ter, recepção de convidados, preocupações da noiva e daí em diante.

Novamente, no curto prazo você já tem uma vantagem enorme, que é a da geração de leads e oportunidades. Assim como no médio e longo prazo, estará fortalecendo sua marca, provando que ela tem autoridade dentro do seu segmento.

Por dentro dos motores de busca

Um site alinhado a um blog já traz outro elemento imprescindível da esfera digital: os grandes motores de busca, como Google, Bing e Yahoo. Praticamente não existe usuário da internet que não recorra constantemente a essas plataformas.

Tanto que hoje quase ninguém utiliza a barra de endereços. Se você quer algo como chaveiro profissional, mesmo que saiba o nome da loja que procura, tende a abrir um buscador e jogar ali os dados que tem, em vez de escrever o site por extenso.

Mas saiba que não é qualquer site que aparece com destaque na primeira página. Para isso, é preciso otimizar o seu conteúdo, por meio do SEO (Search Engine Optimization), que é, justamente, a Otimização para Motores de Busca.

O foco desse processo tem muito a ver com o marketing de conteúdo que citamos acima, já que relevância e originalidade são os principais critérios dos buscadores. Mas também há questões técnicas, ligadas ao seguinte:

  • O bom uso das palavras-chave;
  • A otimização do próprio texto;
  • Títulos e subtítulos (H2, H3, etc.);
  • A otimização das fotos e imagens;
  • O tempo de carregamento da página;
  • O layout do site como um todo;
  • Entre outros parâmetros.

Seguindo a linha do que já foi dito, também os buscadores são conhecidos por serem democráticos, já que qualquer site pode dominar a primeira página sem pagar nada por isso.

Outro modo de ganhar relevância é por meio do Link Patrocinado. Assim, quando os usuários pesquisarem por algo como empilhadeira usada, seu site vai aparecer no topo da pesquisa, acima do campo de busca orgânica do SEO.

Com o tempo, é possível investir nesse tipo de anúncio. A vantagem é que os custos são personalizáveis, então cada um investe o quanto quiser ou puder, e já começa a ter resultado dentro de poucas horas.

O e-commerce e as redes sociais

Já vimos como um site é capaz de aumentar a credibilidade e a visibilidade da empresa, bem como ele é a plataforma básica para outras estratégias essenciais como o blog e a otimização para motores de busca.

Tudo isso sem mencionar o próprio e-commerce. De fato, hoje existem plataformas que facilitam a criação de lojas virtuais, permitindo vender desde produtos nichados como quiosque móvel, até roupas, calçados, celulares e soluções mais populares.

Algumas das plataformas mais famosas de criação e hospedagem de site já são criadas com foco nessas duas modalidades diferentes: os blogs e as lojas virtuais. Lembrando que você pode unir as duas estratégias e tocá-las ao mesmo tempo.

Assim, com poucos cliques é possível criar o site do absoluto zero, dando corpo a uma ideia que sem essa facilidade poderia muito bem morrer no papel. Se você vende algo como aluguel de telão, ainda pode integrar seu site com as redes sociais.

Leve em conta que há mídias sociais que priorizam mensagens instantâneas, ou textos mais longos, ou ainda multimídias como fotos e vídeos. Em todo caso, ao encontrar a que tem mais sinergia com o seu site, isso vai potencializar seus resultados.

Com isso, vimos todos os impactos positivos que a criação de um site pode trazer no curto, médio e longo prazo de uma marca que queira se consolidar no mercado.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

 

Entenda o impacto positivo que um site pode causar a curto, médio e longo prazo

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