A digitalização de negócios se tornou uma necessidade hoje em dia, para que as empresas possam lidar com os mais diferentes problemas, como a queda de produtividade e desempenho, além de aumentar a agilidade e a eficácia nos processos.
Só que para que a empresa seja digital, ela precisa passar por uma mudança estrutural, e na era da informação que estamos vivendo hoje, investir nisso é a busca de qualquer setor no mercado.
Não devemos relacionar a digitalização das organizações apenas aos esforços relacionados à área de TI. Esse processo envolve uma série de ações que também são voltadas para a experiência do cliente e outras necessidades.
Trata-se de algo que deve ser pensado para o momento atual, ou seja, nenhum negócio deve acreditar que sua digitalização é parte de planos futuros. Somente assim as companhias poderão se manter ativas e competitivas.
Antes de passar por esse processo, as corporações precisam entender o que é, sua importância e quais são os impactos positivos de digitalizar um negócio.
É sobre isso mesmo que vamos abordar neste artigo, por isso, se você tem dúvidas, acompanhe o artigo até o fim.
O que é digitalização de negócios?
Como já dissemos, hoje vivemos na era digital e da informação, sendo cada vez maior a necessidade de as empresas, independentemente de seu mercado, se digitalizarem.
A tecnologia veio para ficar, tanto no dia a dia das pessoas quanto no cotidiano das organizações. Aquelas que surgiram antes da internet passaram por um processo árduo de adaptação, principalmente no que diz respeito a regras que hoje não são mais aplicáveis.
Só que, ao mesmo tempo, a digitalização dos negócios é extensa, como no caso de uma empresa que não foco principal na tecnologia, como de conserto de módulo de injeção eletrônica.
No entanto, a digitalização é completamente possível e faz as companhias crescerem e se desenvolverem. Isso porque trata-se de uma transformação que melhora o desempenho da corporação, aumenta seu alcance e traz resultados muito melhores.
Entretanto, nem todas investem nessa mudança como deveriam, limitando-se apenas à criação de blogs e outras estratégias do tipo.
Em outras palavras, a tecnologia se torna o centro da estruturação do negócio, desempenhando um papel estratégico.
Ademais, é uma necessidade para qualquer tipo de empresa, e não apenas para as maiores ou voltadas ao mercado tecnológico. Contudo, a transformação digital exige tempo e investimento.
Essa mudança vai além das ações de marketing e tecnologia, visto que está diretamente relacionada à gestão dos negócios. Por isso, antes de implementá-la, é essencial entender a sua importância, e é sobre isso que vamos falar a seguir.
Importância da digitalização dos negócios
Para entender a importância desse processo, organizações como uma empresa de demolição de casas precisam entender que ele se baseia em três pilares, sendo: operações, experiência do cliente e modelo de negócio.
O preço ou o produto em si não são mais os únicos fatores que pesam na decisão de compra. Para se ter uma ideia, a maioria dos consumidores está disposta a pagar mais para obter uma experiência positiva.
A digitalização de um negócio oferece a melhor experiência para os clientes porque atua diretamente na comunicação entre eles e as marcas.
É por meio da internet que a decisão de compra é mais influenciada nos dias de hoje e que as pessoas descobrem mais sobre a reputação das companhias.
Podemos observar isso por meio da abrangência dos anúncios nas redes sociais ou a facilidade dos chats no atendimento ao cliente.
Sem falar que para as organizações é muito mais fácil estar em contato com seu público e interagir com seus clientes, o que ajuda a compreender melhor seus gostos e necessidades.
A transformação digital de uma empresa de aluguel som para festa ou qualquer outra permite segmentar melhor o público, aprimorar o atendimento ao cliente e ainda simplificar as vendas.
Os negócios também se tornam mais ágeis e isso é muito importante, tendo em vista que os consumidores estão cada vez mais exigentes no que tange à solução de problemas, melhorias e atendimento.
A companhia passa a funcionar com uma rapidez constante, o que reduz o tempo da decisão de compra e ocupa uma posição mais estratégica no mercado.
Para se ter uma ideia, um negócio que investe em sua digitalização reduz em 32% o tempo de decisão de compra e se coloca no mercado numa velocidade 33% mais rápida.
Os processos também são automatizados, visto que a tecnologia oferece ferramentas e técnicas voltadas para isso.
Por exemplo, no caso de um buffet de aniversário a gestão é facilitada, a comunicação é mais rápida e o compartilhamento de dados é muito mais preciso.
Ou seja, variados processos se tornam mais acelerados, além de a organização diminuir seus erros e retrabalhos no dia a dia.
Portanto, há uma economia maior de tempo e recursos, melhorando consideravelmente a produtividade nos mais variados processos internos.
Impactos positivos deste processo
Agora que você já entende a importância da digitalização de negócios, vamos falar um pouco mais sobre seus impactos positivos.
A transformação digital vem impactando a sociedade de um modo geral. É por isso que as empresas precisam estar atentas para implantar essas mudanças
Entender esse impacto é simples, bastando analisar como o uso da tecnologia transformou nosso dia a dia. Tudo está mais rápido, a quantidade de informações é extensa e a tendência é que cresça cada vez mais.
O excesso de informação aumenta a disputa pela atenção do consumidor e o deixa cada vez mais exigente.
Portanto, podemos dizer que uma empresa de cabeamento estruturado ou uma imobiliária é capaz de notar uma mudança drástica no comportamento das pessoas.
A vida ficou mais simples, visto que tudo o que é tecnológico traz muito mais comodidade. Só que, ao mesmo tempo, surgem novos desafios e problemas relacionados à digitalização, sem manter o foco na experiência do cliente.
É necessário ter atenção quanto a isso para que a empresa não apenas se modernize, como também se adapte às demandas da sociedade.
Se um negócio, como as empresas de instalação elétrica conseguem otimizar vários de seus processos, então ele está preparado para as mudanças constantes no mercado.
Exemplo disso é a capacidade de atender às expectativas da Geração Z, que são pessoas nascidas na metade dos anos 1990. Elas são consideradas nativas digitais e formam 40% dos consumidores atuais.
Por terem crescido em meio aos recursos digitais, são mais exigentes e vão cobrar muito mais mudanças relacionadas a aspectos como:
- Atendimento ao cliente;
- Personalização;
- Experiência positiva;
- Rapidez na solução de problemas;
- Entre outros.
São pessoas que possuem uma alta capacidade de absorver informações e estão aniquilando estratégias antigas de marketing.
Com isso, uma fabricante de creme para cabelo cacheado que adotou boas ferramentas digitais não apenas vai atender melhor a esse público, como ainda oferecerá a ele as melhores ferramentas para o trabalho.
Sim, essa geração já está inserida no mercado de trabalho e prezam por companhias que ofereçam os recursos tecnológicos aos quais são adeptos.
Em outras palavras, um dos impactos positivos de digitalizar um negócio é garantir que ele obtenha todos os recursos necessários para reter talentos e manter a empresa funcionando pelos próximos anos.
Da mesma forma, a digitalização melhora a segurança da empresa. Nós sabemos que existem muitos dados e informações confidenciais que são usados estrategicamente pelas corporações.
Mantê-los protegidos é uma necessidade, e a digitalização de empresas garante essa segurança. Um dos recursos mais seguros, por exemplo, é o cloud computing, ou armazenamento em nuvem.
Por meio dessa tecnologia, as empresas de entregas, por exemplo, garantem que informações referente aos seus clientes, documentos e outros estejam sempre bem protegidos, e o melhor: podendo ser consultados a qualquer momento e de qualquer lugar.
Por fim, podemos constatar que a digitalização nos mais variados processos, além de trazer mais segurança para a companhia, ainda agiliza seu trabalho e beneficia a produtividade.
Conclusão
A tecnologia evolui constantemente para se tornar uma aliada da sociedade, o que inclui as empresas. Com o passar do tempo, fica cada vez mais óbvio que tentar dar continuidade ao negócio sem ela é uma grande perda de tempo.
São trabalhos manuais que podem ser substituídos, otimizados e ainda reduzindo as chances de erro e retrabalho, por exemplo. Tudo isso por meio de soluções simples e que são pensadas de acordo com a necessidade de cada companhia.
A digitalização ajuda a melhorar as estratégias de marketing e vendas, mas também coloca em prática um trabalho de gestão muito mais eficiente e econômico para os negócios.
Portanto, adaptar-se a essa necessidade é muito mais do que modernizar o seu negócio, é prepará-lo para o presente e para o futuro.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.