PZ Soluções Interativas | Criação de sites

Descubra como ter um bom rankeamento no Google

Você está aqui:

Ter um bom rankeamento no Google é o objetivo de muitas empresas, afinal, elas entendem a importância de estar bem posicionado nos buscadores.

Não somente para as estratégias de Marketing Digital, estar bem rankeado ajuda uma marca em diversos outros fatores, como o seu reconhecimento e o aumento das vendas.

Isso acontece porque a internet se tornou parte essencial da vida das pessoas, influenciando em seu comportamento de muitas formas.

Por exemplo, hoje em dia, o consumidor pesquisa aquilo que quer comprar para saber sobre preços, opinião de outros clientes e qualquer informação que o ajude a tomar uma decisão.

Só que ao realizar essa busca, ele vai encontrar muitos resultados e considerar aqueles que aparecem entre as primeiras posições. Mas por que isso acontece?

Esse comportamento é natural, uma vez que os usuários sabem, consciente ou inconscientemente, que os links das primeiras posições trazem as melhores respostas.

A partir daqui, podemos começar a entender melhor a importância de ocupar essas posições.

Para alcançar esse objetivo, existem diversas estratégias que as empresas utilizam e que melhoram a qualidade do site para que os robôs do Google possam colocá-lo nas primeiras posições.

Neste artigo, vamos apresentar algumas dicas para que a sua página seja bem posicionada. Acompanhe!

Bom rankeamento no Google

Importância de ter um site bem posicionado

Quando uma empresa começa suas campanhas em Marketing Digital, a maioria dos esforços é direcionada para um único site: o Google. Para conseguir isso, existem duas táticas, que são o SEO e os links patrocinados.

Ambos trazem muitas vantagens e um não exclui a importância do outro, pois se complementam. Mas as práticas orgânicas são as mais valorizadas, por isso, é importante que as empresas conheçam.

Um folder restaurante pode trazer bons resultados dentro das estratégias offline, assim como as ações aplicadas para um site subir de posição são indispensáveis.

Por exemplo, uma plataforma e-commerce que venda relógios importados sempre vai aparecer na primeira posição quando o usuário pesquisar sobre “relógios importados” ou “comprar relógios importados” se fizer o bom uso das estratégias orgânicas.

É preciso levar em conta que poucos usuários checam a segunda página de resultados e raros são aqueles que vão até a terceira.

Daí a importância de aparecer na primeira página. Além disso, esse bom rankeamento traz outros benefícios, como:

1 – Credibilidade da marca

Apesar das estratégias orgânicas demorarem um pouco para trazer resultados, elas são indispensáveis. Quando uma loja de confecção de camisa polo para uniforme está entre as primeiras posições, significa que ela é de confiança e tem autoridade no assunto.

Se ela conseguir responder a essas expectativas, a rentabilidade de seu site vai aumentar ainda mais.

Isso porque as vantagens de estar nas primeiras posições não dizem respeito apenas às conversões, mas também ao nome da marca.

Ao atingir um bom rankeamento, a empresa também consegue:

  • Mais pessoas visitando;
  • Mais pessoas comprando;
  • Mais visibilidade;
  • Mais credibilidade.

2 – Mais conversões

Outra vantagem do bom posicionamento é não precisar pagar para ter essas vantagens, e isso é feito com práticas orgânicas, como o uso de palavras-chave, que vamos abordar melhor mais à frente.

Com essa ação, um buffet pode focar em usos mais específicos das palavras-chave, como “buffet para festa de debutante,” o que gera uma conversão mais específica e em um número muito maior.

3 – Conquistar a confiança dos clientes

O consumidor confia muito mais numa marca que aparece entre os primeiros resultados sem estar no formato de anúncio.

O Google é um buscador muito poderoso que atua como um influenciador de opinião, e quando ele posiciona bem um site, está dizendo ao usuário que confia naquele conteúdo.

Consequentemente, o usuário vai se sentir mais confiante em consumir os conteúdos das páginas e fechar negócios com a empresa.

4 – Conversões de mais qualidade

Se uma pessoa que pesquisou sobre guardanapo de festa encontrar o site de uma empresa bem posicionado, ela terá muito mais chances de fazer negócio com essa marca do que com aquela que ela viu apenas um anúncio.

Essa pessoa chegou até o site de forma natural e porque ela pesquisou sobre o assunto. Ou seja, não foi induzida por um anúncio, mas sim pela sua necessidade de consumir aquilo que a marca oferece.

Sendo assim, as conversões são de qualidade superior, uma vez que a empresa vai lidar com pessoas que estão procurando por seus produtos ou serviços.

Dicas para melhorar o rankeamento do site

Ter um site bem posicionado não é tarefa simples, uma vez que, todos os dias, centenas de páginas são publicadas na internet sobre um mesmo assunto.

Apesar de não ser tão simples assim, desde que algumas práticas sejam bem aplicadas, você alcançará um ótimo resultado. E algumas delas são:

1 – Uso de link building

O link building é uma das principais estratégias em SEO e tem como foco construir uma rede de links para uma página. Isso direciona tráfego para ela e fortalece a autoridade dentro do Google.

Eles podem ser externos ou internos, mas geralmente, as empresas, como uma fabricante de sacola tecido, conquistam links de outros sites. Estes também são conhecidos como backlinks ou inbound links.

Esses links mostram ao Google a autoridade de um site, por isso, quanto mais links confiáveis o site receber, mais relevante ele demonstra ser para sua área de atuação.

Já os links internos são aqueles que o administrador do site coloca, direcionando o conteúdo para outro site ou para outra página dentro do seu site.

Para conseguir bons link building, é importante que a empresa busque por parceiros. Para isso, é necessário manter um bom relacionamento com terceiros, para que eles se mostrem mais dispostos para firmar uma parceria.

Uma boa estratégia seria um site de uma empresa de decoração festa infantil simples fazer um link building para um buffet ou para um site de vendas de artigos decorativos, por exemplo. A partir disso, podem iniciar uma parceria.

2 – Redes sociais

As redes sociais são excelentes plataformas para divulgação de um site, por meio do compartilhamento de conteúdos presentes nele.

Mas, para fazer isso da maneira correta, é importante seguir algumas estratégias.

Uma delas é conhecer bem o público-alvo, levando em consideração informações como gênero, idade, escolaridade, profissão etc, além de hábitos de consumo, vida profissional, objetivos e outros.

Também é importante saber quais redes sociais essas pessoas costumam usar, os horários que eles se conectam nas plataformas, quanto tempo permanecem nelas e como interagem.

Após isso, basta selecionar as melhores redes sociais para o negócio e compartilhar os conteúdos do site com frequência, dentro de um calendário de publicações.

3 – Usar palavras-chave

As palavras-chave são um dos fatores mais determinantes para melhorar o posicionamento de um site. São os termos que as pessoas mais usam para realizar uma pesquisa.

Para que uma empresa saiba quais são esses termos, ela deve conhecer bem o seu público e saber de que maneira eles realizam as pesquisas.

Por exemplo, uma escola que está organizando uma festa junina pode usar a palavra-chave “barraquinha festa infantil” para encontrar empresas que vendam esse produto.

Os termos escolhidos pela marca devem ser empregados ao longo do texto de diferentes formas, como no título, na introdução e um número determinado de vezes no corpo do texto.

É essa ação que vai fazer o Google identificar o conteúdo e classificá-lo como confiável.

Vale lembrar que não se deve repetir a palavra incansavelmente, pois isso desqualifica o conteúdo e, consequentemente, o site.

4 – Investir em Marketing de Conteúdo

O Marketing de Conteúdo é uma das principais estratégias de Marketing Digital, e muito importante para melhorar o posicionamento de um site.

Trata-se da criação de conteúdos relevantes e que entreguem valor ao público-alvo de uma empresa.

Por exemplo, se o usuário pesquisar sobre bandeirola aniversário, ele não vai encontrar apenas preço, mas também outras informações.

Vai encontrar materiais que falem sobre as vantagens desse produto, como ele pode ser usado, por que é importante, dentre outros assuntos relacionados a ele. Esses materiais podem estar disponíveis em diversos formatos, tais como:

  • Textos;
  • Vídeos;
  • Áudios;
  • Infográficos;
  • Entre outros

Quando um site contém materiais relevantes para a informação do público, rapidamente o Google reconhece e coloca o link das páginas entre as melhores posições do ranking.

Conclusão

Para ter bons resultados com um site, não basta apenas criá-lo e esperar que tudo aconteça, é preciso trabalhar nele. É isso que vai aumentar o tráfego, ou seja, o número de visitantes, permitindo que as pessoas o encontrem.

O Google é o maior buscador que existe, e conquistar sua confiança é uma tarefa que deve ser trabalhada constantemente.

Quando bem feita, possibilita que o site esteja entre as primeiras posições de uma busca e se torne uma referência para o público, algo fundamental para os negócios.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Serviços relacionados à

Descubra como ter um bom rankeamento no Google

Mais visitados:

Tags usadas:

Descubra como ter um bom rankeamento no Google

É um texto de direito reservado. Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal. – Lei n° 9.610-98 sobre os Direitos Autorais.