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Crise aqui no Brasil, diminuição do poder de compra, aumento de impostos, falta de credibilidade no país, escândalos de corrupção, desemprego, recessão em todos os setores da economia, né ?!?!

crise-150x150As vendas da empresa, em queda livre… onde vamos parar ? Será que meu negócio, irá sobreviver a tudo isso ?

Eu te respondo: “Depende! E depende, de você!”

Vamos fazer uma análise profunda da empresa (seja micro, pequena, média ou grande).

O que você tem feito, pela sua marca ? Sentou e está vendo seus clientes sumirem, com a crise no Brasil, ou será que está observando e se lastimando, pelos feriado-300x288resultados alcançados ao longo do tempo, irem por água abaixo, ou ainda, meteu o “pé no freio”, e imediatamente ao primeiro sinal dessa crise no Brasil, interrompeu e parou bruscamente, todo e qualquer investimento na fixação da sua marca (afinal, temos que cortar custos imediatamente)?

Pare ! Por um momento, observe bem à sua volta ! Repare bem…

Todos estão reclamando da “crise no Brasil”…

da falta de perspectiva, da falta de dinheiro mas… quantas pessoas você tem visto por aí, que venderam seus “celulares top” pra pagar contas; quantas você tem visto trocando seu “carrão legal” por um mais simples, pra pagar contas; quantas pessoas que você conhece, começaram a desligar seus eletro-eletrônicos para economizar energia (que também, teve aumento na taxa), quantas pessoas deixaram de viajar nos feriados prolongados; quantas pessoas deixaram de ir pra balada, barzinho, tomar sua cervejinha ou comer um churrasquinho com a galera no fim de semana?

Eu, particularmente, não conheço ninguém que tenha aberto mão, dessas pequenas regalias, e deixado de curtir, de gastar, de comprar, de realizar seus sonhos !

O que mudou foi a frequência, e o prazo para a troca do carro, para a tão sonhada viagem, compra do smartphone novo, reforma da casa. Ou seja, se antes da tão falada “crise no Brasil”, dava pra realizar dois desses projetos por vez, agora é necessário realizar um de cada vez.

Se nós mesmos, não deixamos de lado, certas regalias por conta da crise no Brasil, então por quê, boicotamos e agimos de forma diferente com nossos negócios ? Por que, precisamos parar com os investimentos, nos nossos negócios, se é de lá, que vem o dinheiro para conquistar os outros sonhos ???

“Com crise, também se cresce!”

Olhe pra dentro da empresa, enxugue os gastos realmente desnecessários, reduza custos operacionais sim, mas sem cortar benefícios para seus clientes e funcionários.

Um dos primeiros cortes de investimento, quando nos deparamos com uma crise no Brasil, é do orçamento em divulgação dos produtos e serviços. Esse é o grande equívoco, da maioria das empresas !

Você quer ser esquecido pelo seu cliente, justamente no momento em que, mais precisa dele?

Sabe aquela velha frase : “quem não é visto, não é lembrado”? Cabe bem nesse caso. É preciso ser lembrado pelos clientes, e porque não, pelos futuros clientes também ?

Essa é a hora de sair na frente da concorrência! Olhe para a sua empresa, analise sua posição no mercado, analise seus produtos/serviços, ofereça o “algo a mais” que o seu cliente deseja, seja diferente da concorrência, faça diferente, crie uma nova forma de impressionar seu cliente, e divulgue sempre para ser lembrado !


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